Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4433
Tipo do documento: Dissertação
Title: A segmentação não convencional de palavras na escrita de alunos do ensino fundamental II
Other Titles: La segmentación no convencional de palavras en la escritura de alumnos de la enzeñanza primaria
Autor: Tomasi, Liliane Ieda Dresch 
Primeiro orientador: Corbari, Clarice Cristina
Primeiro membro da banca: Martiny, Franciele Maria
Segundo membro da banca: Sella, Aparecida Feola
Terceiro membro da banca: Busse, Sanimar
Resumo: O presente trabalho de pesquisa, de natureza qualiquantitativa, foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e de pesquisa-ação, tendo como base teórica os estudos da Fonética e Fonologia de Seara, Nunes, Lazarotto-Volcão (2011) e Chacon (2013), com ênfase na Fonologia Prosódica conforme o exposto por Roberto (2016) e Bisol (2000), além de estudos sobre o ensino da ortografia na perspectiva de Moraes (1998) e Cagliari (1996). O objetivo principal da pesquisa foi investigar as motivações da segmentação não convencional das palavras na escrita e propor uma unidade didática com o fim de promover o aprender reflexivo, buscar a minimização das referidas dificuldades e explorar as motivações que levam alunos do Ensino Fundamental II a segmentar palavras de maneira não convencional de acordo com a norma ortográfica. As ocorrências de hipossegmentação e hipersegmentação foram as dificuldades ortográficas de maior representação na produção textual diagnóstica, realizada no início do período letivo de 2017, enquanto os estudantes cursavam o 6º ano, justificando sua eleição como objeto de investigação e de intervenção didática. Durante o ano letivo subsequente (2018), quando a turma estava no 7º ano, executou-se a implementação da unidade didática e realizou-se nova produção escrita com o intuito de comparar a produção inicial e final, bem como averiguar a eficácia do material elaborado. A análise dos dados de segmentação não convencional da escrita foi realizada com respaldo dos estudos de Abaurre (1993), Bisol (2000, 2004), Cunha (2009, 2010), Tenani (2011, 2017) e Tenani e Fiel (2016a, 2016b). Como resultado, verificou-se uma tênue diminuição nos casos de segmentação indevida, o que sinaliza que os escreventes continuam a formular hipóteses indevidas sobre a segmentação de palavras na escrita, evidenciando que as atividades voltadas à ortografia devem ser desenvolvidas cotidianamente para que se atinjam os objetivos propostos
Abstract: El presente trabajo de pesquisa, de naturaleza qualiquantitativa, fue desarrollado por medio de investigación bibliográfica y pesquisa-acción, teniendo como base teórica los estudios de Fonética y Fonología de Seara, Nunes, Lazarotto-Volcão (2011) y Chacon (2013), con énfasis en la Fonología Prosódica de acuerdo con el expuesto por Roberto (2016) y Bisol (2000), además de estudios sobre la enseñanza de ortografía en la perspectiva de Moraes (1998) y Cagliari (1996). El objetivo principal de la pesquisa fue investigar las motivaciones de la segmentación no convencional de palabras en la escritura y proponer unidad didáctica con el propósito de promover el aprendizaje reflexivo, buscar la disminución de esas dificultades e investigar las motivaciones que llevan los estudiantes de la enseñanza primaria II a segmentar a las palabras de forma no convencional de conformidad con el código escrito. Las ocurrencias de hiposegmentación e hipersegmentación fueron la dificultad ortográfica de mayor representación en la producción textual de diagnóstico, hecha en el inicio de 2017, mientras los alumnos estaban en el 6º grado, justificando su elección como objeto de investigación e intervención didáctica. Durante el año lectivo subsecuente (2018), cuando os mismo grupo de estudiantes pertenecía al 7º grado, se hizo la implementación de la unidad didáctica y se realizó nueva producción escrita para comparar producción inicial y final, así como para determinar la eficacia del material propuesto. La análisis de datos de segmentación no convencional de escrita fue hecha amparada en los estudios de Abaurre (1993), Bisol (2000, 2004), Cunha (2009, 2019), Tenani (2011, 2017) e Tenani e Fiel (2016a, 2016b). Como resultado se percibió una sutil disminución en los casos de segmentación indebida lo que indica que los estudiantes siguen a formular hipótesis indebidas sobre la segmentación de palabras en la escritura, dejando evidente que las actividades que priorizan la ortografía deben ser desarrolladas cotidianamente para que se alcancen los objetivos propuestos.
Keywords: Escrita
Ortografia
Segmentação não convencional
Escritura
Ortografía
Segmentación no convencional
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional
Campun: Cascavel
Citation: TOMASI, Liliane Ieda Dresch. A segmentação não convencional de palavras na escrita de alunos do ensino fundamental II. 2019. 156 p. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras ) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4433
Issue Date: 15-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liliane_Tomasi_2019.pdfArquivo completo2.82 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons