Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/5672
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Análise comparativa de práticas pedagógicas em relação ao rendimento escolar a partir dos questionários contextuais da Prova Brasil: o IDEB em quatro municípios da Região Oeste do Paraná |
Other Titles: | Comparative analysis of pedagogical practices in relation to school performance from the contextual questionnaires of Prova Brasil: IDEB in four municipalities in the West Region of Paraná |
Autor: | Lemos, Daniele Franchini |
Primeiro orientador: | Soligo, Valdecir |
Primeiro membro da banca: | Soligo, Valdecir |
Segundo membro da banca: | Estrada, Adrian Alvarez |
Terceiro membro da banca: | Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema central as avaliações em larga escala no Brasil e suas relações com as práticas pedagógicas dos professores na educação básica. Ao observarmos os dados referentes ao IDEB dos municípios paranaenses, percebemos uma diferença significativa entres os resultados obtidos pela rede estadual em comparação às redes municipais de educação. Sendo assim, a presente pesquisa objetiva, por meio da análise dos questionários contextuais da Prova Brasil, identificar e analisar práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de ambas as redes de ensino, com o intuito de identificar fatores que podem contribuir para os índices obtidos. Em termos de organização a pesquisa apresenta as avaliações em larga escala com foco no SAEB, discute o conceito de qualidade educacional na atualidade apresentando as políticas de avaliação da educação básica, traz informações relevantes à compreensão dos dados coletados por meio dos questionários contextuais e apresenta os dados coletados pelo INEP e disponibilizados pelo site QEdu, de maneira a possibilitar comparar os resultados obtidos pelas redes estadual e municipais do estado do Paraná, relacionando-os com a prática pedagógica por meio dos questionários de contexto da Prova Brasil a partir de um conjunto de municípios da região oeste do Paraná. A pesquisa tem como base quatro municípios membros da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). Utilizamos os índices oficiais do estado e dos municípios, bem como os questionários de contexto da Prova Brasil dos municípios de Catanduvas, Céu Azul, Guaraniaçu e Santa Tereza do Oeste. Além da análise de conteúdo e dados, também teve papel de destaque neste trabalho a revisão bibliográfica e documental. Por meio da pesquisa realizada foi possível analisar e perceber diferenças significativas entre a prática pedagógica dos docentes da rede estadual em comparação as redes municipais de ensino dos municípios abordados. O estudo identificou possíveis fatores diferenciadores no rendimento destas redes nas avaliações em larga escala. |
Abstract: | This research has as its central theme large-scale evaluations in Brazil and their relationship with the pedagogical practices of teachers in basic education. When observing the IDEB data of the Paraná’s counties, we noticed a significant difference between the results obtained by the state education network in comparison to the counties. Therefore, the present research has the objective of through the analysis of the contextual questionnaires of Prova Brasil, to identify and analyze pedagogical practices used by teachers from both education networks, in order to identify factors that can contribute to the obtained indexes. In terms of organization, the research presents large-scale assessments with a focus on SAEB, discussing the concept of educational quality today, presenting basic education assessment policies, provides relevant information for understanding the data collected through contextual questionnaires and presents the data collected by INEP and made available by the QEdu website, in order to make it possible to compare the results obtained by the state and municipal networks of the state of Paraná, relating them to the pedagogical practice through the context questionnaires from Prova Brasil to a set of municipalities in the western region of Paraná. The research, which is based on four municipalities that are members of the Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). We used the official indexes from the state and counties, as well as the context questionnaires of Prova Brasil in the municipalities of Catanduvas, Céu Azul, Guaraniaçu and Santa Tereza do Oeste. Besides the content and data analysis, bibliographic and documentary review also played an important role in this work. Through the research it was possible to analyze and perceive significant differences between the pedagogical practice of teachers from the state education network in comparison to the county cities covered. The study identified possible differentiating factors in the performance of these networks in large scale assessments. |
Keywords: | Avaliação em larga escala Prática pedagógica IDEB SAEB Large-scale assessment Pedagogical practice IDEB SAEB |
CNPq areas: | Sociedade e Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | LEMOS, Daniele Franchini. Análise comparativa de práticas pedagógicas em relação ao rendimento escolar a partir dos questionários contextuais da Prova Brasil: o IDEB em quatro municípios da Região Oeste do Paraná. 2021. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/5672 |
Issue Date: | 24-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Daniele_Lemos2021.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License