Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5156
Tipo do documento: Dissertação
Title: A brincadeira como princípio orientador na organização do trabalho pedagógico na educação infantil
Other Titles: Playing activity as the guiding principle for pedagogical work’s organization in Early Childhood Education
Autor: Gnoatto, Patrícia 
Primeiro orientador: Umbelino , Janaina Damasco
Primeiro membro da banca: Umbelino , Janaina Damasco
Segundo membro da banca: Santos , Franciele Soares dos
Terceiro membro da banca: Araujo , Elaine Sampaio
Resumo: Esta pesquisa faz parte dos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa sobre Ensino, Aprendizagem e Teoria Histórico-Cultural (GEPEATH) e do Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. A fundamentação teórica está embasada na Teoria Histórico-Cultural e esta pesquisa é um estudo de caso nas turmas de Pré-escola II, das instituições de ensino de Itapejara D’Oeste/PR, que tem como objeto de estudo a brincadeira como eixo didáticometodológico, e por temática, a atividade do brincar. O objetivo principal é analisar como se articula a atividade do brincar e o trabalho pedagógico nas turmas de Pré- Escola II - Educação Infantil, no Município de Itapejara D’Oeste – Paraná. A partir dos fundametos dos principais autores da teoria (Vigotski, Leontiev, Elkonin, Mukhina), compreendemos as características do desenvolvimento das crianças em idade Pré- escolar e os princípios da Teoria Histórico-Cultural para a atividade do brincar; Caracterizamos o que é atividade principal, o brincar como atividade principal e qual a importância do brincar para o desenvolvimento da criança; Identificamos como a atividade do brincar está organizada nos documentos municipais e nas legislações para a Educação Infantil; Analisamos como os professores organizam a atividade do brincar na Pré-Escola II ofertadas em escolas municipais; Identificamos a compreensão dos professores sobre a importância da atividade do brincar para a criança de Pré-Escola II; e, finalmente, analisamos como a atividade do brincar é compreendida enquanto recurso didático-metodológico pelos professores da Pré-Escola II. Com nossos estudos, compreendemos que a brincadeira não é espontâneo na criança, mas resultado da construção histórica do conjunto dos homens e se organiza nas relações sociais. Diante da análise dos dados coletados, é possível afirmar que a brincadeira se articula como um recurso didático-metodológico na organização do trabalho pedagógico das instituições, no entanto o entendimento que estas têm sobre a atividade do brincar pressupõe uma visão espontaneísta do seu surgimento na criança. No entanto, para que a brincadeira seja um princípio orientador do trabalho pedagógico e para que esta atividade realmente aconteça, os professores precisam estar preparados, organizar o tempo e o espaço em que a atividade irá de se desenvolver, selecionar objetos que compõem a brincadeira, assim como o conteúdo que será desenvolvido.
Abstract: This research is part of the studies accomplished by the Research Group on Teaching, Learning and Historical-Cultural Theory (GEPEAThc) and from the Graduate Program in Education of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. The theoretical foundation is based on the Historical-Cultural Theory and this research is a case study in the Pre School classes II of the educational institutions of Itapejara D'Oeste / PR. The object of study is the playing activity as a didactic methodological axis, and as the thematic, the activity of playing.The main objective is to analyze how the activity of playing and the pedagogical work is articulated in Pre School II - Early Childhood Education classes, in the city of Itapejara D’Oeste - Paraná. From this object of study and based on the main authors of the theory (Vigotski, Leontiev, Elkonin, Mukhina), we understand the characteristics of the development of Pre School children and the elements of Historical-Cultural Theory for the activity of playing; We characterize what is the main activity, playing as the main activity and what is the importance of playing for children´s development; We identified how the activity of playing is organized in the city documents and legislation for Early Childhood Education; We analyzed how teachers organize the activity of playing in Pre School II classes offered in public schools; We identified the teachers' understanding of the importance that the activity of playing has for the Pre School II children; and, finally, we analyze how the activity of playing is understood as a didactic-methodological resource by the teachers of Pre School II. Through our study, we understand that the activity of playing is not spontaneous in children, but the result of the historical construction of the group of people and it is organized inside social relations. In view of the analysis of the collected data, it´s possible to claim that playing activities are articulated as a didactic-methodological resource in the organization of the educational work of the institutions, however, the understanding that the professionals of these institutions have about the activity of playing presupposes a spontaneistic view of its appearance in the child. However, for playing activities to become a guiding principle of pedagogical work and for this activity to really take place, teachers need to be prepared, organize the time and space in which the activity will happen, select objects that make up the playing activities, as well as the content that will be developed.
Keywords: Atividade do brincar
Pré-Escola
Educação Infantil
Teoria Históricocultural
Activity of Playing
Pre School
Children education
Historical-cultural theory
CNPq areas: EDUCAÇÃO:TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: GNOATTO, Patrícia. A brincadeira como princípio orientador na organização do trabalho pedagógico na educação infantil. 2020. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5156
Issue Date: 22-Jun-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patrícia Gnoatto 2020.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons