Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5420
Tipo do documento: Dissertação
Title: Ensino da narrativa no 5.º ano do Ensino Fundamental: caminhos para resiliência, cuidado de si e do outro, superação de conflitos e acesso à vida social
Other Titles: The teaching of narratives in the 5th year of Elementary School: paths to resilience, care for oneself and the other, overcoming conflicts and access to social life
Autor: Cotta, Valdirene Aparecida 
Primeiro orientador: Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Primeiro membro da banca: Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Segundo membro da banca: Paulino, Itamar Rodrigues
Terceiro membro da banca: Sella, Aparecida Feola
Quarto membro da banca: Neves, Joana D'Arc de Vasconcelos
Quinto membro da banca: Alves, Helionora da Silva
Resumo: Nesta dissertação, apresentamos reflexões teóricas e proposições didáticas relacionadas às narrativas canônicas como caminho de resiliência, cuidado de si e do outro, superação de conflitos e acesso à vida social, dada sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento humano. O objetivo geral da pesquisa foi proporcionar aos alunos reflexões sobre o processo de ler e criar narrativas de modo a ampliar a resiliência e a capacidade de enfrentar os obstáculos da vida a partir de experiências e dos múltiplos processos de acesso à leitura e à escrita. Trata se de pesquisa qualitativa interpretativista, em que utilizamos os métodos da pesquisa bibliográfica para a revisão da literatura, e da pesquisa-ação, mediante técnica da observação, elaboração e aplicação de uma Unidade Didática que trata do ensino de narrativas, direcionada ao 5° ano do Ensino Fundamental. Adotamos como base teórica o método de análise de narrativas por meio do percurso gerativo de sentido da semiótica narrativa idealizada por Greimas. Para fundamentar nossa discussão e a elaboração da unidade didática, apoiamo-nos principalmente nas ideias de Greimas (1973-2014), Fiorin (2003-2011), Bruner (2001-2002) e Grandesso (2000), entre outros autores. A partir das reflexões teóricas e da aplicação das atividades aos alunos, desenvolvemos a análise dos resultados, que mostram que as estratégias utilizadas favoreceram a compreensão de narrativas canônicas na perspectiva posta no objetivo da pesquisa. Os alunos compreenderam que as expressões narrativas, orais e escritas, interferem na vida dos sujeitos, possibilitando expressar sua forma de pensar, seus sentimentos, emoções e conhecimentos, de forma a contribuir efetivamente para a formação social, cultural e cognitiva.
Abstract: In this master thesis, we present theoretical reflections and didactic propositions related to canonical narratives as a path to resilience, care for oneself and the other, overcoming of conflicts and access to social life, given its ability to contribute to human development. The general objective of research was to provide students with reflections on the process of reading and creating narratives to increase resilience and the ability to face life’s obstacles based on experiences and on the multiple processes of access to reading and writing. It is a qualitative interpretive research, in which we use the methods of bibliographic research to review the literature, and of action research, through the technique of observation, elaboration and application of a Didactic Unit addressing the teaching of narratives to the 5th year of Elementary School. Our theoretical framework is mainly based on the method of analysis of narratives through the generative path of signification, according to Greimas’ narrative semiotics. To support our discussion and the development of the didactic unit, we rely mainly on the works by Greimas (1973-2014), Fiorin (2003-2011), Bruner (2001-2002) and Grandesso (2000), among other authors. Based on the theoretical reflections and the application of activities to students, we analyzed the results, which show that the strategies used in the classes favored the understanding of canonical narratives from the perspective announced in the research objective. The students understood that oral and written narrative expressions interfere in the subjects’ lives and allow them to express their way of thinking, their feelings, emotions and knowledge, and thus the narratives can contribute effectively to the social, cultural and cognitive education.
Keywords: Ensino de narrativa
Anos iniciais do Ensino Fundamental
Resiliência
Superação
Teaching of narratives
Early years of Elementary School
Resilience
Overcoming
CNPq areas: Linguagens e Letramentos
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: COTTA, Valdirene Aparecida. Ensino da narrativa no 5.º ano do Ensino Fundamental: caminhos para resiliência, cuidado de si e do outro, superação de conflitos e acesso à vida social. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5420
Issue Date: 18-Feb-2021
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valdirene_Cotta2021.pdf2.68 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons