Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1149
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os princípios da educação geográfica para Élisée Reclus: uma contribuição à história do pensamento geográfico
Other Titles: Les príncipes de l education géographique pour Élisée Reclus: une contribution à l histoire de la pensée géographique
Autor: Rech, Roberto Carlos 
Primeiro orientador: Bauab, Fabricio Pedroso
Primeiro membro da banca: Candiotto, Luciano Zanetti Pessôa
Segundo membro da banca: Vitte, Antonio Carlos
Terceiro membro da banca: Girotto, Eduardo Donizeti
Resumo: O geógrafo francês Élisée Reclus (1830-1905) possui reconhecida obra geográfica, sendo a principal, a que representa a síntese de seu pensamento, L Homme et la Terre (1905-1908). O conjunto de sua obra, manifesta a importância da Geografia como saber científico, importante para interpretação e transformação da realidade. Dentre as inúmeras temáticas mencionadas em sua obra, nos atemos a um ponto em especial, resumido na seguinte questão norteadora dessa pesquisa: quais são os princípios da educação geográfica para Élisée Reclus? O aludido autor não esboçou uma proposta de ensino de Geografia, de educação geográfica. Ainda assim, nos é permitido, em sua obra, identificar quais são os princípios quanto a esse tema, divulgados pelo autor. Princípios esses que estão apoiados em sua interpretação da Natureza, a qual divulga uma ideia de unidade entre Natureza-Homem. Um último esforço se dá em torno de pensarmos a importância, limites e dificuldades de avaliarmos tais princípios em nosso ensino de Geografia atual. É isso possível?
Abstract: Le góegraphe français Élisée Reclus (1830-1905) possède une oeuvre géographique reconnue dont le livre principal represente la synthèse de as pensée, L Homme et la Terre (1905-1908). L ensemble de son oeuvre, manifeste l importance de la géographie comme savoir scientifique, importante pour l imterprétation et la transformation de la rálité. Parmi les nombreuses tématiques mentionées dans son oeuvre, nous nous sommes attachés à um point spécial, résumé dans la question orientée de cette recherche: quels sont les príncipes de l éducation pour Élisée Reclus? L auteur mentionné n ébauche pas une proposition d enseignement de la géographie, de léducation géographique. Même ainsi, il nous est permis d identifier dans son oeuvre quels sont les principes en relation à ce theme, divulges par l auteur. Ces príncipes-lá qui s appruient sur son interprétation de la Nature, qui divulgue une idée d únite entre Nature-Homme. Um dernier affort s est fait autaur de la réflexion sur l importance, les limites, les difficultées de l analyse de tels príncipes dans l enseignement autuel de la Géographie. Est-ce possible?
Keywords: Élisée Reclus
Educação geográfica
Natureza
Homem
Élisée Reclus
Education góegraphique
Nature
Homme
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Campun: Francisco Beltrão
Citation: RECH, Roberto Carlos. Os princípios da educação geográfica para Élisée Reclus: uma contribuição à história do pensamento geográfico. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1149
Issue Date: 4-Mar-2016
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Roberto Rech.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.