Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6562
Tipo do documento: Dissertação
Title: EDUCAÇÃO E AUTORITARISMO: A FORMAÇÃO HUMANA ORIENTADA PARA A REPRODUÇÃO IDEOLÓGICA E PARA O MERCADO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS CONTEXTOS DO ESTADO NOVO E DA DITADURA CIVIL-MILITAR
Other Titles: EDUCATION AND AUTHORITARIANISM: HUMAN TRAINING ORIENTED TO IDEOLOGICAL REPRODUCTION AND TO THE LABOR MARKET IN BASIC EDUCATION IN THE CONTEXTS OF THE NEW STATE AND THE CIVIL MILITARY DICTATORSH
Autor: Lins, Michel Francisco
Primeiro orientador: Derisso, José Luis
Primeiro coorientador: Pulita, Edemir José
Primeiro membro da banca: Fiuza, Alexandre
Segundo membro da banca: Silva, João Carlos da
Terceiro membro da banca: Bauer, Carlos
Resumo: A pesquisa aborda a idealização de homem na formação do cidadão brasileiro no contexto do Estado autoritário e as relações entre trabalho e educação que norteiam as discussões perante a organização da escola capitalista. O estudo perpassa pelo Estado Novo (1937-1945) e a Ditadura Civil-Militar (1964-1985). A dissertação se utiliza desta dinâmica histórica para contrapor as idealizações e distorções da sociedade capitalista na relação do trabalho e da educação institucionalizada (escola). O que perpassa a análise historiográfica desta dissertação são as necessidades econômicas capitalistas impostas ao processo educativo formal de acordo com os períodos debatidos. Descreve as organizações do Estado Novo perante a construção de uma escola pública com viés economicista e a idealização de um homem “novo”, procurando construir uma “brasilidade” através da educação institucionalizada. Aponta as idealizações da Ditadura Civil-Militar perante o processo de formação tecnicista, ou seja, uma formação para o mercado de trabalho, na qual reforça sua hegemonia burguesa por meio da teoria do capital humano. Apresenta uma pedagogia, uma concepção de homem, trabalho e educação contra-hegemônica a partir da Pedagogia Histórico-Crítica buscando fundamentar uma práxis revolucionária capaz de lutar contra discursos, idealizações, educação, trabalho e concepções de homem que legitimam pensamentos e Estados autoritários.
Abstract: The research approaches the idealization of man in the formation of the Brazilian citizen in the context of the authoritarian State and the relations between labor and education that guide the discussions before the organization of the capitalist school. The study goes through the Estado Novo (1937-1945) and the Civil-Military Dictatorship (1964-1985) periods. The dissertation uses this historical floor to counteract the idealizations and distortions of capitalist society in the relationship between labor and institutionalized education (school). What runs through the historiographical analysis of this dissertation are the capitalist economical needs imposed on the formal educational process according to the periods discussed. It describes the organizations of the Estado Novo before of the construction of a public school with an economistic bias and the idealization of a “new” man seeking to build a “Brazilianness” through institutionalized education. The study points out the idealizations of the Civil-Military Dictatorship before of the technical training process, this means training for the labor market, in which it reinforces its bourgeois hegemony along with the theory of human capital. It presents a pedagogy, a conception of man, labor and counter-hegemonic education from the Historical-Critical Pedagogy aiming to ground a revolutionary práxis that is capable of fighting against discourses, idealizations, education, labor and conceptions of man that legitimize authoritarian thoughts and States.
Keywords: Educação
Trabalho
Estados autoritários
Pedagogia Histórico Crítica
Education
Labor
Authoritarian States
Historical-Critical Pedagogy
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Lins, Michel Francisco. EDUCAÇÃO E AUTORITARISMO: A FORMAÇÃO HUMANA ORIENTADA PARA A REPRODUÇÃO IDEOLÓGICA E PARA O MERCADO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS CONTEXTOS DO ESTADO NOVO E DA DITADURA CIVIL-MILITAR. 2022. 118 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6562
Issue Date: 1-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michel_ Lins.2022.pdfArquivo completo1.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons