Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCotta, Valdirene Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6762463090163546por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009141052525686por
dc.contributor.referee1Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009141052525686por
dc.contributor.referee2Paulino, Itamar Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7267990477179816por
dc.contributor.referee3Sella, Aparecida Feola-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297322988541357por
dc.contributor.referee4Neves, Joana D'Arc de Vasconcelos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658289632563411por
dc.contributor.referee5Alves, Helionora da Silva-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5046984810371338por
dc.date.accessioned2021-06-14T13:37:29Z-
dc.date.issued2021-02-18-
dc.identifier.citationCOTTA, Valdirene Aparecida. Ensino da narrativa no 5.º ano do Ensino Fundamental: caminhos para resiliência, cuidado de si e do outro, superação de conflitos e acesso à vida social. 2021. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5420-
dc.description.resumoNesta dissertação, apresentamos reflexões teóricas e proposições didáticas relacionadas às narrativas canônicas como caminho de resiliência, cuidado de si e do outro, superação de conflitos e acesso à vida social, dada sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento humano. O objetivo geral da pesquisa foi proporcionar aos alunos reflexões sobre o processo de ler e criar narrativas de modo a ampliar a resiliência e a capacidade de enfrentar os obstáculos da vida a partir de experiências e dos múltiplos processos de acesso à leitura e à escrita. Trata se de pesquisa qualitativa interpretativista, em que utilizamos os métodos da pesquisa bibliográfica para a revisão da literatura, e da pesquisa-ação, mediante técnica da observação, elaboração e aplicação de uma Unidade Didática que trata do ensino de narrativas, direcionada ao 5° ano do Ensino Fundamental. Adotamos como base teórica o método de análise de narrativas por meio do percurso gerativo de sentido da semiótica narrativa idealizada por Greimas. Para fundamentar nossa discussão e a elaboração da unidade didática, apoiamo-nos principalmente nas ideias de Greimas (1973-2014), Fiorin (2003-2011), Bruner (2001-2002) e Grandesso (2000), entre outros autores. A partir das reflexões teóricas e da aplicação das atividades aos alunos, desenvolvemos a análise dos resultados, que mostram que as estratégias utilizadas favoreceram a compreensão de narrativas canônicas na perspectiva posta no objetivo da pesquisa. Os alunos compreenderam que as expressões narrativas, orais e escritas, interferem na vida dos sujeitos, possibilitando expressar sua forma de pensar, seus sentimentos, emoções e conhecimentos, de forma a contribuir efetivamente para a formação social, cultural e cognitiva.por
dc.description.abstractIn this master thesis, we present theoretical reflections and didactic propositions related to canonical narratives as a path to resilience, care for oneself and the other, overcoming of conflicts and access to social life, given its ability to contribute to human development. The general objective of research was to provide students with reflections on the process of reading and creating narratives to increase resilience and the ability to face life’s obstacles based on experiences and on the multiple processes of access to reading and writing. It is a qualitative interpretive research, in which we use the methods of bibliographic research to review the literature, and of action research, through the technique of observation, elaboration and application of a Didactic Unit addressing the teaching of narratives to the 5th year of Elementary School. Our theoretical framework is mainly based on the method of analysis of narratives through the generative path of signification, according to Greimas’ narrative semiotics. To support our discussion and the development of the didactic unit, we rely mainly on the works by Greimas (1973-2014), Fiorin (2003-2011), Bruner (2001-2002) and Grandesso (2000), among other authors. Based on the theoretical reflections and the application of activities to students, we analyzed the results, which show that the strategies used in the classes favored the understanding of canonical narratives from the perspective announced in the research objective. The students understood that oral and written narrative expressions interfere in the subjects’ lives and allow them to express their way of thinking, their feelings, emotions and knowledge, and thus the narratives can contribute effectively to the social, cultural and cognitive education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-06-14T13:37:29Z No. of bitstreams: 2 Valdirene_Cotta2021.pdf: 2744644 bytes, checksum: 2705dc8d23bf1d91513e366f89d479b1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-14T13:37:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Valdirene_Cotta2021.pdf: 2744644 bytes, checksum: 2705dc8d23bf1d91513e366f89d479b1 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-02-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de narrativapor
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.subjectResiliênciapor
dc.subjectSuperaçãopor
dc.subjectTeaching of narrativeseng
dc.subjectEarly years of Elementary Schooleng
dc.subjectResilienceeng
dc.subjectOvercomingeng
dc.subject.cnpqLinguagens e Letramentospor
dc.titleEnsino da narrativa no 5.º ano do Ensino Fundamental: caminhos para resiliência, cuidado de si e do outro, superação de conflitos e acesso à vida socialpor
dc.title.alternativeThe teaching of narratives in the 5th year of Elementary School: paths to resilience, care for oneself and the other, overcoming conflicts and access to social lifeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Valdirene_Cotta2021.pdf2.68 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons