Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/1149
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rech, Roberto Carlos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0943318058290967 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bauab, Fabricio Pedroso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3624679018962713 | por |
dc.contributor.referee1 | Candiotto, Luciano Zanetti Pessôa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7961997038673966 | por |
dc.contributor.referee2 | Vitte, Antonio Carlos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0969451922378335 | por |
dc.contributor.referee3 | Girotto, Eduardo Donizeti | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7197105021122138 | por |
dc.date.accessioned | 2017-07-10T17:30:46Z | - |
dc.date.available | 2016-06-29 | - |
dc.date.issued | 2016-03-04 | - |
dc.identifier.citation | RECH, Roberto Carlos. Os princípios da educação geográfica para Élisée Reclus: uma contribuição à história do pensamento geográfico. 2016. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1149 | - |
dc.description.resumo | O geógrafo francês Élisée Reclus (1830-1905) possui reconhecida obra geográfica, sendo a principal, a que representa a síntese de seu pensamento, L Homme et la Terre (1905-1908). O conjunto de sua obra, manifesta a importância da Geografia como saber científico, importante para interpretação e transformação da realidade. Dentre as inúmeras temáticas mencionadas em sua obra, nos atemos a um ponto em especial, resumido na seguinte questão norteadora dessa pesquisa: quais são os princípios da educação geográfica para Élisée Reclus? O aludido autor não esboçou uma proposta de ensino de Geografia, de educação geográfica. Ainda assim, nos é permitido, em sua obra, identificar quais são os princípios quanto a esse tema, divulgados pelo autor. Princípios esses que estão apoiados em sua interpretação da Natureza, a qual divulga uma ideia de unidade entre Natureza-Homem. Um último esforço se dá em torno de pensarmos a importância, limites e dificuldades de avaliarmos tais princípios em nosso ensino de Geografia atual. É isso possível? | por |
dc.description.abstract | Le góegraphe français Élisée Reclus (1830-1905) possède une oeuvre géographique reconnue dont le livre principal represente la synthèse de as pensée, L Homme et la Terre (1905-1908). L ensemble de son oeuvre, manifeste l importance de la géographie comme savoir scientifique, importante pour l imterprétation et la transformation de la rálité. Parmi les nombreuses tématiques mentionées dans son oeuvre, nous nous sommes attachés à um point spécial, résumé dans la question orientée de cette recherche: quels sont les príncipes de l éducation pour Élisée Reclus? L auteur mentionné n ébauche pas une proposition d enseignement de la géographie, de léducation géographique. Même ainsi, il nous est permis d identifier dans son oeuvre quels sont les principes en relation à ce theme, divulges par l auteur. Ces príncipes-lá qui s appruient sur son interprétation de la Nature, qui divulgue une idée d únite entre Nature-Homme. Um dernier affort s est fait autaur de la réflexion sur l importance, les limites, les difficultées de l analyse de tels príncipes dans l enseignement autuel de la Géographie. Est-ce possible? | fra |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-10T17:30:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberto Rech.pdf: 1460555 bytes, checksum: 93018a567cf60f6d907c5b72c4614dda (MD5) Previous issue date: 2016-03-04 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Parana | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Élisée Reclus | por |
dc.subject | Educação geográfica | por |
dc.subject | Natureza | por |
dc.subject | Homem | por |
dc.subject | Élisée Reclus | fra |
dc.subject | Education góegraphique | fra |
dc.subject | Nature | fra |
dc.subject | Homme | fra |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | por |
dc.title | Os princípios da educação geográfica para Élisée Reclus: uma contribuição à história do pensamento geográfico | por |
dc.title.alternative | Les príncipes de l education géographique pour Élisée Reclus: une contribution à l histoire de la pensée géographique | fra |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Francisco Beltrão | - |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia (FBE) |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Roberto Rech.pdf | 1.43 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.