Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3500
Tipo do documento: Tese
Title: Objetos digitais de aprendência para a educação mediada: uma cartografia em devir
Other Titles: Objetos digitales de aprendencia para la educação mediada: una cartografía en devir
Autor: Moreira, Julia Cristina Granetto 
Primeiro orientador: Dal Molin, Beatriz Helena
Primeiro membro da banca: Catapan, Araci Hack
Segundo membro da banca: Roncarelli, Dóris
Terceiro membro da banca: Alves, Lourdes Kaminski
Quarto membro da banca: Cruz, Antonio Donizeti da
Resumo: A tese Objetos Digitais de Aprendência para a Educação Mediada: uma cartografia em devir objetiva contribuir pedagógica, teórica e metodologicamente para a criação e elaboração de Objetos Digitais de Aprendência. É uma pesquisa que tem como embasamento teórico as concepções deleuzianas de rizoma, devir, rostidade entre outras, numa tentativa de situar os percursos por onde a pesquisa desterritorrializa e reterritorializa ou se perde em busca de novas paisagens. Também discute sobre a Sociedade do Conhecimento, a maneira como estamos sensoriando, nos movendo até ela pelo cenário convergente do território Educação Mediada (EMe), em movimentos de desterritorialização e reterritorialização. O trabalho apresenta linhas para a criação de um ODA em tempos de Tecnologia de Comunicação Digital, com feição rizomática, seguindo pelas vias de seis vetores, sendo eles: o construtivismo, a transdisciplinaridade, a transversalidade, a complexidade, a hipertextualidade, e por fim da multirrefencialidade.
Abstract: La tesis Objetos Digitales de Aprendencia para la educación Mediada: una cartografía en devir objetiva contribuir pedagógica, teórica y metodológicamente para la creación y elaboración de Objetos Digitales de Aprendencia. Es una investigación que tiene como embasamiento teórico las concepciones deleuzianas del rizoma, devir, rostridadad entre otras, en un intento de situar los recorridos en que la investigación desterritorializa y reterritorializa o si pierde en busca de nuevos paisajes. También discute acerca de la Sociedad del Conocimiento, la manera como estamos sensoriando, moviéndonos hasta ella por el escenario convergente del territorio Educación Mediada (Eme) en movimientos de desterritorialización y reterritorialización. El trabajo presenta líneas para la creación de un ODA en tiempos de Tecnología de Comunicación Digital, con rasgo rizomático, siguiendo por las vías de seis vectores, los cuales: el constructivismo, la transdisciplinaridad, la transversalidade, la complejidad, la hipertextualidad, finalmente la multirreferencialidad.
Keywords: Objetos digitais de aprendência
Tecnologia de comunicação digital
Cartografia em devir
Objetos digitales de aprendencia
Tecnología de comunicación digital
Cartografía en devir
CNPq areas: LINGUISTICA::FISIOLOGIA DA LINGUAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: MOREIRA, Julia Cristina Granetto. Objetos digitais de aprendência para a educação mediada: uma cartografia em devir. 2017. 163 f. Tese (Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3500
Issue Date: 26-May-2017
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Julia_Moreira2017.pdf102.23 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons