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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/887
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os desafios da implantação e implementação da pedagogia histórico crítica nos anos iniciais do ensino fundamental em Itaipulândia
Other Titles: The challenges of deployment and implementation of historical-critical pedagogy in the initial years of elementary school in Itaipulândia Paraná
Autor: Balzan, Celso Sidinei 
Primeiro orientador: Orso, Paulino José
Primeiro membro da banca: Silva, João Carlos da
Segundo membro da banca: Batista, Eraldo Leme
Terceiro membro da banca: Gasparin, Joao Luiz
Resumo: A presente pesquisa situa-se no âmbito da história da educação e tem por objeto investigar o processo a implantação e implementação da Pedagogia histórico-crítica nos anos inicias do Ensino Fundamental de Itaipulândia-Paraná. Nela, procura-se analisar a trajetória educacional itaipulandiense articulando o contexto social com as principais proposições dessa tendência pedagógicae as políticas educacionais elaboradas a partir doperíodo de redemocratização do Brasil. Com base na análise documental e bibliográfica, objetiva-sediscutire entender essa proposta pedagógica,seus pressupostos, as características e as possibilidades desse referencial teórico-prático. Ao abordar as condições concretas que incidem sobre a educação, a escola e a organização do trabalho didático, por meio da análise de sua trajetória histórico-educacional, pretendemos verificar como ocorreuaimplantação e implementação da Pedagogia histórico-críticanos anos iniciais do ensino fundamental de Itaipulândia, examinar as ações e conquistas realizadas, bem como, entender os obstáculos, o alcance, os limites e as possibilidades dessa experiência.
Abstract: The present research is situated in the framework of history of education and its purpose is to investigate the process deployment and implementation of historicalcritical pedagogy in the initial years of elementary school in Itaipulândia - Paraná. In it, we try to analyze the municipal educational trajectory articulating the social context with the main propositions of this pedagogical trend and the elaborated educational policies during the redemocratization of the Brazil. Based on documental and bibliographical analysis, we seek to discuss and understand the pedagogical proposal, its assumptions, characteristics and possibilities of the theoretical and practical referential. In addressing the specific conditions that focus on education, the school and the organization of the teaching work through the analysis of its historicaleducational trajectory, we intend to verify how the deployment and implementation of historical-critical pedagogy in the early years of elementary school in Itaipulândia occurred, examine the actions and achievements made, as well as understand the obstacles, the scope, limits and possibilities of this experience.
Keywords: Educação
História da Educação
Pedagogia histórico-crítica
Anos inicias do Ensino Fundamental de Itaipulândia Paraná
Education
History of Education
Historical critical pedagogy
Initial years of elementary school in Itaipulândia - Paraná
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Sociedade, Estado e Educação
Program: Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
Citation: BALZAN, Celso Sidinei. The challenges of deployment and implementation of historical-critical pedagogy in the initial years of elementary school in Itaipulândia Paraná. 2014. 163 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/887
Issue Date: 19-Aug-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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