Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1020
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMeneghetti, Vanize-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3790098566983179por
dc.contributor.advisor1Moura, Cynthia Borges de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1886037553553430por
dc.contributor.referee1Grossi, Renata-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0336124012772211por
dc.contributor.referee2Zilly, Adriana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6792533235391231por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:38:38Z-
dc.date.available2016-05-03-
dc.date.issued2016-03-14-
dc.identifier.citationMENEGHETTI, Vanize. Dificuldades relatadas por professores do ensino fundamental na implementação de ações de educação sexual. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências, Linguagens, Tecnologias e Cultura) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1020-
dc.description.resumoA educação sexual está inclusa nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) o qual propõe que ao ministrar-se a educação sexual se busque informar e problematizar as questões referentes à sexualidade a partir da vivência, das crenças e dos valores do educando, com o objetivo de ampliar informações e levantar questionamentos sobre as escolhas mais adequadas. Para alcançar esse objetivo, é necessário que o professor esteja preparado para abordar esse assunto com os seus alunos. Diante do exposto, o objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento a respeito das crenças, atitudes e dificuldades dos professores do 5º ano do Ensino Fundamental I de escolas municipais de Foz do Iguaçu frente ao início da abordagem da educação sexual na escola, através da aplicação de um questionário semiestruturado a 81 professores de 50 escolas. Os resultados demonstraram que a maioria dos professores acreditam ser boa as informações que possuem sobre sexualidade e acreditam que a educação sexual na escola produz mudanças positivas nas atitudes dos alunos. As atividades que realizavam com maior frequência em sala de aula são fazer com que os alunos vissem a sexualidade como algo natural, e ler livros, revistas para aumentar o seu conhecimento sobre sexualidade. Quanto às dificuldades nas ações de educação sexual no 5º ano, os professores sentem maior capacidade e conforto na abordagem de assuntos relacionados aos aspectos biológicos da educação sexual. Sendo os assuntos: "sexo oral", "sexo anal", "masturbação", "prazer sexual e orgasmo" os citados pelos professores como menos importantes, que se sentem menos capazes de abordar e os que geram maior desconforto ao ministrar em sala de aula. Os educadores também apontaram como os maiores desafios enfrentados a falta de material adequado, a insegurança diante os alunos e o despreparo na abordagem da temática.por
dc.description.abstractThe sex education is included in the National Curriculum Parameters (PCN) issued by the Ministry of Education and Culture which proposes that while teaching sex education seeks to inform and discuss the sexuality-related issues from the experience, beliefs and student values, with the aim of expanding information and raise questions about the most appropriate choices. To achieve this goal, it is necessary that the teacher be prepared to address this issue with their students. Given the above, the objective of this study was to conduct a survey about the beliefs, attitudes and difficulties of teachers of the 5th year of elementary school of public schools front of the beginning of approach to sexual education at school. To evaluate their actions on this subject we applied a questionnaire to 81 teachers of municipal schools in Foz do Iguaçu. The results showed most teachers believe to be "good" with the information they have about sexuality and believe that sex education in school produces positive changes in attitudes. The activities performed more frequently in the classroom are to make students saw sexuality as something natural, read books, magazines to increase their knowledge about sexuality. Regarding the difficulties teachers feel increased capacity and comfort in the questions related to the biological aspects of sex education, and the issue "oral sex", "anal sex", "masturbation" and "sexual pleasure and orgasm cited by teachers as less important, they feel less able to address and generating greater discomfort to teach in the classroom. The teachers also pointed out as the biggest challenges facing the lack of suitable material, insecurity on the students and the lack of preparation in the thematic approach.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:38:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissert Vanize Meneghetti2.pdf: 4682107 bytes, checksum: 45bf5a96a9b85dc040c2ef01500b54ab (MD5) Previous issue date: 2016-03-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjecteducação em saúdepor
dc.subjectescolapor
dc.subjectsaúde coletivapor
dc.subjecteducação sexualpor
dc.subjecthealth educationeng
dc.subjectschooleng
dc.subjectcollective healtheng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS:EDUCACAOpor
dc.titleDificuldades relatadas por professores do ensino fundamental na implementação de ações de educação sexualpor
dc.title.alternativeDifficulties related for teachers of primary school on introducing sex educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vanize_Meneghetti_2016.pdf4.57 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.