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https://tede.unioeste.br/handle/tede/1149
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Os princípios da educação geográfica para Élisée Reclus: uma contribuição à história do pensamento geográfico |
Other Titles: | Les príncipes de l education géographique pour Élisée Reclus: une contribution à l histoire de la pensée géographique |
Autor: | Rech, Roberto Carlos |
Primeiro orientador: | Bauab, Fabricio Pedroso |
Primeiro membro da banca: | Candiotto, Luciano Zanetti Pessôa |
Segundo membro da banca: | Vitte, Antonio Carlos |
Terceiro membro da banca: | Girotto, Eduardo Donizeti |
Resumo: | O geógrafo francês Élisée Reclus (1830-1905) possui reconhecida obra geográfica, sendo a principal, a que representa a síntese de seu pensamento, L Homme et la Terre (1905-1908). O conjunto de sua obra, manifesta a importância da Geografia como saber científico, importante para interpretação e transformação da realidade. Dentre as inúmeras temáticas mencionadas em sua obra, nos atemos a um ponto em especial, resumido na seguinte questão norteadora dessa pesquisa: quais são os princípios da educação geográfica para Élisée Reclus? O aludido autor não esboçou uma proposta de ensino de Geografia, de educação geográfica. Ainda assim, nos é permitido, em sua obra, identificar quais são os princípios quanto a esse tema, divulgados pelo autor. Princípios esses que estão apoiados em sua interpretação da Natureza, a qual divulga uma ideia de unidade entre Natureza-Homem. Um último esforço se dá em torno de pensarmos a importância, limites e dificuldades de avaliarmos tais princípios em nosso ensino de Geografia atual. É isso possível? |
Abstract: | Le góegraphe français Élisée Reclus (1830-1905) possède une oeuvre géographique reconnue dont le livre principal represente la synthèse de as pensée, L Homme et la Terre (1905-1908). L ensemble de son oeuvre, manifeste l importance de la géographie comme savoir scientifique, importante pour l imterprétation et la transformation de la rálité. Parmi les nombreuses tématiques mentionées dans son oeuvre, nous nous sommes attachés à um point spécial, résumé dans la question orientée de cette recherche: quels sont les príncipes de l éducation pour Élisée Reclus? L auteur mentionné n ébauche pas une proposition d enseignement de la géographie, de léducation géographique. Même ainsi, il nous est permis d identifier dans son oeuvre quels sont les principes en relation à ce theme, divulges par l auteur. Ces príncipes-lá qui s appruient sur son interprétation de la Nature, qui divulgue une idée d únite entre Nature-Homme. Um dernier affort s est fait autaur de la réflexion sur l importance, les limites, les difficultées de l analyse de tels príncipes dans l enseignement autuel de la Géographie. Est-ce possible? |
Keywords: | Élisée Reclus Educação geográfica Natureza Homem Élisée Reclus Education góegraphique Nature Homme |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Parana |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | RECH, Roberto Carlos. Os princípios da educação geográfica para Élisée Reclus: uma contribuição à história do pensamento geográfico. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1149 |
Issue Date: | 4-Mar-2016 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia (FBE) |
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