Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5416
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCavalcante, Higor Miranda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1108783937946549por
dc.contributor.advisor1Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183por
dc.contributor.referee1Dal Molin, Beatriz Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457465179465183por
dc.contributor.referee2Souza, Ana Paula Vieira e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8840758628880141por
dc.contributor.referee3Corbari, Alcione Tereza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8655755961709836por
dc.contributor.referee4Santos, Jose Carlos dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8774702624197992por
dc.date.accessioned2021-06-11T14:03:25Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Higor Miranda. De mapas e sentidos: encaminhamentos para a elaboração de materiais para os cursos na modalidade de Educação Mediada pela Tecnologia de Comunicação Digital para o NEaDUNI. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/5416-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema a utilização das tecnologias digitais, especialmente as voltadas para a educação a distância, e tem como finalidade contribuir para o aprimoramento da Cartografia do Núcleo de Educação a Distância da Unioeste (NEaDUNI), principalmente para a produção de Objetos Digitais de Aprendência (ODA) voltados para a modalidade de Educação Mediada (Eme). O problema que direciona os estudos é este: como produzir um material adequado à modalidade de educação a distância que oriente o processo de produção ODA e que percorra os níveis do conhecimento (empírico, pseudoempírico e reflexionante), nos cursos ofertados pelo NEaDUNI, segundo o que sugerem os pensadores da transdisciplinaridade e transversalidade e do rizoma? Como objetivo geral, objetiva-se aprimorar, na cartografia do NEaDUNI, a seção que orientará sobre a produção de ODA e outros materiais didáticos para a modalidade mediada do Núcleo. Como objetivos específicos, busca-se: a) descrever alguns materiais que abordam sobre a construção de material didático para Eme; b) refletir sobre a concepção de material didático voltado para a modalidade de Educação Mediada pela Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) e para a concepção dos materiais produzidos pelo NEaDUNI; c) apresentar, como parte da cartografia do NEaDUNI, orientações que componham o mapa referencial para a produção de ODA para a modalidade de Educação Mediada. Como lastro teórico, o estudo realizado apoia-se na Linguística Aplicada e segue essencialmente os pressupostos dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, além de Hugo Assmann, Basarab Nicolescu, entre outros. Em relação à metodologia, além da pesquisa bibliográfica acerca de algumas pesquisas já realizadas sobre a produção de materiais para a educação a distância, sobre o conceito de cartografia e os níveis do conhecimento, realiza-se investigação documental, focando-se na descrição de três documentos elaborados por Universidades Públicas e projetos governamentais que orientam sobre a produção de materiais didáticos para a Educação Mediada. A pesquisa de natureza aplicada teve como resultado a produção de um material referencial para orientar a produção de materiais didáticos para cursos ofertados na modalidade a distância. Esse material aborda: a seleção dos conhecimentos para compor o material didático, as metodologias e estratégias para essa modalidade, o processo de construção do material, as Situações de Aprendência, em que se busca apresentar orientações de como o professor pode elaborar atividades que percorram os três níveis do conhecimento, a partir das teorias deleuzeguattarianas, e alguns aspectos da questão de direitos autorais dos materiais compartilhados na internet.por
dc.description.abstractLa investigación tiene como temática el uso de las tecnologías digitales, especialmente aquellas para la educación a distancia, y tiene como finalidad auxiliar en la mejora de la Cartografía del ‘Núcleo de Educação a Distância da Unioeste’ (NEaDUNI), principalmente para la producción de Objetos Digitales de Aprendencia (ODA) para la modalidad de Educación Mediada (Eme). El problema que ordena los estudios es el siguiente: ¿cómo producir un material adecuado a la modalidad de educación a distancia que oriente el proceso de producción de ODA y que explore los niveles de conocimiento (empírico, pseudo-empírico y reflexionante), en los cursos ofrecidos por el NEaDUNI, de acuerdo con los investigadores de la transdisciplinariedad, transversalidad y del rizoma? El objetivo general es contribuir, en la cartografía de NEaDUNI, la sección que orientará la producción de ODA y otros materiales didácticos para la modalidad mediada del Núcleo. Los objetivos específicos son: a) describir algunos materiales que abordasen acerca de la construcción de materiales didácticos para Eme; b) reflejar sobre la concepción de material didáctico para la modalidad de educación mediada por la Tecnología de Comunicación Digital (TCD) y para la concepción de los materiales producidos por el NEaDUNI; c) presentar como parte de la cartografía de NEaDUNI orientaciones que vengan a componer el mapa referencial para la producción de ODA para la modalidad de Educación Mediada. Como base teórica, la investigación siguió por los presupuestos de la Lingüística Aplicada y el trabajo fue fundamentado esencialmente en los estudios filosóficos de Gilles Deleuze y Félix Guattari, además de Hugo Assmann, Basarab Nicolescu, entre otros. Con relación a la metodología, considerando la investigación bibliográfica acerca de parte de lo que ya fue estudiado sobre la producción de materiales para la educación a distancia, sobre los conceptos de cartografía y los niveles de conocimiento, se llevó a cabo investigación documental, focalizando en la descripción de tres documentos elaborados por Universidades Públicas y proyectos gubernamentales que orientaron la producción de materiales didácticos para la educación mediada. La investigación de naturaleza aplicada tuvo como resultado la producción de un material referencial para orientar la producción de materiales didácticos para los cursos ofrecidos en la modalidad a distancia. El material presenta cuestiones sobre: la selección de conocimientos para componer el material didáctico, las metodologías y estrategias para ese tipo de modalidad, el proceso de construcción del material, las Situaciones de Aprendencia, en que el objetivo es presentar orientaciones de como el profesor puede elaborar actividades que explore los tres niveles de conocimiento, a partir de las teorías deleuzeguattarianas, y algunos aspectos de la cuestión de derechos autorales de los materiales compartidos en la internet.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2021-06-11T14:03:25Z No. of bitstreams: 2 Higor_Cavalcante2021.pdf: 1948142 bytes, checksum: a108321bd8c82416fa6813b5e23020fc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-11T14:03:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Higor_Cavalcante2021.pdf: 1948142 bytes, checksum: a108321bd8c82416fa6813b5e23020fc (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-03-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação a Distânciapor
dc.subjectEnsino Mediadopor
dc.subjectProdução de Materiais Didáticospor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectNíveis do conhecimentopor
dc.subjectEducación a Distanciaspa
dc.subjectEnseñanza Mediadaspa
dc.subjectProducción de Materiales Didácticosspa
dc.subjectCartografíaspa
dc.subjectNiveles de conocimientospa
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleDe mapas e sentidos: encaminhamentos para a elaboração de materiais para os cursos na modalidade de Educação Mediada pela Tecnologia de Comunicação Digital para o NEaDUNIpor
dc.title.alternativeDe mapas y sentidos: orientaciones para la elaboración de materiales para los cursos en la modalidad de Educación Mediada por la Tecnología de Comunicación Digital para el NEaDUNIspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Higor Miranda Cavalcante.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons