Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7017
Tipo do documento: Dissertação
Title: A educação especial expressa no currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel (PR): algumas reflexões
Other Titles: Special education expressed in the curriculum for the municipal public education network of Cascavel (PR): some reflections
Autor: Rosa, Elcy Aparecida Silva 
Primeiro orientador: Tureck, Lucia Terezinha Zanato
Primeiro membro da banca: Iacono, Jane Peruzo
Segundo membro da banca: Pertile, Eliane Brunetto
Resumo: A presente dissertação apresenta um estudo sobre a Educação Especial no Currículo para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel (PR) – Ensino Fundamental – anos iniciais, sendo elaborado em 2008 e reelaborado em 2020, com incorporação da Base Nacional Curricular Comum. O objetivo da pesquisa consiste em compreender como a Educação Especial é apresentada e pode se concretizar nos referidos Currículos, pois ela integra a práxis educativa, na perspectiva da Educação Inclusiva. Para alcançá-lo, a pesquisa analisa historicamente as concepções de deficiência e os processos de aprendizagem, do desenvolvimento humano e a educação, aspectos fundamentais da política pública de educação inclusiva e reflexões realizadas a partir da análise da educação especial presente no Currículo de 2008 e de sua revisão em 2020, e como são propostas as intervenções educativas para as áreas de deficiência. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa está embasada no materialismo histórico-dialético; enquanto que os fundamentos dos processos de aprendizagem e desenvolvimento na Teoria Histórico-Cultural, e a educação na Pedagogia Histórico Crítica, compreendendo que a educação faz parte da sociedade e é por ela determinada, estando em constante movimento, sendo necessário superar o senso comum. A metodologia de pesquisa consta de revisão da literatura com abordagem qualitativa e viés descritivo, com base em referenciais teóricos e documentais. A compreensão dos alunos que se constituem público da Educação Especial, em suas possibilidades de aprendizagem dos conteúdos escolares e desenvolvimento humano, amplia a atuação dos professores em sua prática pedagógica na busca por efetivar a educação inclusiva
Abstract: This dissertation presents a study on Special Education in the Curriculum for the Municipal Public Education Network of Cascavel (PR) - Elementary Education - early years, being first prepared in 2008 and re-elaborated in 2020, with the incorporation of the Common National Curricular Base. The objective of the research is to understand how Special Education is presented and can be implemented in the aforementioned Curricula, as it is part of the educational praxis, from the perspective of Inclusive Education. To achieve this, the research historically analyzes the conceptions of disability and the learning processes, human development and education, fundamental aspects of public policy on inclusive education and reflections carried out based on the analysis of special education present in the 2008 Curriculum and of its review in 2020, and how educational interventions are proposed for areas of disability. The theoretical methodological basis of the research is based on historical-dialectic materialism; the foundations of learning and development processes in Historical-Cultural Theory, and education in Historical-Critical Pedagogy, understanding that education is part of society and is determined by it, being in constant movement, making it necessary to overcome common sense. The research methodology consists of a literature review with a qualitative approach and descriptive bias, based on theoretical and documentary references. The understanding of public students in Special Education, in their possibilities for learning school content and human development, expands the role of teachers in their pedagogical practice in the quest to implement inclusive education.
Keywords: Educação Especial
Análise histórica
Currículo do Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Educação Inclusiva
Special Education
Historical analysis
Elementary School Curriculum - Early Years
Inclusive education
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Rosa, Elcy Aparecida Silva. A educação especial expressa no currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel (PR): algumas reflexões. 2023. 128 f. Dissertação(Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7017
Issue Date: 7-Nov-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elcy Aparecida Silva Rosa.pdfArquivo completo1.67 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.