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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4220
Tipo do documento: Tese
Title: Ficção e recognição: Mia Couto e o discurso da experiência uma análise sob a perspectiva da linguística de corpus
Other Titles: Fiction and recognition: Mia Couto and the discourse of experience - an analysis from the perspective of Corpus Linguistics
Autor: Lima, Amauri de 
Primeiro orientador: Camargo, Diva Cardoso de
Primeiro coorientador: Aissa, José Carlos
Primeiro membro da banca: Camargo, Diva Cardoso de
Segundo membro da banca: Guizzo, Antonio Rediver
Terceiro membro da banca: Souza, Angela Maria de
Quarto membro da banca: Silva, Acir Dias da
Resumo: Esta pesquisa consiste no estudo das obras Terra sonâmbula (1992), O Último voo do flamingo (2000) e Antes de nascer o mundo (2009) do autor moçambicano Mia Couto. A proposta partiu da análise comparativa das obras sob a perspectiva da Linguística de Corpus, cuja metodologia utilizou o software WordSmith Tools 6.0, para selecionar palavras-chave do corpus de estudo em comparação com um corpus de referência do Português Brasileiro. A análise tem o intuito de compreender como as obras dialogam entre si, de forma que seja possível apreender o fato literário como mise-en-texte dos discursos sociais, ou seja, como os diferentes discursos em circulação materializam-se no texto literário. A base teórica organizada levou em conta a Teoria Literária, Estudos Culturais e Pós-Coloniais, além de uma base Sociocrítica. A partir do estudo foram levantadas como palavras-chave os vocábulos: terra/chão, voz e velho, que em síntese organizam, de forma geral, as temáticas que perfazem a construção ficcional de Mia Couto nas obras selecionadas. A investigação dos dados reunidos de forma quanti-qualitativo e obtidos semiautomaticamente, por meio de recursos informatizados, permitiu uma abordagem singular sobre as estratégias discursivas de Mia Couto, considerando as opções e tendências apresentadas diante de palavras que representam elementos típicos da cultura e identidade moçambicanas e da escrita em língua portuguesa. As palavras destacadas refletem o hibridismo cultural e valorizam a manifestação do divergente, do inusitado, do heterogêneo, do contraditório. Mia Couto, ao se reportar à terra, à expressividade e à memória de uma nação, desperta tons universais para a alteridade e resistência, cujos conceitos são perseguidos historicamente por parte significativa da humanidade. A análise das palavras terra/chão, voz e velho, apontam que a ficção de Mia Couto contribui para a valorização da África como espaço multiétnico e multicultural, fortalecendo a terra, a oralidade e a ancestralidade como estratégias para representar uma nação.
Abstract: This research consists of the study of the works Sleepwalking Land (1992), The Last Flight of the Flamingo (2000) and The Tuner of Silences (2009) by the Mozambican author Mia Couto. The proposal was based on the comparative analysis of the works from the perspective of Corpus Linguistics, whose methodology used the WordSmith Tools 6.0 software, to select keywords of the study corpus in comparison with a corpus of reference of Brazilian Portuguese. The aim of the analysis is to understand how the works interact with each other, so that it is possible to grasp the literary fact as mise-en-texte of social discourses, that is, how the different discourses in circulation materialize in the literary text. The organized theoretical basis took into account the Literary Theory, Cultural and Postcolonial Studies, besides a Sociocritical base. From the study, the words: ground / floor, voice and old were written as keywords, which in a general way, organize the themes that make up the fictional construction of Mia Couto in the selected works. The investigation of data gathered in a quantitative-qualitative way and obtained semiautomatically, through computerized resources, allowed a unique approach on the discourse strategies of Mia Couto, considering the options and tendencies presented in front of words that represent typical elements of the culture and identity of Mozambican and writing in Portuguese. The highlighted words reflect cultural hybridity and value the manifestation of the divergent, the unusual, the heterogeneous, the contradictory. Mia Couto, referring to the land, the expressiveness and the memory of a nation, awakens universal tones for alterity and resistance, whose concepts are historically pursued by a significant part of humanity. The analysis of the words earth / ground, voice and old, indicates that the fiction of Mia Couto contributes to the appreciation of Africa as a multiethnic and multicultural space, strengthening the land, orality and ancestry as strategies to represent a nation.
Keywords: Mia Couto
Identidade
Ficção
Experiência
Mia Couto
Identity
Fiction
Experience
CNPq areas: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: LIMA, Amauri de. Ficção e recognição: Mia Couto e o discurso da experiência uma análise sob a perspectiva da linguística de corpus. 2018. 130 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4220
Issue Date: 10-Sep-2018
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

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