Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6490
Tipo do documento: Dissertação
Title: A apropriação da linguagem escrita pela criança e a organização do ensino das características sonoras da a palavra para a alfabetização: contribuições da teoria histórico-cultural
Other Titles: The appropriation of the written language by the child and the organization of the teaching of the sound characteristics of the word for literacy: contributions from the Cultural-Historical Theory
Autor: Possamai, Lidiane 
Primeiro orientador: Umbelino, Janaina Damasco
Primeiro membro da banca: Umbelino, Janaina Damasco
Segundo membro da banca: Campos, Karin Cozer de
Terceiro membro da banca: Beatón, Guillermo Arias
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão (PR), na linha de pesquisa Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, estando também vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural (GEPEATH). O tema foi a alfabetização e o objeto de pesquisa a apropriação da linguagem escrita pela criança. Partiu-se do pressuposto de que a linguagem escrita se constitui como um dos mais importantes instrumentos de acesso ao conhecimento e aos bens culturais elaborados pela humanidade, contribui para a produção dos sentidos pelo sujeito (condição que afeta e resulta na formação da personalidade), para a operação e regulação das funções psíquicas e para o desenvolvimento das formas de comportamento. Está diretamente vinculada ao desenvolvimento da linguagem oral e requer o conhecimento sobre o sistema de escrita, que no caso da língua portuguesa, é o alfabético. O princípio fundamental do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) concebe a escrita como uma representação gráficovisual dos sons da fala. Nessa perspectiva, o ensino sobre os aspectos sonoros da palavra para a alfabetização das crianças se apresenta como uma necessidade para o efetivo conhecimento sobre o SEA e para o progressivo domínio da leitura e da escrita. Considerando esses elementos, estabeleceu-se a seguinte pergunta norteadora desta pesquisa: Como trabalhar pedagogicamente com as características sonoras da palavra no processo de alfabetização das crianças? Essa indagação baseia-se no interesse em compreender uma proposta de alfabetização que contribua para a apropriação da leitura e da escrita pela criança e que considere tais aspectos. A fim de lançar luz sobre essa problemática, delimitou-se como referencial teórico a Teoria Histórico-Cultural (THC), cujas bases teórico-epistemológicas se encontram no método do Materialismo Histórico-Dialético (MHD). Em sua natureza, trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico fundamentada pincipalmente em Vygotski (1984, 1995), Vigotski (2009), Luria (1979, 1986, 2017), Leontiev (2004, 2017) e Elkonin (1987, 1989, 2009). Como resultados, compreendeu-se que os aspectos sonoros da palavra são um componente necessário e indispensável para a alfabetização das crianças, o qual é legitimado pelo compromisso de garantir a apropriação da linguagem escrita como promotora do desenvolvimento humano e emancipação intelectual dos sujeitos, uma vez que as práticas de leitura e de escrita possibilitam uma nova via para o acesso aos conhecimentos e à produção dos sentidos acerca da realidade e dos múltiplos fenômenos da vida. Considerando os pressupostos da THC, as características sonoras da palavra podem ser potencializadas no processo de ensino inicial da leitura por meio de tarefas propostas pelo método de análise sonora da palavra elaborado por Elkonin (1987). Entretanto, a concretização desse método no sistema escolar brasileiro requer um estudo mais aprofundado sobre as características da língua portuguesa, os elementos que normatizam a educação no país e as condições objetivas de formação e trabalho docente.
Abstract: This research was developed in the Postgraduate Program in Education, Master's level, at the State University of Western Paraná (Unioeste), Francisco Beltrão campus (PR), in the research line Culture, Educational Processes and Teacher Training, being also linked to the Group of Studies and Research on Teaching, Learning and Cultural-Historical Theory (GEPEATH). The theme was literacy and the object of the research was the appropriation of written language by the child. It was assumed that written language is one of the most important tools for access to knowledge and cultural goods developed by mankind. It contributes to the production of meaning by the subject (a condition that affects and results in the formation of personality), to the operation and regulation of psychic functions, and to the development of forms of behavior. It is directly linked to the development of oral language and requires knowledge about the writing system, which in the case of the Portuguese language is alphabetic. The fundamental principle of the Alphabetic Writing System (AES) conceives writing as a graphic-visual representation of speech sounds. From this perspective, teaching about the sound aspects of the word for children's literacy presents itself as a necessity for effective knowledge about the AES and for the progressive mastery of reading and writing. Considering these elements, the following guiding question was established for this research: How to work pedagogically with the sound characteristics of the word in the children's literacy process? This question is based on the interest in understanding a literacy proposal that contributes to the appropriation of reading and writing by the child and that considers these aspects. In order to shed light on this problematic, the Historical-Cultural Theory (THC) was defined as a theoretical reference, whose theoretical and epistemological bases are found in the Historical-Dialectical Materialism method (MHD). In its nature, this is a bibliographical research based mainly on Vygotski (1984, 1995), Vygotski (2009), Luria (1979, 1986, 2017), Leontiev (2004, 2017) and Elkonin (1987, 1989, 2009). As results, it was understood that the sound aspects of the word are a necessary and indispensable component for children's literacy, which is legitimized by the commitment to ensure the appropriation of written language as a promoter of human development and intellectual emancipation of the subjects, since the reading and writing practices enable a new way to access knowledge and the production of meanings about reality and the multiple phenomena of life. Considering the assumptions of THC, the sound characteristics of the wordcan be enhanced in the initial reading teaching process through tasks proposed by the sound analysis method of the word developed by Elkonin (1987). However, the implementation of this method in the Brazilian school system requires a deeper study of the characteristics of the Portuguese language, the elements that regulate education in the country and the objective conditions of teacher training and work.
Keywords: Alfabetização
Sistema de escrita alfabética
Análise sonora da palavra
Alphabetization
Alphabetic writing system
Word sound snalysis
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: POSSAMAI, Lidiane. A apropriação da linguagem escrita pela criança e a organização do ensino das características sonoras da a palavra para a alfabetização: contribuições da teoria histórico-cultural. 2022. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2022 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6490
Issue Date: 5-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lidiane Possamai 2022.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons