Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6965
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação Infantil inclusiva: o Atendimento Educacional Especializado para crianças de 0 a 3 anos à luz da Teoria Histórico Cultural
Other Titles: Inclusive children's education: Specialized Educational Care for children aged 0 to 3 in the light of Historical-Cultural Theory
Autor: Donato, Vanessa Furlan Tavella 
Primeiro orientador: Iacono, Jane Peruzo
Primeiro membro da banca: Lazaretti, Lucinéia Maria
Segundo membro da banca: Matos, Neide da Silveira Duarte de
Terceiro membro da banca: Szymanski, Maria Lídia Sica
Resumo: A Educação Especial deve representar a organização de caminhos alternativos, de produção de condições e de recursos diferenciados para alcançar o máximo desenvolvimento humano para as crianças com ou sem deficiência/necessidades educacionais especiais (NEEs), desde bebês. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar como vem sendo realizada a práxis pedagógica com as crianças com deficiência/NEEs da Educação Infantil, especialmente da etapa de zero a três anos, para identificar se essa práxis está fundamentada na Teoria Histórico-Cultural (THC), se essas crianças recebem Atendimento Educacional Especializado (AEE) e, ainda, como esse é realizado. Os objetivos específicos foram: compreender o desenvolvimento humano na THC e as relações entre esse desenvolvimento e o ensino intencional e planejado na primeira infância, no tocante à Educação Especial; identificar e analisar o estado do conhecimento das pesquisas sobre a Educação Especial na Educação Infantil – etapa creche, nas quais a THC consta como referencial teórico, no período de 2014 a 2022; analisar alguns documentos de políticas públicas sobre a Educação Especial na Educação Infantil e identificar e publicizar a legislação que trata sobre o atendimento em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) da Educação Infantil, como a Instrução nº 15/2018 expedida pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná. A metodologia de pesquisa tem abordagem qualitativa e constituiu-se em uma revisão bibliográfica e documental sobre o estado do conhecimento da temática e uma pesquisa de campo, utilizando-se a entrevista semiestruturada realizada com professores de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e coordenadores das Secretarias Municipais de Educação de sete municípios de abrangência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). Foram coletados dados quanto ao AEE realizado na Educação Infantil, em SRM ou não, e como, nos municípios selecionados, a modalidade Educação Especial é compreendida nessa etapa de ensino. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a THC, cujos principais autores são Elkonin, Vigotski, Leontiev, Vigotski e Luria e Martins. Os dados foram analisados em uma perspectiva dialética de desenvolvimento humano, em que o processo de ensino e de aprendizagem visa ao desenvolvimento e à humanização dos sujeitos, além da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011) para a extração das unidades de análise. Os resultados da pesquisa de campo demonstram que os professores e coordenadores pesquisados compreendem a Educação Infantil como etapa de ensino essencial ao desenvolvimento das crianças pequenas e reconhecem que a inclusão escolar deve iniciar desde a mais tenra idade. A THC é predominante nos documentos curriculares dos municípios, no entanto, os dados apontam que ainda há dificuldades em estabelecer conexão entre a teoria e a prática pedagógica das professoras e coordenadoras. Os dados também indicam que, no momento da coleta de dados, em 2022, apenas um município ofertava SRM, inclusive atendendo às crianças de 0 a 3 anos, e realizando o AEE como ferramenta para potencializar o desenvolvimento dessas crianças. Nos outros seis municípios, as crianças com deficiência/NEEs eram atendidas apenas na sala de aula comum, sendo que em dois deles eram atendidas por professores de apoio, especializados ou não. x Quanto ao modo como era realizado o AEE, os resultados apontam que esse atendimento educacional especializado praticamente não existia. Conclui-se que é necessário oportunizar à criança com ou sem deficiência, vivenciar, participar, identificar e conhecer a cultura produzida no meio social, com o intuito de que aprenda e se desenvolva compreendendo as bases sociais, econômicas, culturais, políticas e históricas dessa sociedade
Abstract: Special Education should represent the organization of alternative paths, and the production of differentiated conditions and resources to achieve maximum human development for children with or without disabilities/special educational needs, from infancy onwards. In this sense, this study aimed to analyze how pedagogical practice has been carried out with children with disabilities in Early Childhood Education, especially in the zero to three years stage, to identify whether this practice is based on the Historical-Cultural Theory, whether these children receive Specialized Educational Assistance and also how this is carried out. The specific objectives were: to understand human development in the Historical-Cultural Theory and the relationship between this development and intentional and planned teaching in early childhood, concerning Special Education; to identify and analyze the state of knowledge of research on Special Education in Early Childhood Education - nursery stage, in which the Historical-Cultural Theory appears as a theoretical reference, in the period from 2014 to 2022; and analyze some public policy documents on Special Education in Early Childhood Education and identify and publicize the legislation that deals with care in the Multifunctional Resource Room (SRM) in Early Childhood Education, such as Instruction No. 15/2018 issued by the Paraná State Department of Education. The research methodology has a qualitative approach and consists of a bibliographic and documentary review of the state of knowledge on the subject and field research, using semi-structured interviews with teachers from Municipal Early Childhood Education Centers (CMEIs) and coordinators from the Municipal Education Departments of seven municipalities covered by the Association of Municipalities of Western Paraná (AMOP). Data was collected on the Specialized Educational Assistance carried out in Early Childhood Education, in Multifunctional Resource Room or not, and how, in the selected municipalities, the Special Education modality is understood at this stage of education. The theoretical framework that guided the work was Historical-Cultural Theory, whose main authors are Elkonin, Vygotsky, Leontiev, Vygotsky and Luria and Martins. The data was analyzed from a dialectical perspective of human development, in which the teaching and learning process aims to develop and humanize the subjects, as well as using Bardin's (2011) content analysis methodology to extract the analytical units. The results of the field research show that the teachers and coordinators surveyed understand Early Childhood Education as a stage of education that is essential to the development of young children and recognize that school inclusion should start from an early age. The Historical-Cultural Theory is predominant in the curricular documents of the municipalities, however, the data shows that there are still difficulties in establishing a connection between the theory and the pedagogical practice of the teachers and coordinators. The data also indicates that, at the time of data collection, in 2022, only one municipality offered a Multifunctional Resource Room, including for children aged 0 to 3, and carried out Specialized Educational Assistance as a tool to enhance the development of these children. In the other six municipalities, children with disabilities/ special educational needs were cared for only in the ordinary classroom, and in two of them they were cared for by support teachers, whether specialized or not. As for how Specialized Educational Assistance was carried xii out, the results show that this specialized educational service was practically non existent. The conclusion is that it is necessary to give children with or without disabilities the opportunity to experience, participate in, identify, and get to know the culture produced in the social environment, so that they can learn and develop, an understanding the social, economic, cultural, political and historical bases of that society
Keywords: Educação Especial
Educação Infantil
Atendimento Educacional Especializado
Teoria Histórico-Cultural
Special Education
Early Childhood Education
Specialized Educational Care
Historical-Cultural Theory
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Donato, Vanessa Furlan Tavella. Educação Infantil inclusiva: o Atendimento Educacional Especializado para crianças de 0 a 3 anos à luz da Teoria Histórico Cultural. 2023. 194 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6965
Issue Date: 15-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa Furlan Tavella Donato.pdfArquivo completo1.91 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.