Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5235
Tipo do documento: Dissertação
Title: A Pedagogia Histórico-Crítica e sua Teoria Político-Pedagógica
Other Titles: The Historical-Critical Pedagogy and its Political-Pedagogical Theory
Autor: Bialeski, Marlise Marlene Andrighetti 
Primeiro orientador: Orso, Paulino José
Primeiro membro da banca: Orso, Paulino José
Segundo membro da banca: Tureck, Lucia Terezinha Zanato
Terceiro membro da banca: Silva, João Carlos da
Quarto membro da banca: Nascimento, Maria Isabel Moura
Resumo: Inúmeras e diferentes teorias e correntes pedagógicas circularam e circulam no meio educacional brasileiro desde o início da colonização do nosso país até o momento atual. A maioria delas hegemônicas, pois conseguiram se tornar dominantes, foram oficializadas, divulgadas e defendidas pelo Estado, enquanto que a Pedagogia Histórico-Crítica, elaborada no início da década de 1980, configura-se como uma teoria contra-hegemônica, pois, busca intencional e sistematicamente colocar a educação a serviço das forças que lutam para a transformação social. A Pedagogia Histórico-Crítica, no momento atual, está completando quarenta e um anos de história. Se olharmos para esta história, podemos afirmar que há realmente uma produção significativa nessa linha teórica, no entanto, não podemos afirmar que nesta trajetória temos uma teoria pronta e acabada. Esta pesquisa investiga, nas produções teóricas da Pedagogia Histórico-Crítica, ao longo de seus quarenta e um anos, desde a elaboração de seus fundamentos teóricos, a teoria pedagógica inerente a esta. Através da análise dos elementos constitutivos da teoria histórico-crítica se confirma ser uma pedagogia dialética, fundamentada no método materialista histórico-dialético. Esta pesquisa se propõe contribuir com a produção coletiva da Pedagogia Histórico-Crítica de forma a auxiliar o trabalho pedagógico docente que se utiliza desse referencial teórico em sua prática, ao estabelecer os seus fundamentos didáticos, indicando ser o movimento teoria-práticateoria, de forma articulada a referência para sua efetivação.
Abstract: Uncounted and different theories and pedagogical trends circulated and circulate in the Brazilian educational environment from the beginning of the colonization of our country to the present moment. Most of them are hegemonic, because they succeeded to become dominant, have been made official, disseminated and defended by the State, while Historical-Critical Pedagogy, developed in the early 1980s, is configured as a counter-hegemonic theory, because intentionally and systematically seeks to place education at the service of those who struggle for social transformation. The Historical-Critical Pedagogy, at the moment, is completing forty-one years of history. If we look at this history, we can affirm that there's really a significant production in this theoretical line, however, we can't affirm that in this trajectory we have a ready and finished theory. This research investigates, in the theoretical productions of Historical-Critical Pedagogy, over his forty-one years, since the elaboration of its theoretical foundations, the pedagogical theory inherent in this. Through the analysis of the constituent elements of historical-critical theory it's confirmed to be a dialectical pedagogy, based on the historical-dialectical materialist method. It's also proposed to contribute to the collective production of Historical-Critical Pedagogy in order to assist the teaching pedagogical work that uses this theoretical framework in their practice, when establishing their didactic foundations, indicating to be the theory-practice-theory movement, in an articulated way, the reference for its effectiveness.
Keywords: Educação
História da Educação
Pedagogia HistóricoCrítica
Teoria pedagógica
Education
History of Education
Historical-Critical Pedagogy
Pedagogical Theory
CNPq areas: Sociedade, Estado e Educação
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: BIALESKI, Marlise Marlene Andrighetti. A Pedagogia Histórico-Crítica e sua Teoria Político-Pedagógica. 2020. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5235
Issue Date: 18-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marlise_Bialeski2020.pdf710.71 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons