Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4794
Tipo do documento: Dissertação
Title: Memórias da guerra civil espanhola em El lápiz del carpintero e La plaza del diamante
Other Titles: Memorias de la guerra civil española en El lápiz del carpintero y La plaza del Diamante
Autor: Scher, Crislaine Alessandra de Lima 
Primeiro orientador: Fiuza, Adriana Aparecida de Figueiredo
Primeiro membro da banca: Silva, Acir Dias da
Segundo membro da banca: Oliveira, Katia Aparecida da Silva
Resumo: A pesquisa apresentada focalizou-se em reflexões e análises envolvendo o tema da materialização da memória nos romances El lápis del carpintero (1990) de Manuel Rivas e La plaza del Diamante (1962) de Mercè Rodoreda. A partir de estudos e de nosso conhecimento empírico sobre a temática, despontaram-nos questionamentos que se destacaram como norteadores de nossa investigação, nesse sentido, buscamos compreender o processo de materialização da memória emergente da guerra, pós-guerra e ditadura militar na Espanha por meio de narrativas literárias. Com o propósito de encontrar respostas a essa problematização, traçamos, como objetivo geral, analisar os tipos de memória presentes dentro das narrativas “La plaza del Diamante” e “El lápiz del carpintero” e como elas confluem para reavivar a história da Espanha, até então esquecida, observando ainda a maneira como essas memórias são construídas pelas personagens no decorrer dos romances. Na perspectiva de alcançar o objetivo proposto, as análises foram elaboradas considerando o contexto histórico, as relações entre memória, história, literatura e os estudos comparados. Inicialmente, apresentamos o panorama histórico em que as obras estão inseridas, utilizando como principais teóricos Helen Graham (2006) e Martin Blinkhorn (1994). Buscou-se apresentar também uma perspectiva sobre a literatura na Espanha durante a guerra e pós-guerra a partir das teorias de Paul Preston (2007) e María Corredera González (2010). Na sequência, pautamo-nos nos conceitos de memória individual, coletiva e histórica, de acordo com Paloma Aguilar Fernández (2008), Jacques Le Goff (1994), Maurice Hawlbachs (1990) e Pierre Nora (1981). Por fim, há um espaço dedicado às representações femininas dentro da obra, em que temos como base teórica Patrícia Rocha (2009), Pierre Bordieu (2017) e Mary Nash (1999). Esta pesquisa analisa, portanto, as obras buscando compreender os pontos de convergência e divergência nelas encontradas, percebendo como e por que essa construção acontece. Como resultado desse processo de investigação, entendemos que os romances cumprem uma de suas funções, que é a materialização da memória, pois, ao transporem para as narrativas os fatos individuais que atingiram uma grande parte da população espanhola, as memórias alcançam o âmbito coletivo, criando um espaço global na qual compartilham suas histórias. Além disso, a literatura surge nesse cenário como revisitadora das memórias na sociedade, mostrando que memórias individuais, coletivas e históricas são fundamentais para evitar o esquecimento de períodos e fatos tão significativos.
Abstract: La investigación presentada se centró en reflexiones y análisis que involucran el tema de la materialización de la memoria en las novelas El lápiz del carpintero (1990) de Manuel Rivas y La plaza del Diamante (1962) de Mercé Rodoreda. A partir de los estudios y nuestro conocimiento empírico sobre el tema, surgieron preguntas que se destacaron como guías de nuestra investigación, en este sentido buscamos entender el proceso de materialización de la memoria emergente de la guerra, la posguerra y la dictadura militar en España a través de narrativas literarias. Para encontrar respuestas a esta problemática, esbozamos, como objetivo general analizar los tipos de memoria presentes en las narrativas La plaza del Diamante y El lápiz del carpintero y cómo convergen para revivir la historia de España, hasta entonces olvidada, observando la forma en que estos recuerdos son construidos por los personajes en el curso de las novelas. Desde la perspectiva de la consecución del objetivo propuesto, los análisis se elaboraron teniendo en cuenta el contexto histórico, las relaciones entre la memoria, la historia, la literatura y los estudios comparativos. Inicialmente presentamos el panorama histórico en el que se insertan las obras, utilizando como teóricos principales Helen Graham (2006) y Martin Blinkhorn (1994). También buscamos presentar una perspectiva sobre la literatura en España durante la guerra y la posguerra a partir de las teorías de Paul Preston (2007) y María Corredera González (2010). A continuación, nos centramos en los conceptos de memoria individual, colectiva e histórica según Paloma Aguilar Fernández (2008), Jacques Le Goff (1994), Maurice Hawlbachs (1990) y Pierre Nora (1981). Por último, hay un espacio dedicado a las representaciones femeninas dentro de la obra, donde tenemos como base teórica Patricia Rocha (2009), Pierre Bordieu (2017) y Mary Nash (1999). Así, esta investigación analiza los trabajos que buscan entender los puntos de convergencia y divergencia que se encuentran en ellos, percibiendo cómo y por qué ocurre esta construcción. Como resultado de este proceso de investigación, entendemos que las novelas cumplen una de sus funciones, que es la materialización de la memoria, porque al transportar y narrar los hechos individuales que han llegado a gran parte de la población española, la memoria alcanza el ámbito colectivo, creando un espacio global en el que comparten sus historias. Además, la literatura emerge en este escenario como una revisión de los recuerdos en la sociedad, mostrando que los recuerdos individuales, colectivos e históricos son fundamentales para evitar el olvido de períodos y hechos tan significativos.
Keywords: Literatura Espanhola
Memória
Guerra Civil Espanhola
Literatura Española
Memoria
Guerra Civil Española
CNPq areas: ciencias humana
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: SCHER, Crislaine Alessandra de Lima. Memórias da guerra civil espanhola em El lápiz del carpintero e La plaza del diamante. 2020. 129 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel PR .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4794
Issue Date: 4-Mar-2020
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Crislaine Alessandra de Lima Scher.pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons