Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/1015
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraujo, Enaide Severo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7975081264224818por
dc.contributor.advisor1André, Tamara Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9519719491233229por
dc.contributor.referee1Moraes, Denise Rosana da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6545283027670184por
dc.contributor.referee2Castro, Gilberto de-
dc.date.accessioned2017-07-10T16:38:36Z-
dc.date.available2016-04-13-
dc.date.issued2016-02-04-
dc.identifier.citationARAUJO, Enaide Severo de. Análise freireana do letramento em leitura do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências, Linguagens, Tecnologias e Cultura) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Foz do Iguaçu, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1015-
dc.description.resumoInvestiga a concepção de letramento em leitura do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) coordenado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O PISA, desde sua primeira edição no ano 2000, avalia, mede e fornece indicadores para os sistemas educacionais mundiais. Pesquisas afirmam ser o PISA instrumento balizador de políticas educacionais dos países membros, fato que justifica a realização da pesquisa na área de ensino. Apresenta os pressupostos da avaliação em larga escala em contraponto com a avaliação da aprendizagem escolar interna e analisa as leis educacionais vigentes no Brasil, que apontam para a presença de subsídios indicados pelo PISA. Parte do seguinte problema: qual a concepção de letramento subjacente ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)? Para realizar as análises, parte do pressuposto de que há dois modelos de letramento: autônomo e ideológico (STREET, 1999). Analisa os seguintes documentos oficiais do PISA: Itens Liberados de Leitura 2009 (OCDE, 2012), Matriz de Avaliação de Leitura (OCDE, 2013) e Draft Reading Literacy Framework. (OCDE, 2013b). Explicita, analisa e critica aproposta de avaliação de letramento em leitura do PISA, estabelecendo como parâmetro de análise a concepção mais emancipatória de leitura, do educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997). Conclui-se que o teste do PISA não exige leitura crítica e conhecimento histórico, numa perspectiva muito diferente do modelo de Paulo Freire.por
dc.description.abstractIt investigates the concept of literacy in reading of the Programme for International Student Assessment (PISA) coordinated by the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). PISA since its first edition in 2000, assesses, measures and provides indicators for global education systems. Researches claim PISA to be the beacon instrument of educational policies of member countries, which justifies the research in teaching area. It also presents evaluation concepts on a large scale in contrast to the assumptions of internal evaluation of school learning and provides analyzes of existing educational laws in Brazil related to the presence of subsidies given by PISA. Part of the following problem: what is the underlying concept of literacy to the Programfor International Student Assessment (PISA)? To perform the analysis, we assume that there are two models of literacy: autonomous and ideological (Street, 1999). It analyzes the following PISA official documents: Released Items in Reading 2009 (OECD, 2012), Reading Assessment Matrix (OECD, 2013) and Draft Reading Literacy Framework. (OECD, 2013b). It explicits, analyzes and criticizes the proposal for literacy assessment in PISA reading setting as analysis parameter the most emancipatory conception of reading of the Brazilian educator Paulo Freire (1921-1997). It concludes that PISA's test does not demand critical reading and historical knowledge, in a very different perspective of Paulo Freire's Model.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:38:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO Anaide2 .pdf: 2873409 bytes, checksum: ef575956bddc7ca3d2e5084ae6536ba9 (MD5) Previous issue date: 2016-02-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectleiturapor
dc.subjectletramentopor
dc.subjectavaliaçãopor
dc.subjectPISApor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectreadingeng
dc.subjectliteracyeng
dc.subjectevaluationeng
dc.subjectPISAeng
dc.subjectPaulo Freireeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS:EDUCACAOpor
dc.titleAnálise freireana do letramento em leitura do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)por
dc.title.alternativeFreirean analysis of the literacy in reading test of the Programme for International Students Assessmente (PISA)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Enaide_Araujo_2016.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.