Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1521
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGervasoni, Francieli Pilati-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550286607638250por
dc.contributor.advisor1Alves, Adilson Francelino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794386442283975por
dc.contributor.referee1Eduardo, Márcio Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7611822617496149por
dc.contributor.referee2Castanha, André Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:44:41Z-
dc.date.available2017-04-02-
dc.date.issued2015-06-26-
dc.identifier.citationGERVASONI, Francieli Pilati. Educar para cooperar: desafios da pedagogia da solidariedade para a construção do cooperativismo no Brasil. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1521-
dc.description.resumoO cooperativismo vem sendo identificado na literatura como uma importante opção no âmbito econômico, associado às políticas de desenvolvimento local e territorial. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o quadro atual das cooperativas no âmbito da formação, bem como as sugestões dos cooperados sobre a capacitação e a formação necessária para uma melhor gestão dos empreendimentos. Além disso, este estudo estabelece um diálogo entre dois importantes autores: Bruno Latour com sua teoria de Ator Rede e conhecimento híbrido, e Paulo Freire, com sua metodologia dialógica e empírica. Portanto, para que se constitua um processo de formação, é fundamental a integração de inúmeros atores e sujeitos. A partir disso, este estudo leva em consideração a constituição de uma rede, como forma de agregá-los no processo de construção da educação cooperativista. Esta Rede é composta pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Universidades e Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL) através de seus programas de formação para dirigentes, colaboradores e cooperados, nas modalidades presenciais e à distância, sob a responsabilidade de seu Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (INFOCOS). A metodologia utilizada baseou-se em entrevistas e questionários aplicados durante o Congresso Nacional da UNICAFES, realizado em Brasília/DF direcionados aos cooperados e dirigentes de cooperativas de vários estados brasileiros presentes. Com isso, visualiza-se a enorme importância da construção da educação e da formação de forma híbrida e mestiça, compreendendo que todo processo de formação e construção do conhecimento é composto por diferentes metodologias e percepções, constituindo-se assim numa hibridização de atores e sujeitospor
dc.description.abstractThe cooperativeness has been identified in literature as an important option in the economic field, associated with local and territorial development policies. Therefore, this research aims to analyze the current situation of cooperatives in the training field as well as the suggestions of the cooperative members on the formation and necessary training for a better business management. In addition, this study establishes a dialogue between the two main authors: Bruno Latour with his theory of Actor Network and hybrid knowledge, and Paulo Freire, with his dialogic and empirical methodology. Thus, for constituting a formation process, it is essential to integrate numerous actors and individuals. From this, this study takes into consideration the establishment of a network as a way to aggregate them in the construction process of cooperative education. This network is made up by the União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Universities and the Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL) through its training programs for managers, employees and members, in attendance and distance modes under the responsibility of its Training Institute of Solidarity Cooperative (INFOCOS). The used methodology was based on interviews and questionnaires applied during the UNICAFES National Congress in Brasilia / DF, which was directed to the cooperative members and leaders of several Brazilian state cooperatives attending the event. Thus, the enormous importance of building the education and training by a hybrid and mixed form is observed, understanding that every knowledge training and building process consists of different methodologies and perceptions, thus becoming a hybridization of actors and individualseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:44:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francieli_Pilati_Gervasoni.pdf: 1783237 bytes, checksum: 5fb2ec93b4c9dbcb2e2ef2eb267d91be (MD5) Previous issue date: 2015-06-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCooperativismopor
dc.subjectRedepor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectCooperativenesseng
dc.subjectNetworkeng
dc.subjectFormationeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS:ECONOMIA:ECONOMIAS AGRÁRIA E DOS RECURSOS NATURAIS:ECONOMIA AGRÁRIApor
dc.titleEducar para cooperar: desafios da pedagogia da solidariedade para a construção do cooperativismo no Brasilpor
dc.title.alternativeEducating to cooperate: solidarity pedagogy challenges for the cooperative construction in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondon-
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Francieli_Gervasoni_20151.74 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.