Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5083
Tipo do documento: Tese
Title: Uma cartografia do jovem leitor no município de Toledo – Paraná
Other Titles: A cartography of the young reader in Toledo/Paraná
Autor: Nascimento, Janete Marcia do 
Primeiro orientador: Lottermann, Clarice
Primeiro membro da banca: Lottermann, Clarice
Segundo membro da banca: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Terceiro membro da banca: Bottega, Rita Maria Decarli
Quarto membro da banca: Pinheiro, Alexandra Santos
Quinto membro da banca: Ceccantini, João Luís Cardoso Tápias
Resumo: A formação de leitores em espaços não escolares é o tema desta tese que se propôs a elaborar uma cartografia do jovem leitor no município de Toledo/PR, a fim de investigar, por meio de entrevistas, a formação de jovens leitores em diferentes espaços, na busca por ouvir suas vozes e conhecer as práticas que os afetaram, assim como os diferentes modos por meio dos quais construíram seus percursos de formação leitora. Este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa de campo, cujos instrumentos de coleta de dados foram entrevistas gravadas e questionários escritos, compostos por cinco (5) perguntas e realizadas com cento e oito (108) jovens, cuja faixa etária é de quinze (15) a dezenove (19) anos. Visando atingir tal objetivo, as perguntas elaboradas tiveram por finalidade identificar quem é leitor e quem não é, quais as suas preferências de leitura, se houve mediadores ou pessoas que os influenciaram a ler, quais seus modos de ler e, por fim, se há bibliotecas nos bairros onde residem e, em havendo, se costumam frequentá-las para empréstimos de livros ou para leitura naqueles espaços. A metodologia de análise dos dados coletados seguiu o procedimento de interpretação, cuja apresentação foi feita por meio do uso de tabelas, quadros e figuras, objetivando estabelecer relações entre teoria e prática, a fim de responder à principal pergunta elaborada para este trabalho de pesquisa: o que nos revela a cartografia dos jovens leitores entrevistados em nossa pesquisa? A base teórica utilizada neste trabalho foram as pesquisas de Petit (2009a; 2009b 2013), Colomer (2003; 2007), Street (2014), Cosson (2011) e Soares (2004; 2008; 2011). Após a coleta e análise dos dados, é possível concluir que: a maioria absoluta dos sujeitos da pesquisa se declarou leitora de textos literários, embora os gêneros, títulos e autores não tenham sido mencionados por muitos sujeitos quando questionados. Embora saibamos sobre a fragmentada leitura que se dá em meio à vida dos jovens sujeitos da pesquisa, é possível identificar que, dentre eles, há leitores em formação, leitores maduros, leitores iniciantes, leitores encantados com livros, textos, mídias variadas e também futuros leitores literários. Conhecer, por meio das perguntas de pesquisa, o percurso de formação leitora dos jovens sujeitos participantes foi importante pelo fato de, não só ter elaborado uma cartografia dos jovens leitores no município de Toledo, mas também porque foi possível constatar que a leitura ocorre sim, à revelia da escola, nos espaços nos quais a pesquisa foi desenvolvida.
Abstract: The theme of this thesis is the formation of readers in non-school spaces, which aimed at elaborating a cartography of the young reader in Toledo/Paraná, in order to investigate, through interviews, the formation of young readers in different spaces, in the search for listening to their voices and acknowledging the practices that affected them, as well as the different habits in which they built their way into their reading formation. This work was developed through a field research, in which the data collection instruments were constituted of recorded interviews and written questionnaires, composed of five (5) questions and applied to a hundred and eight (108) young people, aged between fifteen (15) and nineteen (19) years old. This number corresponds to one percent (1%) of the young population of the city, according to data from the last IBGE Census (2010). In order to achieve the goal, the questions aimed at identifying who is a reader and who is not, which are their preferences in reading, if they had mediators or people who influenced them to read, which are their reading modes, and, finally, if there are libraries where they live and, in case there are, if they are used to go there in order to borrow books or to read in those spaces. The methodology of data analysis followed an interpretation procedure, in which the presentation was made through the use of tables, charts and figures, aiming at establishing relations between theory and practice, in order to answer the main question of this research: what does the cartography of the young readers interviewed in our research reveal to us? The theoretical basis used in this research were works by Petit (2009a; 2009b 2013), Colomer (2003; 2007), Street (2014), Cosson (2011) and Soares (2004; 2008; 2011). After the data collection and analysis, it is possible to conclude that: the majority of the research subjects declared themselves to be readers of literary texts, although the genres, titles and writers were not mentioned by many of them when questioned. Even though we know about the fragmented reading that occurs in the life of the young subjects of the research, it is possible to identify that, among them, there are readers in formation, mature readers, beginning readers, readers who are enchanted with books, texts, varied media, and also future literary readers. Discovering, through the research questions, the reader formation path of the young subjects was important not just by the fact that we elaborated a cartography of the young reader in Toledo, but also because it was possible to verify that reading does occurs, despite of the school, in spaces where the research was developed.
Keywords: Cartografia
Jovens leitores
Formação leitora
Cartography
Young readers
Reading formation
CNPq areas: Linguagem e sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: NASCIMENTO, Janete Marcia do. Uma cartografia do jovem leitor no município de Toledo – Paraná. 2020. 188 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/5083
Issue Date: 31-Jul-2020
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Janete_Nascimento2020.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons