Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1149
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRech, Roberto Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0943318058290967por
dc.contributor.advisor1Bauab, Fabricio Pedroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624679018962713por
dc.contributor.referee1Candiotto, Luciano Zanetti Pessôa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7961997038673966por
dc.contributor.referee2Vitte, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0969451922378335por
dc.contributor.referee3Girotto, Eduardo Donizeti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197105021122138por
dc.date.accessioned2017-07-10T17:30:46Z-
dc.date.available2016-06-29-
dc.date.issued2016-03-04-
dc.identifier.citationRECH, Roberto Carlos. Os princípios da educação geográfica para Élisée Reclus: uma contribuição à história do pensamento geográfico. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1149-
dc.description.resumoO geógrafo francês Élisée Reclus (1830-1905) possui reconhecida obra geográfica, sendo a principal, a que representa a síntese de seu pensamento, L Homme et la Terre (1905-1908). O conjunto de sua obra, manifesta a importância da Geografia como saber científico, importante para interpretação e transformação da realidade. Dentre as inúmeras temáticas mencionadas em sua obra, nos atemos a um ponto em especial, resumido na seguinte questão norteadora dessa pesquisa: quais são os princípios da educação geográfica para Élisée Reclus? O aludido autor não esboçou uma proposta de ensino de Geografia, de educação geográfica. Ainda assim, nos é permitido, em sua obra, identificar quais são os princípios quanto a esse tema, divulgados pelo autor. Princípios esses que estão apoiados em sua interpretação da Natureza, a qual divulga uma ideia de unidade entre Natureza-Homem. Um último esforço se dá em torno de pensarmos a importância, limites e dificuldades de avaliarmos tais princípios em nosso ensino de Geografia atual. É isso possível?por
dc.description.abstractLe góegraphe français Élisée Reclus (1830-1905) possède une oeuvre géographique reconnue dont le livre principal represente la synthèse de as pensée, L Homme et la Terre (1905-1908). L ensemble de son oeuvre, manifeste l importance de la géographie comme savoir scientifique, importante pour l imterprétation et la transformation de la rálité. Parmi les nombreuses tématiques mentionées dans son oeuvre, nous nous sommes attachés à um point spécial, résumé dans la question orientée de cette recherche: quels sont les príncipes de l éducation pour Élisée Reclus? L auteur mentionné n ébauche pas une proposition d enseignement de la géographie, de léducation géographique. Même ainsi, il nous est permis d identifier dans son oeuvre quels sont les principes en relation à ce theme, divulges par l auteur. Ces príncipes-lá qui s appruient sur son interprétation de la Nature, qui divulgue une idée d únite entre Nature-Homme. Um dernier affort s est fait autaur de la réflexion sur l importance, les limites, les difficultées de l analyse de tels príncipes dans l enseignement autuel de la Géographie. Est-ce possible?fra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T17:30:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberto Rech.pdf: 1460555 bytes, checksum: 93018a567cf60f6d907c5b72c4614dda (MD5) Previous issue date: 2016-03-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectÉlisée Recluspor
dc.subjectEducação geográficapor
dc.subjectNaturezapor
dc.subjectHomempor
dc.subjectÉlisée Reclusfra
dc.subjectEducation góegraphiquefra
dc.subjectNaturefra
dc.subjectHommefra
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleOs princípios da educação geográfica para Élisée Reclus: uma contribuição à história do pensamento geográficopor
dc.title.alternativeLes príncipes de l education géographique pour Élisée Reclus: une contribution à l histoire de la pensée géographiquefra
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Roberto Rech.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.