Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3671
Tipo do documento: Tese
Title: Autismo, tecnologia e aprendência: de ritornelo e de polifonia
Other Titles: Autismo, tecnología y aprendencia: de ritornelo y de polifonía
Autor: Kliemann, Marciana Pelin 
Primeiro orientador: Dal Molin, Beatriz Helena
Primeiro membro da banca: Catapan, Araci Hack
Segundo membro da banca: Costa, Maria Luisa Furlan
Terceiro membro da banca: Cruz, Antonio Donizeti da
Quarto membro da banca: Soares, Alexandre Sebastião Ferrari
Resumo: As reflexões presentes nesta tese são de cunho exploratório e têm por finalidade explicitar metodologias adequadas para a intervenção dos professores junto aos estudantes autistas de quatro colégios estaduais da região periférica oeste do município de Cascavel – PR, escolhidos por possuírem laudo psicopedagógico, tendo em vista o disposto na lei de inclusão, Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que lhes assegura o atendimento às especificidades individuais de compreensão e por possuírem uma condição financeira desfavorecida.O intuito desta Tese foi realizar uma Experimentação Pedagógica com cinco estudantes autistas e uma investigação sobre educação inclusiva e o emprego da Tecnologia de Comunicação Digital (TCD) com 62 professores, de modo a perceber se estas fomentam e instigam o processo de aquisição dos conhecimentos curriculares e, assim, levam os autistas a auferir avanços na interação e no seu desenvolvimento comunicativo e cognitivo. Esse propósito tem como via a utilização constante da Tecnologia de Comunicação Digital (TCD), Levy, que, segundo nossa compreensão, apresenta-se como uma condição não linear, ou seja, idiossincrática, para o ensino e a aprendizagem, e por operar com a disponibilização da informação, convidando os partícipes a transformá-la em conhecimento, instigando o raciocínio lógico, a linguagem e a interação. O processo investigativo se ancora nos pressupostos da Linguística Aplicada, sustentado pela abordagem qualitativa da pesquisa em ação, em um estudo de caso. O arcabouço teórico é ancorado no conceito deleuziano de rizoma, ritornelo e experimentação pedagógica, açambarcando a transdisciplinaridade e a transversalidade de Assmann. Também estão presentes em nossa Tese o respeito à singularidade e à multiplicidade, que compõem o ato educativo, especialmente voltado ao desenvolvimento integral do autista com a presença da TCD como coadjuvante da experimentação pedagógica, compreendida, aqui, como Aprendência e relacionada com as inteligências múltiplas de Gardner.
Abstract: Las reflexiones presentes en esta tesis son de cuño exploratorio y tienen por finalidad explicitar metodologías adecuadas para la intervención de los profesores junto a los sujetos autistas de cuatro colegios públicos de Cascavel -Pr, elegidos por hacer parte de la región periférico oeste del municipio y por atender a autistas con laudo psicopedagógico, considerando el acuerdo con lo dispuesto en la ley de inclusión, Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que les asegura la atención, por presentar especificidades individuales de comprensión y por poseer una condición financiera desfavorecida. Nuestra intención es hacer una experimentación pedagógica con el autista, empleando la tecnología para percibir si éstas fomentan e instigan el proceso de adquisición de los conocimientos curriculares y, así, aducen avances en la interacción y en el desarrollo comunicativo del autista. Este propósito se dará por el uso constante de la Tecnología de Comunicación Digital (TCD), del Levy, que, según nuestra comprensión, se presenta como una condición no lineal, o sea idiosincrática, para la enseñanza y el aprendizaje y, por operar con disponibilidad de la información, partícipes a transformarla en conocimiento, instigando el raciocinio lógico del sujeto con TEA. El proceso investigativo se ancla en las teorías de la Lingüística Aplicada, sostenido por el abordaje cualitativo de la investigación-acción en estudio de caso. El marco teórico es anclado en el concepto de crudo de rizoma, ritornelo y experimentación pedagógica, acaparando la inter y la transdisciplinariedad, y la transversalidad de Assmann. También están presentes en nuestra tesis el respeto a la singularidad ya la multiplicidad, que componen el acto educativo, especialmente, orientados al desarrollo integral del autista con la presencia de la TCD como coadyuvante de la experimentación pedagógica, comprendida aquí como Aprendência y relacionada con las inteligencias múltiples de Gardner.
Keywords: Autismo
Tecnologia de Comunicação Digital/TCD
Objetos Digitais de Ensino e Aprendizagem
Aprendência
Tecnología de Comunicación Digital / TCD
Objetos Digitales de Enseñanza y Aprendizaje
Aprendizaje
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: KLIEMANN, Marciana Pelin. Autismo, tecnologia e aprendência: de ritornelo e de polifonia. 2018. 277 f. Tese ( Doutorado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3671
Issue Date: 5-Feb-2018
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marciana Pelin Kliemann.pdf11.94 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons