Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5529
Tipo do documento: Dissertação
Title: Coordenação pedagógica: trabalho de articulação e encaminhamentos pedagógicos desenvolvidos em escolas municipais de Cascavel/PR
Other Titles: Pedagogical coordination: articulation work and pedagogical referrals developed in municipal schools in Cascavel/PR
Autor: Carnaval, Geórgia Stéphanie Kieltika 
Primeiro orientador: Bastos, Carmen Celia Barradas Correia
Primeiro membro da banca: Bastos, Carmen Celia Barradas Correia
Segundo membro da banca: Figueiredo, Ireni Marilene Zago
Terceiro membro da banca: Versa, Cezar Roberto
Resumo: A Coordenação Pedagógica tem marcado sua existência como órgão que promove a articulação das ações educativas das instituições escolares. Para tanto, qual é a repercussão das práticas rotineiras de reuniões pedagógicas na especificidade de Conselho de Classe, nas escolas da Educação Básica, para a consolidação profissional do professor? Como se organizam os trabalhos pedagógicos para aprofundamento e análise sobre as situações, problemas e dificuldades mencionados a partir dos diálogos e decisões realizadas nas reuniões pedagógicas de Conselho de Classe? Essas perguntas motivaram o presente estudo, que tem por objetivo desvelar a realidade institucional da Coordenação Pedagógica, a partir da percepção sobre reuniões pedagógicas em seus desdobramentos no cotidiano escolar, apresentando discussões que valorizam esse espaço como locus de qualificação profissional dos docentes com objetivo de melhorar as práticas pedagógicas das escolas e não somente ter o foco na parte burocrática. Realizamos a pesquisa em escolas municipais de Cascavel/PR, com uma amostra de 30% (quinze escolas), contemplando as regiões geográficas urbanas da cidade como critério de definição quantitativa para compor a amostra pretendida, sendo realizado sorteio aleatório para a escolha. Trata-se de uma pesquisa qualitativa no âmbito escolar, com abordagem fenomenológica, que desvelou, por intermédio de análise dos registros cotidianos das suas reuniões de Conselho de Classe, as ações e consequências das decisões tomadas que possam constituir propostas de formação continuada para o corpo docente. O corpus de dados da pesquisa foi composto pelas Categorias de Análise, que remetem ao interesse da pesquisa, destacadas nas leituras e análise dos documentos formais dos registros das reuniões de Conselho de Classe, promovidas pela Coordenação Pedagógica das escolas no período do ano de 2017. Buscamos compreender como a Coordenação Pedagógica pode contribuir para a melhoria da prática do professor, possibilitando uma contínua qualificação da sua prática docente e oportunizando o debate de se construir/constituir um espaço de formação continuada dos professores, a partir das experiências cotidianas das reuniões pedagógicas em escolas da Educação Básica. Compreendemos que as Unidades de Significado (US), sintetizadas em Categorias de Análise, trouxeram a essência da nossa pesquisa, apresentando aspectos importantes para compreendermos esse fenômeno, contribuindo para o exercício da função de coordenador pedagógico e a formação continuada de todos os professores na escola.
Abstract: The pedagogical coordination has marked its existence as an organ that promotes the articulation of educational actions in schools. Therefore, what is the repercussion of the routine practices of pedagogical meetings on the specificity of the Class Council, in the schools of Basic Education, for the professional consolidation as a teacher? How are the pedagogical works organized to deepen and analyze the situations, problems and difficulties mentioned in the dialogues and decisions made in the pedagogical meetings of the Class Council? These questions motivated the present study, which aims to unveil the institutional reality of pedagogical coordination, based on the perception of pedagogical meetings in their unfolding in the school routine, presenting discussions that value this space as the locus of teacher’s professional qualification with a view to improve school teaching practices and not to focus only on bureaucracies. We conducted the study in municipal schools in Cascavel/PR, with a sample of 30%, therefore, fifteen schools, contemplating the urban geographic regions of the city as a criterion of quantitative definition to compose the intended sample, there was a random draw to choose these schools. It is a qualitative research in the school environment, with a phenomenological approach, which revealed, through the analysis of the daily records in Class Council meetings, the actions and consequences of the decisions taken that may constitute proposals for continuing professional development for teachers. The research corpus was composed of Categories of Analysis which refer to the study objective, highlighted in the readings and analysis of the formal documents that presents the records of the Class Council meetings promoted by the pedagogical coordination of schools in the period of the year 2017. We seek to understand how the pedagogical coordination can contribute to the improvement of teacher practice, enabling a continuous qualification of their teaching practice and providing an opportunity for the debate to build/constitute a space for continuing education for teachers, based on the daily experiences of pedagogical meetings in schools We understand that the meaning units synthesized in Categories of Analysis, brought the essence of our research, presenting important aspects to understand this phenomenon, contributing to the role of the pedagogical coordinator and the continuing education for teachers in school.
Keywords: Coordenação Pedagógica
Formação continuada
Conselho de classe
Pedagogical coordination
Continuing education
Class council
CNPq areas: Sociedade e Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: CARNAVAL, Geórgia Stéphanie Kieltika. Coordenação pedagógica: trabalho de articulação e encaminhamentos pedagógicos desenvolvidos em escolas municipais de Cascavel/PR. 2020. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5529
Issue Date: 2-Sep-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geórgia_Carnaval2020.pdf919.4 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons