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Tipo do documento: Dissertação
Title: Política de educação nos planos do setor educacional do Mercosul: a educação como elemento de integração e desenvolvimento regional.
Autor: Barboza, Mário de Jesus 
Primeiro orientador: Rizzotto, Maria Lucia Frizon
Primeiro membro da banca: Nagel, Lizia Helena
Segundo membro da banca: Ouriques, Nildo Domingos
Terceiro membro da banca: Mattera, Ramón Vicente Casanova
Quarto membro da banca: Nogueira, Francis Mary Guimarães
Resumo: O desenvolvimento latino-americano, atualmente, toma forma no projeto de integração regional com o objetivo de estabelecer uma coordenação das políticas macroeconômicas e setoriais a partir das instâncias do Mercosul. Visando dinamizar essa integração e melhorar os aspectos competitivos das economias dos Estados Partes que compõem o bloco, a educação tem sido entendida como um dos setores mais importante e dinâmico para este fim. A articulação das políticas educacionais empreendida pelos governos dos países do Mercosul visa integrar seus sistemas e suas práticas educativas a partir das proposições e orientações contidas nos planos educacionais elaborados pelo Setor Educacional do Mercosul. Amparados teoricamente na herança cepalina e na ideologia da Teoria do Capital Humano, os elaboradores do projeto de integração regional ao estabelecerem as funções da educação no desenvolvimento periférico que tem caracterizado as formações sociais que compõem o Mercosul, a compreende enquanto uma política social capaz de agir corretivamente nas contradições vivenciadas pelo capitalismo periférico, operando em favor da melhoria competitiva de suas economias e da promoção da equidade e da democracia. O objetivo desta pesquisa é o de verificar como a educação tem se caracterizado enquanto uma política social nesta estratégia comum de desenvolvimento no âmbito do Mercosul. Trata-se uma pesquisa documental cujas fontes são os planos educacionais do Setor Educacional do Mercosul e documentos oficiais do governo brasileiro e do próprio Mercosul.
Abstract: The Latin American development, currently, occurs in the design of regional integration in order to establish a coordination of macroeconomic policies and sectoral bodies from the Mercosul. Aiming to boost the integration and improve the competitive aspects of the economies of States Parties that make up the block, the education has been regarded as one of the most important and dynamic for this purpose. The articulation of educational policies developed by governments of the Mercosul countries integrate their systems and their educational practices from propositions and guidelines contained in the education plans drawn up by Education Sector in Mercosul. Supported in the theory of cepal heritage and ideology of the Theory of Human Capital, the authors of the project of regional integration by establishing the functions of education in the peripheral development that has characterized the social formations and make up the Mercosul, understand it as a social policy capable of acting correctly in the contradictions experienced by peripheral capitalism, operating in favor of improving competitiveness of their economies and the promotion of equity and democracy. Then, the objective of this research is to check how education has been characterized as a social policy in this common strategy for development within the Mercosul. This is a documentary research whose sources are the educational plans of the education sector in Mercosul and official documents of the Brazilian government and the Mercosul.
Keywords: Mercosul
Desenvolvimento
Educação
Equidade
Política social
Mercosul
Development
Education
Equity
Social
Education
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Sociedade, Estado e Educação
Program: Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
Citation: BARBOZA, Mário de Jesus. Política de educação nos planos do setor educacional do Mercosul: a educação como elemento de integração e desenvolvimento regional.. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/910
Issue Date: 13-Mar-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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