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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4264
Tipo do documento: Dissertação
Title: Imperatriz no fim do mundo: memórias dúbias de Amélia de Leuchtemberg (1992) – Um romance histórico contemporâneo de mediação
Other Titles: Empress of the end of the world: Amélia of Leuchtemberg’s dubious reminiscences (1992): a contemporary historical novel of mediation
Emperatriz en el fin del mundo: recuerdos dudosos de Amélia de Leuchtemberg (1992): una novela histórica contemporánea de mediación
Autor: Gomes , Gislaine 
Primeiro orientador: Fleck, Gilmei Francisco
Primeiro membro da banca: Fleck, Gilmei Francisco
Segundo membro da banca: Oliveira, Valdeci Batista de Melo
Terceiro membro da banca: Garcia, Dantielli Assumpção
Quarto membro da banca: Oliveira, Eliane Maria de
Resumo: Ao considerarmos as evoluções na trajetória das narrativas híbridas de história e ficção, voltadas às ressignificações do passado, a presente pesquisa busca analisar o romance Imperatriz no fim do mundo: memórias dúbias de Amélia de Leuchtemberg (1992), de Ivanir Calado, sob as teorias acerca do romance histórico contemporâneo de mediação (FLECK, 2007-2017). Observamos que, dentre as modalidades já discutidas sobre o gênero até a primeira década do século XXI, o romance de Ivanir Calado, pela leitura crítica que instaura do passado imperial brasileiro, já foi classificado como integrante do novo romance histórico latino-americano (SANTOS, 2000) e da metaficção historiográfica (SILVA, 2016). Isso nos leva a analisar se as teorias aplicadas às classificações propostas são coerentes com a obra as quais são aplicadas. Frente às questões postas em xeque sobre as categorizações já feitas à obra de Calado (1992), propomos uma nova classificação com base nos estudos brasileiros mais recentes sobre esse gênero híbrido. O corpus selecionado encontra-se no conjunto das produções híbridas atuais do romance histórico, cuja classificação requer atualizações, devido às alterações significativas que se operaram na escrita do gênero, especialmente após os anos de 1980. Nas teorias desenvolvidas por Fleck (2007; 2017) sobre as produções inseridas no período do pós-boom, há novas possibilidades de análise que podem contribuir para a acuidade desses estudos. O teórico alcança tal proposta ao agregar às modalidades já existentes outra que atende às especificidades reinantes nas obras mais atuais: o romance histórico contemporâneo de mediação. Ancorados nas propostas de estudos do Grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização” evidenciamos aqui as ressignificações de personagens históricas e suas ações na ficção mais recente. Assim, o romance de Calado (1992) é lido sob os aspectos mediadores constituintes da sua narrativa histórica híbrida. Esse aspecto revela que as teorias sobre o gênero em questão, publicadas até o final da década de 90, do século XX, já não são pertinentes para a análise do conjunto total das obras mais atuais. Para isso, valemo-nos da revisão bibliográfica, dos pressupostos da Literatura Comparada, da análise crítica da narrativa ficcional e das teorias sobre o gênero híbrido de história e ficção. Os pressupostos teóricos que embasam as relações estabelecidas nesta pesquisa consideram os estudos de Hutcheon (1991), Menton (1993), Mata Induráín (1995), Aínsa (1997), Esteves (2011), Fleck (2007; 2017), entre outros, para assegurar, assim, as possibilidades da revisão proposta.
Abstract: Considering the evolution in the hybrid writing of history and fiction trajectory, focused on the re-significances of the past, the present research seeks to analyze the novel Imperatriz no fim do mundo: memórias dúbias de Amélia de Leuchtemberg (1992), by Ivanir Calado, under the theories about mediation contemporary historical novel (FLECK, 2006, 2017). We observed that, among the already discussed modalities of the gender until the first decade of the 21st century, Ivanir Calado’s novel, through (by) the critical Reading that installs from the Brazilian imperial past, has been already classified as a new Latin-American historical novel (SANTOS, 2000) and as a historical metafiction (SILVA, 2016). It takes us to analyze if the theories applied to the proposed classifications are consistent with the novel by whom it’s used. To the questions put in check about the categorizations already done to Calado’s novel (1992), we propound a new classification base on the most recent Brazilian studies about this hybrid gender. The corpus selected is in the instability of he current studies about the historical novel, as the critical and theorist bases of this hybrid writing require constant updates, due to the significant changes that work in the writing of the gender. The theories developed by Fleck (2017) about the productions inserted in the post-boom period, there are new possibilities of analysis that can contribute to the accuracy of these studies. The theoretician launches such a proposal by adding to the existing modalities another one which meets the specifications reigned in the current novels: the contemporary historical novel of mediation. Based on the studies proposals of the research group “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização” we evidence here the re-significances of historical characters and their actions on the most recent fiction. Thus, the Calado’s novel of 1992 is read under the mediation aspects of its hybrid historical narrative. This aspect reveals that the theories about the gender discussed, published until the end of the 90s, of the twentieth century, aren’t enough at all for the analysis of all the current novels. For this, we use the bibliographical revision, the presuppositions of Comparative Literature, the critical analysis of the fictional narrative and the theories about the hybrid genre of history and fiction. The theoretical assumptions that underlie the relations established in this research consider the studies of Hutcheon (1991), Menton (1993), Mata Induráín (1995), Aínsa (1997), Esteves (2011), Fleck to ensure the possibilities of the proposed revision.
