Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7017
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A educação especial expressa no currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel (PR): algumas reflexões |
Other Titles: | Special education expressed in the curriculum for the municipal public education network of Cascavel (PR): some reflections |
Autor: | Rosa, Elcy Aparecida Silva |
Primeiro orientador: | Tureck, Lucia Terezinha Zanato |
Primeiro membro da banca: | Iacono, Jane Peruzo |
Segundo membro da banca: | Pertile, Eliane Brunetto |
Resumo: | A presente dissertação apresenta um estudo sobre a Educação Especial no Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (PR) – Ensino Fundamental – anos iniciais, sendo elaborado em 2008 e reelaborado em 2020, com incorporação da Base Nacional Curricular Comum. O objetivo da pesquisa consiste em compreender como a Educação Especial é apresentada e pode se concretizar nos referidos Currículos, pois ela integra a práxis educativa, na perspectiva da Educação Inclusiva. Para alcançá-lo, a pesquisa analisa historicamente as concepções de deficiência e os processos de aprendizagem, do desenvolvimento humano e a educação, aspectos fundamentais da política pública de educação inclusiva e reflexões realizadas a partir da análise da educação especial presente no Currículo de 2008 e de sua revisão em 2020, e como são propostas as intervenções educativas para as áreas de deficiência. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa está embasada no materialismo histórico-dialético; enquanto que os fundamentos dos processos de aprendizagem e desenvolvimento na Teoria Histórico-Cultural, e a educação na Pedagogia Histórico Crítica, compreendendo que a educação faz parte da sociedade e é por ela determinada, estando em constante movimento, sendo necessário superar o senso comum. A metodologia de pesquisa consta de revisão da literatura com abordagem qualitativa e viés descritivo, com base em referenciais teóricos e documentais. A compreensão dos alunos que se constituem público da Educação Especial, em suas possibilidades de aprendizagem dos conteúdos escolares e desenvolvimento humano, amplia a atuação dos professores em sua prática pedagógica na busca por efetivar a educação inclusiva |
Abstract: | This dissertation presents a study on Special Education in the Curriculum for the Municipal Public Education Network of Cascavel (PR) - Elementary Education - early years, being first prepared in 2008 and re-elaborated in 2020, with the incorporation of the Common National Curricular Base. The objective of the research is to understand how Special Education is presented and can be implemented in the aforementioned Curricula, as it is part of the educational praxis, from the perspective of Inclusive Education. To achieve this, the research historically analyzes the conceptions of disability and the learning processes, human development and education, fundamental aspects of public policy on inclusive education and reflections carried out based on the analysis of special education present in the 2008 Curriculum and of its review in 2020, and how educational interventions are proposed for areas of disability. The theoretical methodological basis of the research is based on historical-dialectic materialism; the foundations of learning and development processes in Historical-Cultural Theory, and education in Historical-Critical Pedagogy, understanding that education is part of society and is determined by it, being in constant movement, making it necessary to overcome common sense. The research methodology consists of a literature review with a qualitative approach and descriptive bias, based on theoretical and documentary references. The understanding of public students in Special Education, in their possibilities for learning school content and human development, expands the role of teachers in their pedagogical practice in the quest to implement inclusive education. |
Keywords: | Educação Especial Análise histórica Currículo do Ensino Fundamental - Anos Iniciais Educação Inclusiva Special Education Historical analysis Elementary School Curriculum - Early Years Inclusive education |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Rosa, Elcy Aparecida Silva. A educação especial expressa no currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel (PR): algumas reflexões. 2023. 128 f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7017 |
Issue Date: | 7-Nov-2023 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Elcy Aparecida Silva Rosa.pdf | Arquivo completo | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.