Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5680
Tipo do documento: Dissertação
Title: A trajetória da educação e da Pedagogia Histórico-Crítica na rede pública municipal de Araucária/PR: lutas e disputas
Other Titles: The trajectory of education and the historic-critical pedagogy in the public municipal web of Araucária/PR: fights and disputes
Autor: Justina, Verieli Della 
Primeiro orientador: Orso, Paulino José
Primeiro membro da banca: Orso, Paulino José
Segundo membro da banca: Mata, Vilson Aparecido da
Terceiro membro da banca: Malanchen, Julia
Quarto membro da banca: Gonçalves, Sebastião Rodrigues
Resumo: Esta pesquisa de mestrado trata da trajetória da educação e da experiência de institucionalização da Pedagogia Histórico-Crítica na rede pública municipal de Araucária/PR. Apresentamos, no primeiro capítulo, as teorias pedagógicas dominantes na história da educação no Brasil, as chamadas teorias pedagógicas burguesas, as teorias crítico reprodutivistas e o surgimento da Pedagogia Histórico-Crítica como alternativa teórica na disputa pela transformação da realidade. Analisando os documentos elaborados para a educação pública do município, sua trajetória e as contradições presentes nesse processo, no segundo capítulo, abordamos a Pedagogia Histórico-Crítica inserida na história da educação de Araucária, as Diretrizes Municipais elaboradas a partir de 1992, publicadas em 2004 e 2012, e os Planos Municipais de Educação de 2008 e 2015. No mesmo capítulo também abordamos o momento de implantação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) como projeto nacional de desmonte da educação pública e seu impacto no trabalho dos educadores. No terceiro capítulo, buscamos identificar movimentos organizados pelos trabalhadores da educação do município, como a formação do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária, do Fórum em Defesa da Escola Pública, Gratuita, Universal e de Qualidade Social e dos Grupos de Estudos sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, apontando elementos presentes na luta realizada por trabalhadores da educação do município, em defesa da qualidade para a escola pública para os filhos e filhas da classe trabalhadora.
Abstract: This masters research on Education develops itself around the experience in institutionalization of the Historical-Critical Pedagogy (HCP) in the city of Araucaria-PR, having the intention of analyzing the documents elaborated for the city’s public education, its trajectory and the contradictions around that attempt. Presenting, on the first chapter, the main pedagogic theories throughout Brazil’s history of education, the critic-reproductive theories and the appearance of Historical-Critical Pedagogy as an alternative theory in the quarrel for transformation of reality. In the second chapter, we approach Historical-Critical Pedagogy in the city of Araucaria, Municipal Guidelines elaborated from 1992, published between 2004 and 2012, and the Municipal Plans of Education from 2008 and 2015. On that same chapter, we also approach the moment of enactment of the National Curriculum Common Base (NCCB) as a national project of dismantlement of the public education and its impact in the teachers’ work. On the third chapter we look for identifying the movements organized by the education workers of the city, as of the formation of the Syndicate of Municipal Teachers from Araucaria and the Forum in Defense of Public Schools, and the thinking about the consequences of those movements, pointing to elements of experimentation on the institutionalization of the Historical-Critical Pedagogy in the city, to identify progress and challenges, approximations and distancing, in defense of formal education of quality to the children of the working class.
Keywords: Educação pública
Pedagogia Histórico-Crítica
Município de Araucária/PR
Education
Historical-Critical Pedagogy
School Education
City of Araucaria-PR
CNPq areas: Educação e Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: JUSTINA, Verieli Della. A trajetória da educação e da Pedagogia Histórico-Crítica na rede pública municipal de Araucária/PR: lutas e disputas. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5680
Issue Date: 28-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Verieli_Justina2021.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons