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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação a distância e formação docente no Sudoeste do Paraná: o protagonismo do Curso de Pedagogia
Other Titles: Distance education and teacher education in the Southwestern of Paraná: the protagonism of the Pedagogy Course
Autor: Almeron, Andrews Alves 
Primeiro orientador: Portelinha, Ângela Maria Silveira
Primeiro membro da banca: Portelinha, Ângela Maria Silveira
Segundo membro da banca: Castanha, Andre Paulo
Terceiro membro da banca: Nez, Egeslaine de
Quarto membro da banca: Giolo, Jaime
Resumo: Esta pesquisa insere-se na linha 1 “Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – nível de Mestrado – da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Francisco Beltrão. A temática concentra-se na formação docente, e seu objeto investigativo é a expansão dos Cursos de Pedagogia a distância na região Sudoeste do Paraná. A proposta decorre das discussões e pesquisas promovidas pelo grupo de pesquisa “Educação Superior, Formação e Trabalho Docente” (GESFORT), do qual o pesquisador é integrante, além das experiências vivenciadas por meio do Curso de Pedagogia desta instituição e da necessidade de compreender a temática frente à atual conjuntura de protagonismo da modalidade, em particular no campo das licenciaturas, onde o Curso de Pedagogia é apontado com o maior ascendente. Dessa forma, o problema de pesquisa delimita-se em responder: Quais as implicações da expansão da educação a distância para a formação inicial nos Cursos de Pedagogia da região Sudoeste do Paraná? Considerando o questionamento, o objetivo geral da pesquisa é analisar a expansão dos cursos de Pedagogia a distância na região Sudoeste do Paraná, explicitando as implicações para a formação inicial dos professores. Para isso, os procedimentos metodológicos adotados aliam a pesquisa bibliográfica a uma análise documental, recorrendo a decretos, portarias e resoluções relativas à educação a distância (EaD) e a outras políticas educacionais, bem como a estudos oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES). A pesquisa se sustenta em uma abordagem crítico-dialética, dispondo de um referencial teórico que possibilitou analisar o objeto estabelecendo uma relação entre educação e sociedade. Autores como Schaff (1995), Belloni (1998), Preti (2011), Dardot e Laval (2016) contribuíram para explicitar a era da informação e da comunicação atual, articulando o fenômeno da EaD, desde sua chegada no Brasil às relações com um modelo social hegemônico, além de Gatti e Barreto (2009), Freitas (2002), Saviani (2007, 2008, 2010), Contreras (2002), com os quais se fundamentam os estudos relativos às políticas de formação docente. As análises direcionam ao entendimento de que as políticas educacionais foram responsáveis por assegurar, delinear e expandir a EaD no Brasil, em especial com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/1996 e com o decreto n.º 9057/2017. Os resultados apontam as contradições presentes na modalidade como a ausência de pressupostos filosóficos que orientam o Curso de Pedagogia a distância, bem como as imprecisões nos dados estatísticos. Quanto às implicações para a formação docente, destacam-se a proletarização do trabalho docente, a relação professor/aluno e o sucateamento da formação docente.
Abstract: This research is inserted in research line 1 “Culture, Educational Processes and Teacher Education” of the Stricto Sensu Post Graduation Program in Education – Master's Degree – from the Western Paraná State University (UNIOESTE), campus of Francisco Beltrão. The thematic focus on teacher training and its investigative object is the expansion of Distance Pedagogy Courses in the Southwestern of Paraná. The proposal follows the discussions and researches made by the Research Group called ” Higher Education, Academic Training and Teaching Work” (GESFORT), of wich the researcher is part of, in addition to the experiences lived through the Pedagogy Course that this institution offers and the need of understanding the thematic in face of the present conjuncture of protagonism of this modality, particularly in the licentiate courses, where Pedagogy Course is pointed out as the biggest upward. Therefore, the research problem delimits itself to answer the question: what are the implications of the expansion of distance education to the initial shaping in Pedagogy Courses in the Southwestern region of Paraná? Considering the questioning, the general goal of this reseach is to analyze the expansion of distance Pedagogy Courses in the Southwestern of Paraná, making explicit the implications to the teachers initial learning. For this purpose, the chosen methodological procedures ally the bibliographic research to a document analysis, resorting to decrees, ordinance and resolutions that relate to distance education (EaD) and to others educational policies, as well as official studies disclosed by The National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) and by The Paraná Institute for Economical and Social Development (IPARDES). The research is sustained by a Criticial-Dialectic approach, using of a theoretical framework that made possible to analyze the object by establishing a relationship between education and society. Authors such as Schaff (1995), Belloni (1998), Preti (2011), Dardot e Laval (2016) contributed to expose the current information and communication age, articulating the EaD phenomenon since its arrival in Brazil to the relations with a hegemonic social model, besides of Gatti and Barreto (2009), Freitas (2002), Saviani (2007, 2008, 2010), Contreras (2002), on which are substantiate the studies concerning the policies of teacher education. The analysis take us to the understanding that the educational policies were responsible to secure, outline and expand the EaD in Brazil, especially with the enactment of the Law of Lines of Direction and Bases of National Education (LDBEN) number 9394/1996 and with the decree number 9057/2017. The results point the contradictions existing in this educational modality such as in the absence of philosophical foundations that guides the Distance Pedagogy Course, as well as the inaccuracies on the statistic data. Regarding the implications to the teachers learning the proletarianization of the teachers work, the teacher/student relationship and the dismantling of teacher education stood out
Keywords: Educação a Distância
Formação Docente
Mercadoria
Sudoeste do Paraná
Distance Education. Teacher Education. Merchandise. Southwestern of Paraná
Teacher Education
Merchandise
Southwestern of Paraná
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÂO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: ALMERON, Andrews Alves. Educação a distância e formação docente no Sudoeste do Paraná: o protagonismo do Curso de Pedagogia. 2021. 132 f.. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5560
Issue Date: 15-Mar-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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