En el presente estudio se busca analizar la novela Imperatriz no fim do mundo: memórias dúbias de Amélia de Leuchtemberg (1992), de Ivanir Calado, bajo las teorías de las reliquias de las reliquias híbridas de historia y ficción, volcadas a las resignaciones del pasado, sobre la novela histórica contemporánea de mediación (FLECK, 2007-2017). La novela de Ivanir Calado, por la lectura crítica que instaura del pasado imperial brasileño, ya fue clasificada como integrante de la nueva novela histórica latinoamericana (SANTOS, de las modalidades ya discutidas sobre el género hasta la primera década del siglo XXI, (2000) y de la metaficción historiográfica (SILVA, 2016). Esto nos lleva a analizar si las teorías aplicadas a las clasificaciones propuestas son coherentes con la obra que se aplican. Frente a las cuestiones planteadas en jaque sobre las categorizaciones ya hechas a la obra de Calado (1992), proponemos una nueva clasificación con base en los estudios brasileños más recientes sobre ese género híbrido. El corpus seleccionado se encuentra en los problemas encontrados por los estudios actuales sobre la novela histórica, cuyas incertidumbres teóricas y críticas de esa escritura híbrida requieren actualizaciones constantes, debido a las alteraciones significativas que se operan en la escritura del género. En las teorías desarrolladas por Fleck (2007; 2017) sobre las producciones insertadas en el período del post-boom, hay nuevas posibilidades de análisis que pueden contribuir a la acuidad de esos estudios. El teórico alcanza tal propuesta al agregar a las modalidades ya existentes otra que atiende a las especificidades reinantes en las obras más actuales: la novela histórica contemporánea de mediación. "En el caso de las propuestas de estudios del Grupo de investigación" Ressignificaciones del pasado en América: procesos de lectura, escritura y traducción de géneros híbridos de historia y ficción - vías para la descolonización "evidenciamos aquí las resignaciones de personajes históricos y sus acciones en la ficción más reciente. Así, la novela de Calado (1992) es leída bajo los aspectos mediadores constituyentes de su narrativa histórica híbrida. Este aspecto revela que las teorías sobre el género en cuestión, publicadas hasta finales de la década de los 90, del siglo XX, ya no son pertinentes para el análisis del conjunto total de las obras más actuales. Para ello, nos valemos de la revisión bibliográfica, de los presupuestos de la Literatura Comparada, del análisis crítico de la narrativa ficcional y de las teorías sobre el género híbrido de historia y ficción. En el presente trabajo se analizan los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos en el análisis de los resultados obtenidos, para garantizar así las posibilidades de la revisión propuesta.
Keywords: Imperatriz no fim do mundo: memórias dúbias de Amélia de Leuchtemberg (1992)
Narrativas híbridas de história e ficção
Romance histórico contemporâneo de mediação
Ressignificações do passado pela ficção
Empress of the end of the world: Amélia of Leuchtemberg’s dubious reminiscences (1992)
Hybrid narrative of history and fiction
Contemporary historical novel of mediation
Re-meanings of past by fiction
Emperatriz en el fin del mundo: recuerdos dudosos de Amélia de Leuchtemberg (1992)
Narrativas híbridas de historia y ficción
Novela histórica contemporánea de mediación
Resignificaciones del pasado por la ficción
CNPq areas: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: GOMES, Gislaine. Imperatriz no fim do mundo: memórias dúbias de Amélia de Leuchtemberg (1992) – Um romance histórico contemporâneo de mediação. 2019. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4264
Issue Date: 12-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

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