Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4697
Tipo do documento: Dissertação
Title: A abordagem dos multiletramentos na criação de objetos digitais de ensino-aprendizagem com o PowerPoint
Other Titles: An approach to the various types of creating digital teaching-learning objects with PowerPoint
Autor: Schach, Letícia 
Primeiro orientador: Castela, Greice da Silva
Primeiro membro da banca: Castela, Greice da Silva
Segundo membro da banca: Carlos, Valeska Gracioso
Terceiro membro da banca: Baumgartner, Carmen Teresinha
Quarto membro da banca: Santos, Maria Elena Pires
Resumo: A criação de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem (ODEAs) que contemplem os multiletramentos, especialmente a multimodalidade, por meio do software PowerPoint em uma perspectiva multimodal e hipertextual, é tema desta pesquisa, que está fundamentada nos parâmetros da Linguística Aplicada, dentro de uma abordagem qualitativa-interpretativista, sob forma de uma pesquisa-ação. Tendo isso em vista, buscou-se resposta ao seguinte questionamento: Os ODEAS produzidos por professores em um contexto de formação continuada voltado para o uso de tecnologias resultam em um produto que contempla os multiletramentos? Com o propósito de encontrar respostas a esse questionamento, traçou-se como objetivo geral verificar se ODEAs criados por professores em um contexto de formação continuada voltado para o uso de tecnologias, especificamente por meio do programa PowerPoint, contemplam os multiletramentos. Delimitou-se, também, objetivos específicos: identificar como os professores participantes da formação continuada entendem e afirmam utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs); identificar, após o curso, se houve novo posicionamento dos participantes da formação docente em relação às TDICs; verificar se a abordagem feita com tecnologias possibilitou aos professores a elaboração de ODEAs contemplando multiletramentos, especialmente a multimodalidade. Sustentam teoricamente esta pesquisa os autores ALMEIDA (2000), KENSKI (1998, 2008, 2012), LEMKE (2010), LÉVY (2004), MORAN (2008), PONTE (2000), ROJO (2009, 2013, 2016, 2017), ROJO e MOURA (2012), SOARES (2000, 2002, 2004), VALENTE e ALMEIDA (1997), VAN LEEUWEN (2011), WILEY (2000), XAVIER (2004, 2006, 2009). Os dados foram gerados a partir de questionários, de um diário de campo e dos ODEAs criados durante a formação docente. Identifica-se, ao final do estudo, que os ODEAs produzidos abordam de forma efetiva os multiletramentos, especialmente a multimodalidade. A pesquisa revela ainda os impactos positivos da formação docente na área das TDICs, sendo esta fundamental para levar o professor a refletir e ressignificar sua concepção sobre tecnologias na educação e sobre sua prática pedagógica, capacitando-o para que circule com mais competência e mais confiança no mundo digital contemporâneo
Abstract: The creation of digital teaching and learning objects (DTLO) that contemplate the multiliteracies, especially the multimodality, through the PowerPoint software in a multimodal and hypertextual perspective, is the subject matter of this research, which is grounded on the Applied Linguistics parameters, inside a qualitative-interpretive approach, in the form of an action research. Therefore the answer to the following question was sought: do the DTLO produced by teachers in a context of continuing education oriented to the use of technologies result in a product that contemplates the multiliteracies and the multimodality? Looking for answers to this question, the main objective was to verify if the DTLO created by teachers in a context of continuing education oriented to the use of technologies, specifically through PowerPoint, contemplate the multiliteracies. Specific objectives were also delimited: identifying how the participant teachers of the continuing education understand and allegedly use the Digital Information and Communication Technologies (DICT); identifying, after the course, if there was a new positioning of the teaching formation participants regarding the DICT; verifying if the approach made with technologies enabled the teachers to elaborate DTLO contemplating multiliteracies, especially the multimodality. Theoretically support this research the authors ALMEIDA (2000), KENSKI (1998, 2008, 2012), LEMKE (2010), LÉVY (2004), MORAN (2008), PONTE (2000), ROJO (2009, 2013, 2016, 2017), ROJO and MOURA (2012), SOARES (2000, 2002, 2004), VALENTE and ALMEIDA (1997), VAN LEEUWEN (2011), WILEY (2000), XAVIER (2004, 2006, 2009). The data were generated from questionnaires, from the researcher's fields notes and from the DTLO created during the teaching formation. It is possible to identify, at the end of the study, that the produced DTLO effectively approach the multiliteracies, especially the multimodality. The research also reveals the positive impacts of the teaching formation in the DICT area, being fundamental to capacitate the teacher so as to insert himself/herself and also move with competence and confidence in the contemporary digital world, rethinking and reformulating his/her pedagogical practice
Keywords: Multiletramentos
Multimodalidade
Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem
Formação Docente Continuada
PowerPoint multimodal e hipertextual
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: SCHACH, Letícia. A abordagem dos multiletramentos na criação de objetos digitais de ensino-aprendizagem com o PowerPoint. 2019. 183 f. Mestre em Letras - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4697
Issue Date: 9-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETÍCIA SCHACH 2019.pdf6.2 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.