Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1016
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinto, Marcelo Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7516298774973148por
dc.contributor.advisor1Lindino, Terezinha Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0049519038542899por
dc.contributor.referee1André, Tamara Cardoso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9519719491233229por
dc.contributor.referee2Walker, Maristela Rosso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0575598592447642por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:38:37Z-
dc.date.available2016-04-13-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.citationPINTO, Marcelo Barbosa. Flexibilização curricular: a proposta do ensino médio inovador e a profissionalização do ensinar. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciências, Linguagens, Tecnologias e Cultura) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1016-
dc.description.resumoO Programa Nacional do Ensino Médio Inovador (ProEMI) criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, apresenta uma proposta que pode modificar o cenário educacional vigente. Instituído em 2009, tem como objetivo apoiar e desenvolver propostas curriculares transformadoras em escolas de Ensino Médio regular no Brasil. Por meio da busca pela superação das desigualdades e pela ampliação das oportunidades educacionais, o Programa indica a necessidade de universalizar o acesso e a permanência dos adolescentes entre 15 e 17 anos nesta modalidade. Para isto, a oferta de uma aprendizagem significativa e o reconhecimento da interlocução com várias culturas são elementos prioritários no referido programa. Ao garantir o acesso, a flexibilização curricular proposta pelo ProEMI intenta atender a estes anseios, de modo a preparar o jovem tanto para o ingresso ao Ensino Superior quanto para o mercado de trabalho brasileiro. O ProEMI procura realizar a integração curricular como possibilidade de mudança. Neste sentido como enfoque desta dissertação, analisamos os principais conceitos que o ProEMI propõe ao ensino médio, no qual buscamos responder se a flexibilização curricular proposta, cria possibilidades de alterações nesta modalidade de ensino, de modo a entender como serão operacionalizadas as mudanças e quais alterações serão providas no perfil profissional do professor e na sua ação de ensinar. Deste modo pretendeu-se apreender os limites e possibilidades deste Programa na conformação de um novo Ensino Médio. Também foi de interesse discutir aspectos relacionados ao processo de inovação educacional no ensino de Geografia, a fim de verificar quais as implicações do Programa no ensino de Geografia e quais as mudanças no perfil docente. PALAVRAS-CHAVE:por
dc.description.abstractThe Innovative High School Program (ProEMI), created by the government by means of the Ministry of Education, presents a proposal which might modify the current educational scenario. Instituted in 2009, it aims to support and develop transforming curricular proposals in Brazilian schools which have regular high school classes. By means of the pursuit of overcoming the inequality, and the improvement of the educational opportunities, the Program indicates the necessity of universalizing the access and permanence of the teenagers between 15 and 17 years old in this modality. In order to achieve this, a significant learning offer and the recognition of the dialogue with several cultures are elements that take priority in the referred program. By ensuring the access, the curricular flexibility proposed in the ProEMI has the intention of attending to these desires, preparing the adolescent both for their enrollment at higher education and for the job market. The ProEMI aims to achieve the curricular integration as a possibility of change. Thus, as the focus of this dissertation, we analyzed the major concepts that the ProEMI proposes for High School, in which we attempted to answer whether the curricular flexibility proposed provides possibilities for some changes in this learning modality, in such a way as to understand how the changes will be introduced, as well as which alterations will be provided for the teacher s professional profile and for their teaching. Therefore, it was intended to apprehend the limits and possibilities of this Program to the formation of a new High School. It was also an interest to discuss aspects related to the process of educational innovation in geography teaching, in order to observe how the Program implicates in geography teaching, and what changes are made in the teachers profile.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:38:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Final Marcelo2.pdf: 975150 bytes, checksum: cba025c02af25f1a79bc983663dab5af (MD5) Previous issue date: 2016-02-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectflexibilização curricularpor
dc.subjectPrograma do Ensino Médio Inovadorpor
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectcurricular flexibilityeng
dc.subjectInnovative High School Programeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS:EDUCACAOpor
dc.titleFlexibilização curricular: a proposta do ensino médio inovador e a profissionalização do ensinarpor
dc.title.alternativeCurricular flexibility: the proposal of the innovative high school and the professionalization of teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marcelo_Pinto_2016.pdf952.29 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.