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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/857
Tipo do documento: Dissertação
Title: A materialização da implementação do ensino de música nas escolas municipais de Cascavel - PR
Other Titles: The materialization of the implementation of teaching music in public schools in Cascavel - PR
Autor: Marianayagam, Carla Angelica Sella 
Primeiro orientador: Viriato, Edaguimar Orquizas
Resumo: Essa dissertação de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE/Cascavel), busca analisar, nas escolas municipais de Cascavel PR, a implementação da Lei Federal nº 11.769/08, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de Música como conteúdo do componente curricular Arte nas escolas de Educação Básica. Partindo da hipótese de que a Música está ausente nas aulas de Arte enquanto prática curricular e sequencial, buscamos alcançar os objetivos de: a) compreender as condições históricas e políticas em que a referida legislação se configura nas políticas educacionais brasileiras; b) investigar que ações estão sendo realizadas por meio do poder público municipal para a efetivação desta obrigatoriedade e c) verificar de que forma os professores atendem às ações e políticas propostas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Tendo a concepção materialista histórica dialética como possibilidade teórica norteadora da interpretação da realidade político-educacional que queremos compreender, realizamos pesquisa em fontes primárias e secundárias, e também pesquisa empírica, a qual foi efetivada em duas etapas: entrevista semiestruturada com a coordenadora da área de Arte na Secretaria Municipal de Educação e aplicação de questionário autoadministrado de caráter semiestruturado com os professores de Arte das Escolas Municipais. Através destes encaminhamentos, realizamos um mapeamento da implementação do Ensino de Música nas Escolas da zona urbana de Cascavel, e tecemos algumas considerações acerca das representações dos professores sobre a realidade escolar relacionada à implementação da Educação Musical como conteúdo do componente curricular Arte, seu conhecimento da legislação e do Currículo da Rede Municipal de Ensino, sua concepção sobre a formação continuada, bem como identificamos de que forma atendem à implementação obrigatória da Educação Musical e seu posicionamento quanto às ações da Secretaria Municipal de Educação. O estudo evidenciou, entre outros aspectos, as incongruências nos conteúdos musicais propostos no Currículo da Rede Municipal, a formação descontinuada e fragmentada do professor, que tem resultado num espontaneísmo na ação docente, e a secundarização do componente curricular Arte pela SEMED
Abstract: This dissertation, developed in the Post-Graduation Program in Education at the Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE / Cascavel), aims to analyze, in public municipal schools of Cascavel-PR, the implementation of the Federal Law n. 11.769/08, which provides for the compulsory teaching of Music as a content of the subject Arts in the schools of Elementary Education. Assuming that the music is absent in Art classes as a sequential and curricular practice, we seek to achieve the following objectives: a) to understand the historical and political conditions in which such legislation is configured in Brazilian educational policies, b) investigate what actions are being effected by the municipal government for the realization of this requirement and c) verify how teachers attend to the actions and policies proposed by the Municipal Education. Having the Dialectical historical materialism as the theoretical possibility to guide our interpretation of the politic educational reality that we want to understand, we conducted a research in Primary and Secondary sources, as well as empirical research, which was carried out in two stages: semi-structured interview with the coordinator of Arts at the Municipal Education Bureau and application of a self-administered semi-structured survey for the Arts teachers at Municipal Schools. Through these referrals, we performed a mapping of the implementation of the Music Teaching in Schools in the urban area of Cascavel and weaved some considerations regarding the representations of teachers on the school reality related to the implementation of the Music Education as a component of the Arts curriculum, their knowledge of the legislation and about the Municipal Education Curriculum, their conception of the continuing education, as well as identify how they meet the mandatory implementation of Music Education and their positioning on the actions of the Municipal Education Bureau. The study revealed, among other things, the incongruities in music contents proposed by the Municipal Education Curriculum, the discontinued and fragmented training of the teachers, which has resulted in spontaneity in teaching acting, and the sidelined of the Arts subject by the Municipal Education Bureau
Keywords: Políticas Educacionais
Educação Básica
Ensino de Música
Lei nº 11.769/08
Educational Policies
Elementary Education
Music Education
Law n.11.769/08
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Sociedade, Estado e Educação
Program: Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
Citation: MARIANAYAGAM, Carla Angelica Sella. The materialization of the implementation of teaching music in public schools in Cascavel - PR. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/857
Issue Date: 7-Oct-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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