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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/4095
Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação profissional do engenheiro agrônomo frente ao desenvolvimento rural sustentável
Autor: Dettmer , Tatiana Lagemann 
Primeiro orientador: Silva, Nardel Luiz Soares da
Primeiro coorientador: Silva, Pedro Celso Soares da
Primeiro membro da banca: Silva, Nardel Luiz Soares da
Segundo membro da banca: Silva, Pedro Celso Soares da
Terceiro membro da banca: Ahlert, Alvori
Quarto membro da banca: Feiden, Alberto
Resumo: A educação desempenha importante papel no desenvolvimento e crescimento do país. Com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), no ano de 2006, as instituições de ensino superior passam a ter mais autonomia na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de seus cursos. Este estudo teve por objetivo conhecer como as instituições de ensino contextualizam a temática do desenvolvimento rural sustentável em seus PPP´s, bem como qual a visão dos profissionais e empresários do ramo agrícola sobre a formação profissional do Engenheiro Agrônomo. Para realização desta pesquisa, foram empregados os métodos dialético e fenomenológico, além do Survey. A pesquisa está dividida em dois capítulos. Primeiramente, analisou-se o curso de Agronomia nas universidades públicas e privadas do Estado do Paraná sob a ótica do desenvolvimento rural sustentável estudando seus PPP’s enquanto que no segundo capítulo verificou-se o perfil do profissional Engenheiro Agrônomo e o que o mercado de trabalho deseja deste profissional, com intuito de identificar se as universidades estão acompanhando as necessidades do mercado de trabalho bem como se estão atuando respeitando a legislação vigente no que tange os cursos de Agronomia.
Abstract: Education plays an important role in development and growth of the country. From the National Curricular Guidelines (DCN), published in 2006, Higher Education institutions become more autonomous in the elaboration of the Pedagogical Political Projects (PPP) of their courses. The objective of this research work was to understand how educational institutions contextualize the theme of sustainable rural development in their PPPs, as well as the professionals and entrepreneurs view in the agricultural area on the professional training of the Agronomist. This research was carried out through dialectical and phenomenological methods, besides the Survey. It is divided into two chapters. The first one describes an analysis of Agronomy Courses in public and private universities of the State of Paraná over the perspective of sustainable rural development, studying their PPPs. The second chapter analyses the agronomist professional profile and what the job market demands for this professional, in order to identify if the universities are following the needs of the job market as well as if they are working in order to abide the current legislation concerning to Agronomy Courses.
Keywords: Projeto político pedagógico
Perfil engenheiro agrônomo
Desenvolvimento rural sustentável
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: DETTMER , Tatiana Lagemann. A formação profissional do engenheiro agrônomo frente ao desenvolvimento rural sustentável. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/4095
Issue Date: 31-Aug-2017
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

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