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https://tede.unioeste.br/handle/tede/1521
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Educar para cooperar: desafios da pedagogia da solidariedade para a construção do cooperativismo no Brasil |
Other Titles: | Educating to cooperate: solidarity pedagogy challenges for the cooperative construction in Brazil |
Autor: | Gervasoni, Francieli Pilati |
Primeiro orientador: | Alves, Adilson Francelino |
Primeiro membro da banca: | Eduardo, Márcio Freitas |
Segundo membro da banca: | Castanha, André Paulo |
Resumo: | O cooperativismo vem sendo identificado na literatura como uma importante opção no âmbito econômico, associado às políticas de desenvolvimento local e territorial. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o quadro atual das cooperativas no âmbito da formação, bem como as sugestões dos cooperados sobre a capacitação e a formação necessária para uma melhor gestão dos empreendimentos. Além disso, este estudo estabelece um diálogo entre dois importantes autores: Bruno Latour com sua teoria de Ator Rede e conhecimento híbrido, e Paulo Freire, com sua metodologia dialógica e empírica. Portanto, para que se constitua um processo de formação, é fundamental a integração de inúmeros atores e sujeitos. A partir disso, este estudo leva em consideração a constituição de uma rede, como forma de agregá-los no processo de construção da educação cooperativista. Esta Rede é composta pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Universidades e Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL) através de seus programas de formação para dirigentes, colaboradores e cooperados, nas modalidades presenciais e à distância, sob a responsabilidade de seu Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (INFOCOS). A metodologia utilizada baseou-se em entrevistas e questionários aplicados durante o Congresso Nacional da UNICAFES, realizado em Brasília/DF direcionados aos cooperados e dirigentes de cooperativas de vários estados brasileiros presentes. Com isso, visualiza-se a enorme importância da construção da educação e da formação de forma híbrida e mestiça, compreendendo que todo processo de formação e construção do conhecimento é composto por diferentes metodologias e percepções, constituindo-se assim numa hibridização de atores e sujeitos |
Abstract: | The cooperativeness has been identified in literature as an important option in the economic field, associated with local and territorial development policies. Therefore, this research aims to analyze the current situation of cooperatives in the training field as well as the suggestions of the cooperative members on the formation and necessary training for a better business management. In addition, this study establishes a dialogue between the two main authors: Bruno Latour with his theory of Actor Network and hybrid knowledge, and Paulo Freire, with his dialogic and empirical methodology. Thus, for constituting a formation process, it is essential to integrate numerous actors and individuals. From this, this study takes into consideration the establishment of a network as a way to aggregate them in the construction process of cooperative education. This network is made up by the União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Universities and the Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL) through its training programs for managers, employees and members, in attendance and distance modes under the responsibility of its Training Institute of Solidarity Cooperative (INFOCOS). The used methodology was based on interviews and questionnaires applied during the UNICAFES National Congress in Brasilia / DF, which was directed to the cooperative members and leaders of several Brazilian state cooperatives attending the event. Thus, the enormous importance of building the education and training by a hybrid and mixed form is observed, understanding that every knowledge training and building process consists of different methodologies and perceptions, thus becoming a hybridization of actors and individuals |
Keywords: | Cooperativismo Rede Formação Cooperativeness Network Formation |
CNPq areas: | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS:ECONOMIA:ECONOMIAS AGRÁRIA E DOS RECURSOS NATURAIS:ECONOMIA AGRÁRIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Agrárias |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | GERVASONI, Francieli Pilati. Educar para cooperar: desafios da pedagogia da solidariedade para a construção do cooperativismo no Brasil. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1521 |
Issue Date: | 26-Jun-2015 |
Appears in Collections: | Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR) |
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Francieli_Gervasoni_2015 | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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