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Tipo do documento: Dissertação
Title: Tropeirismo e educação no caminho de palmas a Palmeira/Pr: limites e possibilidades de escolarização (1854-1916)
Other Titles: Tropeirismo and education on the route of the Estrada de Palmas-Palmeira: the limits and possibilities of schooling (1854-1916)
Autor: Muller, Bruna Aldine 
Primeiro orientador: Castanha, Andre Paulo
Primeiro membro da banca: Castanha, Andre Paulo
Segundo membro da banca: Ghedini, Cecilia Maria
Terceiro membro da banca: Silva, João Carlos da
Quarto membro da banca: Stenzler, Marcia Marlene
Resumo: A presente pesquisa está vinculada a linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus de Francisco Beltrão e tem como temática de investigação a relação entre movimento tropeiro e a escolarização na área de influência da Estrada de Palmas-Palmeira no Estado do Paraná. A Estrada de Palmas-Palmeira foi uma ramificação do Caminho das Missões, que buscava atender as necessidades comerciais decorrentes do grande tropeirismo do século XIX, possibilitando o trânsito de gado proveniente da região missioneira e dos Campos de Palmas, até o Caminho de Viamão, que passava pela cidade de Palmeira. Tendo em vista as transformações históricas, sociais e culturais que se desenvolveram em torno desse percurso pertencente à Província paulista até 1853, e depois ao Paraná, a presente pesquisa tem como objetivo compreender a relação entre tropeirismo e a institucionalização da educação na área de influência da Estrada Palmas-Palmeira, no período de 1854 até 1916. A delimitação temporal tem início em 1854, por ser o marco inicial do governo na Província do Paraná, quando o governo paranaense passou a organizar a instrução pública e demais setores. Já o recorte de 1916, marcou o acordo de limites entre o Estado do Paraná e Santa Catarina, fato histórico que caracterizou o fim da Guerra do Contestado e a configuração de novas fronteiras entre os dois estados. A investigação está alicerçada em fontes documentais, tendo como foco de análise a legislação educacional do período, os relatórios dos presidentes de províncias, relatórios dos governadores do estado, relatórios dos inspetores de instrução pública e professores, além de fontes bibliográficas e iconográficas. A metodologia adotada é a análise documental, considerando o contexto da produção das fontes e o cruzamento das informações/dados revelados pela documentação. Mediante o exposto, afirmamos que a introdução do tropeirismo na região foi importante à exploração do território e para a dinamização da fixação dos primeiros colonizadores. Esses sujeitos expulsaram e dizimaram os indígenas e organizados em grandes latifúndios, expandiram a criação e a invernagem do gado, com base no trabalho escravo, em uma sociedade religiosa e patriarcal. Nessa estrutura, a escolarização vinculada às políticas provinciais foi materializada com a implementação de escolas isoladas elementares. Frente à inserção de novas atividades econômicas houve o aumento demográfico e a escolarização gradativamente apresentou expansão. Concluímos dessa forma, que foi incipiente a implementação de instituições escolares na Estrada de Palmas, quando a atividade agropastoril integrou os aspectos estruturais dessa sociedade, pois a escolarização pública nesse contexto, não foi um elemento de interesse. Para tal, o número de escolas apresentou relativo aumento quando novas atividades econômicas tiveram ascensão e os ideais republicanos começavam a ser divulgados.
Abstract: The present research is linked to the line of research Society, Knowledge, and Education, of the Postgraduate Program in Education, Master's level, of the State University of Western Paraná - Francisco Beltrão campus and its research theme is the relationship between Tropeiro Movement and schooling in the area of influence of the Estrada de Palmas-Palmeira in the State of Paraná. The Estrada de Palmas-Palmeira was a branch of the Caminho das Missões, which sought to meet the commercial needs arising from the great Tropeirismo of the 19th century, allowing the transit of cattle from the missionary region and the Campos de Palmas to the Caminho de Viamão, which passed through the city of Palmeira. Given the historical, social, and cultural transformations that developed around this route belonging to the São Paulo Province until 1853, and later to Paraná, the present research aims to understand the relationship between Tropeirismo and the institutionalization of education in the area of influence of the Estrada Palmas-Palmeira, from 1854 to 1916. The temporal delimitation began in 1854, as it was the government's initial landmark in the Province of Paraná when the Paraná government started to organize public education and other sectors. The 1916 clipping marked the boundary agreement between the State of Paraná and Santa Catarina, a historic fact that characterized the end of the Contestado War and the configuration of new frontiers between the two states. The investigation is based on documentary sources, focusing on the analysis of the educational legislation of the period, reports from provincial presidents, reports from state governors, reports from public education inspectors and teachers, as well as bibliographic and iconographic sources. The adopted methodology is the documentary analysis, considering the context of the production of the sources and the crossing of the information/data revealed by the documentation. Given the above, we affirmed that the introduction of Tropeirismo in the region was important for exploring the territory and the dynamization of the establishment of the first colonizers. These tropeiros expelled and decimated the indigenous people and organized them into large estates, expanded the breeding and wintering of cattle, based on slave labor, in a religious and patriarchal society. In this structure, schooling linked to provincial policies was materialized with the implementation of isolated elementary schools. Faced with the insertion of new economic activities, there was a demographic increase and schooling gradually expanded. We concluded in this way, that the implementation of school institutions in Estrada de Palmas was incipient when the agropastoral activity integrated the structural aspects of this society because public schooling in this context was not an element of interest. To this end, the number of schools showed a relative increase when new economic activities rose and republican ideals began to be disseminated.
Keywords: História da Educação
Paraná Séculos XIX e XX
Educação Primária
Região Sul do Paraná.
History of Education
Paraná XIX and XX centuries
Primary Education
Southern Region of Paraná
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: MULLER Bruna Aldine. Tropeirismo e educação no caminho de palmas a Palmeira/Pr: limites e possibilidades de escolarização (1854-1916). 2021. 161 f.. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5535
Issue Date: 19-Feb-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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