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Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/6200
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Uma agenda globalmente estruturada para a educação, a educação infantil e as concepções de avaliação e qualidade da educação defendidas pela Unesco |
Other Titles: | A globally structured agenda for education, early childhood education and the conceptions of evaluation and quality of education defended by UNESCO |
Autor: | Santana, Vanessa Aparecida Maldonado |
Primeiro orientador: | Zanardini, Isaura Monica Souza |
Primeiro membro da banca: | Santos, Fabiano Antonio dos |
Segundo membro da banca: | Zanardini, João Batista |
Terceiro membro da banca: | Zanardini, Isaura Monica Souza |
Resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Nível Mestrado e Doutorado (PPGE), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel. A área de concentração foi Educação, e a Linha de Pesquisa Educação, Políticas Sociais e Estado. Assim, destaca-se o objetivo central de analisar as recomendações para a Educação Infantil e as concepções de Avaliação e Qualidade da Educação nos documentos que resultaram de três grandes Encontros Internacionais de Educação como parte de uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE) e materializada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A investigação foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica sobre textos, dissertações, teses e artigos; e documental sobre a UNESCO e os documentos produzidos a partir de três grandes Encontros Internacionais de Educação realizada entre os anos de 1990 e 2015: Jomtien (1990), Dakar (2000) e Incheon (2015). Logo, constatamos que a AGEE exerce papel crucial na elaboração de diretrizes para as Políticas Educacionais amparada na ideologia do desenvolvimento, tal como compreendemos que a UNESCO atua com órgão disseminador de tais fundamentos aos países periféricos. A formação do capital humano desde a Educação Infantil, estruturada pela base comum de conhecimentos, fortalece e subsidia a divisão internacional do trabalho no processo de crises do capitalismo. |
Abstract: | This research was developed with the Graduate Program in Education (Stricto Sensu), Master's and Doctoral Degree (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Nível Mestrado e Doutorado - PPGE) at the State University of Western Paraná (Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE), Cascavel Campus. The concentration area of the study was Education and the Research Line was Education, Social Policies and Nation. The objective was to analyze the guidelines for early childhood education and the conceptions of Evaluation and Quality of Education in documents that resulted from three major International Meetings on Education, as part of a globally structured agenda by UNESCO. The investigation was based on bibliographic research of essays, dissertations, theses and articles, as well as documents about UNESCO and three major International Education Meetings, held between 1990 and 2015: Jomtien (1990), Dakar (2000) and Incheon (2015). Therefore, we observe that AGEE plays a crucial role in the elaboration of guidelines for Educational Policies, supported by the ideology of development, just as UNESCO acts as a disseminator of such fundamentals to peripheral countries. The formation of human capital since kindergarten, structured by the common base of knowledge, strengthens and supports the international division of labor in the process of capitalist crises. |
Keywords: | Qualidade da Educação Avaliação da Educação UNESCO Agenda Globalmente Estruturada para a Educação Educação Infantil Quality of Education Evaluation of Education UNESCO Globally Structured Agenda for Education Early Childhood Education |
CNPq areas: | Sociedade e Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Santana, Vanessa Aparecida Maldonado. Uma agenda globalmente estruturada para a educação, a educação infantil e as concepções de avaliação e qualidade da educação defendidas pela Unesco. 2022. 104 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/6200 |
Issue Date: | 6-Jul-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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