Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3281
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBecker, Daiane Acco Rossarola-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1286241544738386por
dc.contributor.advisor1Viriato , Edaguimar Orquizas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9204147222298420por
dc.contributor.referee1Favoreto , Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3103506424875004por
dc.contributor.referee2Zanardini , Isaura Monica Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6456334067333175por
dc.contributor.referee3Ramos , Marise Nogueira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3796863111902233por
dc.date.accessioned2018-02-07T12:30:46Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.citationBECKER, Daiane Acco Rossarola. Os princípios pedagógicos presentes na legislação do ensino médio e da educação profissional após a LDB Nº 9394/96. 2015. 146f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3281-
dc.description.resumoO objetivo central da presente pesquisa consiste em analisar os princípios pedagógicos que embasam a formação discente presentes na legislação do Ensino Médio e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio após a LDB 9394/96. O estudo busca, ainda: a) analisar a relação entre Estado, Sistema produtivo capitalista e Educação, verificando como o Ensino Médio e a Educação Profissional se articulam neste contexto; b) identificar os princípios pedagógicos que orientam a formação dos sujeitos contidos na legislação inerente ao Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio; c) averiguar as tendências de formação inerentes nos documentos legais destinados tanto para o Ensino Médio como para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica documental. O trabalho está estruturado em introdução, três capítulos e considerações finais. Entre outras evidências resultantes do presente estudo, destaca-se que os princípios da empregabilidade, competências e flexibilidade embasam o Decreto n. 2.208/97, a Lei n. 12.513 (PRONATEC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Contrapondo-se a estes princípios, tem-se o trabalho como princípio educativo embasando os Decretos n. 5154/04 e n. 5.840/06, o Documento Base do PROEJA (2007), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e o documento Orientador do Ensino Médio Inovador. O estudo mostra que estes princípios sustentam uma tendência de formação, os da empregabilidade, competências e flexibilidade, por exemplo, embasam uma formação mais aligeirada, fragmentada, tendendo ao intuito específico de preparação de mão-de-obra para o mercado de trabalho, enquanto que o trabalho como princípio educativo sustenta uma formação integral do ser humano, uma formação que possibilite a compreensão das dimensões fundamentais da vida que estruturam a prática social.por
dc.description.abstractThe main objective of the current research consists of analyzing pedagogical principles that support the student education present in the legislation of High School and of Technical Vocational Education of Medium Level after the LDB (Law of Directives and Basis for National Education) 9394/96. The study also aims: a) to analyze the relationship between State, capitalist productive System and Education, verifying how the High School and the Vocational Education articulate themselves in this context; b) to identify the pedagogical principles that guide the education of the subjects contained within the legislation inherent to High School and Technical Vocational Education of Medium Level; c) ascertain the tendencies of education inherent to legal documents destined both to High School as well as to Technical Vocational Education of Medium Level. The research is characterized as documentary bibliography. This work is structured in an introduction, three chapters and the final considerations. Among other resulting evidences from this study, it is noted that the principles of employability, competences and flexibility support the Decree n. 2.208/97, the Law n. 12.513 (PRONATEC) and the National Curricular Guidelines for the Technical Vocational Education of Medium Level. Opposing these principles, the work has as the educational principle supporting the Decrees n. 5154/04 and n. 5.840/06, the Base Document of PROEJA (2007), the National Curricular Guidelines for High School and the Orientation document of Innovating High School. The study shows that these principles support a tendency of education; the ones of employability, competences and flexibility, for example, support a more fast-forward and fragmented formation, tending to the specific purpose of sending manpower to the labor market, while the work as the educational principle supports a whole formation of the human being, a formation that enables the comprehension of fundamental dimensions of life which structure the social practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-02-07T12:30:45Z No. of bitstreams: 2 Daiane_Becker2015.pdf: 1835995 bytes, checksum: 95f5a7b11dd33679fa413e321058f00a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-07T12:30:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Daiane_Becker2015.pdf: 1835995 bytes, checksum: 95f5a7b11dd33679fa413e321058f00a (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectPrincípios Pedagógicospor
dc.subjectFormação dos sujeitospor
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectVocational Educationeng
dc.subjectPedagogical Principleseng
dc.subjectSubject educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs princípios pedagógicos presentes na legislação do ensino médio e da educação profissional após a LDB Nº 9394/96por
dc.title.alternativeThe Pedagogical Principles present in the legislation of High School and of Vocational Education after the LDB no 9394/96eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daiane_Becker2015.pdfTexto completo1.79 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons