Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6562
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | EDUCAÇÃO E AUTORITARISMO: A FORMAÇÃO HUMANA ORIENTADA PARA A REPRODUÇÃO IDEOLÓGICA E PARA O MERCADO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS CONTEXTOS DO ESTADO NOVO E DA DITADURA CIVIL-MILITAR |
Other Titles: | EDUCATION AND AUTHORITARIANISM: HUMAN TRAINING ORIENTED TO IDEOLOGICAL REPRODUCTION AND TO THE LABOR MARKET IN BASIC EDUCATION IN THE CONTEXTS OF THE NEW STATE AND THE CIVIL MILITARY DICTATORSH |
Autor: | Lins, Michel Francisco |
Primeiro orientador: | Derisso, José Luis |
Primeiro coorientador: | Pulita, Edemir José |
Primeiro membro da banca: | Fiuza, Alexandre |
Segundo membro da banca: | Silva, João Carlos da |
Terceiro membro da banca: | Bauer, Carlos |
Resumo: | A pesquisa aborda a idealização de homem na formação do cidadão brasileiro no contexto do Estado autoritário e as relações entre trabalho e educação que norteiam as discussões perante a organização da escola capitalista. O estudo perpassa pelo Estado Novo (1937-1945) e a Ditadura Civil-Militar (1964-1985). A dissertação se utiliza desta dinâmica histórica para contrapor as idealizações e distorções da sociedade capitalista na relação do trabalho e da educação institucionalizada (escola). O que perpassa a análise historiográfica desta dissertação são as necessidades econômicas capitalistas impostas ao processo educativo formal de acordo com os períodos debatidos. Descreve as organizações do Estado Novo perante a construção de uma escola pública com viés economicista e a idealização de um homem “novo”, procurando construir uma “brasilidade” através da educação institucionalizada. Aponta as idealizações da Ditadura Civil-Militar perante o processo de formação tecnicista, ou seja, uma formação para o mercado de trabalho, na qual reforça sua hegemonia burguesa por meio da teoria do capital humano. Apresenta uma pedagogia, uma concepção de homem, trabalho e educação contra-hegemônica a partir da Pedagogia Histórico-Crítica buscando fundamentar uma práxis revolucionária capaz de lutar contra discursos, idealizações, educação, trabalho e concepções de homem que legitimam pensamentos e Estados autoritários. |
Abstract: | The research approaches the idealization of man in the formation of the Brazilian citizen in the context of the authoritarian State and the relations between labor and education that guide the discussions before the organization of the capitalist school. The study goes through the Estado Novo (1937-1945) and the Civil-Military Dictatorship (1964-1985) periods. The dissertation uses this historical floor to counteract the idealizations and distortions of capitalist society in the relationship between labor and institutionalized education (school). What runs through the historiographical analysis of this dissertation are the capitalist economical needs imposed on the formal educational process according to the periods discussed. It describes the organizations of the Estado Novo before of the construction of a public school with an economistic bias and the idealization of a “new” man seeking to build a “Brazilianness” through institutionalized education. The study points out the idealizations of the Civil-Military Dictatorship before of the technical training process, this means training for the labor market, in which it reinforces its bourgeois hegemony along with the theory of human capital. It presents a pedagogy, a conception of man, labor and counter-hegemonic education from the Historical-Critical Pedagogy aiming to ground a revolutionary práxis that is capable of fighting against discourses, idealizations, education, labor and conceptions of man that legitimize authoritarian thoughts and States. |
Keywords: | Educação Trabalho Estados autoritários Pedagogia Histórico Crítica Education Labor Authoritarian States Historical-Critical Pedagogy |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Lins, Michel Francisco. EDUCAÇÃO E AUTORITARISMO: A FORMAÇÃO HUMANA ORIENTADA PARA A REPRODUÇÃO IDEOLÓGICA E PARA O MERCADO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NOS CONTEXTOS DO ESTADO NOVO E DA DITADURA CIVIL-MILITAR. 2022. 118 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6562 |
Issue Date: | 1-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Michel_ Lins.2022.pdf | Arquivo completo | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License