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dc.creatorBosio, Queila Franciéle Fabris-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3304313625588674por
dc.contributor.advisor1Deitos, Roberto Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4743456433918126por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:16:58Z-
dc.date.available2014-08-15-
dc.date.issued2013-12-16-
dc.identifier.citationBOSIO, Queila Franciéle Fabris. Financing of public policy for professional education in Paraná (2003-2012). 2013. 150 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/867-
dc.description.resumoO presente estudo objetiva a análise do financiamento da política pública e da gestão da educação profissional no estado do Paraná no período de 2003 a 2012, contemplando a retomada da educação profissional, a integração com o ensino médio e os recursos previstos e realizados para esta modalidade nesse período. Para fins de metodologia, utilizou-se levantamento teórico primário com bases nas leis, decretos e resoluções e como fontes teóricas secundárias artigos e periódicos relacionados com o tema. As análises do financiamento são apresentadas por meio de gráficos, tabelas e quadros, os quais contemplam os valores previstos no orçamento público para financiar a política pública da educação profissional para os dez anos em confronto os valores realizados pelo Estado do Paraná, estes atualizados monetariamente pelo INPC/IBGE referência 12/2012, para que não haja distorções inflacionárias. Diante da pesquisa proposta, pode-se considerar que mesmo com a retomada do discurso da priorização do ensino profissional, e investimentos nessa área, foi possível observar que esses recursos ainda são escassos, e contempla o mínimo necessário, sem tomar como base a qualidade de fato e sim a qualidade mínima, também foram identificadas influências ideológicas nas proposições da educação profissional para o período, ora com discursos amenos ao capitalismo e às relações de trabalho mercadológicas, ora esses discursos mais acentuados. Concluindo-se assim que a educação profissional necessita de fato ser uma política pública educacional, com financiamento próprio e não apenas depender de vontades políticas e programas de governopor
dc.description.abstractThis study aims to analyze the financing of public policy and management of professional education in the state of Paraná in the period 2003 to 2012, covering the resumption of professional education, the integration with the high school and the resources planned and carried out for this modality in this period. For purposes of methodology we used primary survey of theoretical foundations in the laws, decrees and resolutions as secondary and theoretical sources we used articles and journals related to the topic. Analyses of financing are presented through graphs and tables , which include the predicted values of the public budget to finance public policy professional education for ten years in confrontation values made by the State of Paraná , these monetarily restated by INPC / IBGE reference 12/2012 , so there are no inflationary distortions . According to the proposed research , we can consider that even with the resumption of discourse prioritizing professional teaching , and investments in this area , it was observed that these resources are scarce , and include the minimum required , without taking as basis the real quality , but the minimum quality , ideological influences were also identified in the propositions of professional education for the period , sometimes with mild discourses to capitalism and relations of market work , sometimes with more pronounced discourses . It was concluded that professional education needs to become in fact a public education policy, with its own funding and not depend only on political will and government programseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:16:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Queila Bosio.pdf: 2642084 bytes, checksum: 1c35ddf5272b60acfaf40bcf8853c75f (MD5) Previous issue date: 2013-12-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFinanciamento da educaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectEstado do Paranápor
dc.subjectEducation fundingeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectState of Paranáeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFinanciamento da política pública para a educação profissional no Estado do Paraná (2003-2012)por
dc.title.alternativeFinancing of public policy for professional education in Paraná (2003-2012)eng
dc.typeDissertaçãopor
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