Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/3391
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Experiência e educação escolar em John Dewey (1859 - 1952) |
Other Titles: | Experience and school education in John Dewey (1859 - 1952) |
Autor: | Biasotto, Karine |
Primeiro orientador: | Galter , Maria Inalva |
Primeiro membro da banca: | Favoreto, Aparecida |
Segundo membro da banca: | Zanardini, Isaura Monica Souza |
Terceiro membro da banca: | Oliveira , Terezinha |
Resumo: | Nesta dissertação, examinamos a concepção de experiência e educação escolar em John Dewey (1859-1952). Nosso objetivo foi o de analisar os referidos conceitos com a finalidade de entender a relação entre o conhecimento oriundo da experiência prática contemporânea, ligada às relações nas quais o indivíduo se insere e o conhecimento oriundo da experiência historicamente acumulada pela humanidade. Tendo em vista o proposto, desenvolvemos o trabalho em três capítulos. No primeiro, situamos o pensamento do autor no contexto social e teórico da sociedade estadunidense no transcorrer das décadas finais do século XIX e primeira metade do século XX ressaltando o seu entendimento sobre a democracia e a educação numa sociedade complexa. No segundo, abordamos os conceitos de interação, continuidade, ambiente escolar, interesse e esforço, pois os mesmos orientam as formulações do autor no que se refere à concepção de experiência educativa. Por fim, analisamos a concepção de experiência educativa apresentada pelo autor, sintetizada como resultado do esforço da inteligência humana que associa a experiência contemporânea com a experiência histórica. Priorizamos como fonte de nossa pesquisa, as seguintes obras do autor: Interesse e esforço (1895), Meu Credo Pedagógico (1897), A Escola e a Sociedade (1899), Democracia e Educação (1916), Reconstrução em Filosofia (1920) e Experiência e Educação (1938). Dos resultados da pesquisa, ressaltamos especialmente, que para Dewey existe uma conexão intima entre experiência prática e conhecimento histórico, estando nestes dois elementos o fundamento da educação escolar, espaço primacial da formação do indivíduo e do desenvolvimento e conservação da vida democrática na sociedade. |
Abstract: | In this dissertation we examined the conception of experience and school education in John Dewey (1859-1952). Our objective it was analyze these concepts with finality to understand the relation between the knowledge that comes from practical contemporary experience, linked with the relation in which the individual it is inserted and the knowledge that comes from the historical experience accumulated by the humanity. Considering the proposed, we developed the essay in three chapters. At the first one, we situate the author’s thought in the social context and theoretical of north american society at final decades of XIX century and the first half of XX century presenting his understanding about democracy and education in a complex society. At the second one, we approach the concepts of interaction, continuity, interest and effort, because they guide the author’s formulations about the conception of educative experience. Finally, at the third one, we analyze the conception of educative experience shown by the author synthesized as a result of the effort of the human intelligence who connect the contemporary experience with the historical experience. We prioritized as a source of our research the essays: Interest and effort (1895), My Pedagogic Creed (1897), The School and Society (1899), Democracy and Education (1916), Reconstruction in Philosophy (1920) and Experience and Education (1938). About the research results, we show especially that for Dewey, there is a close connection between practical experience and historical knowledge, being these two elements the base of school education, fundamental space of individual formation and development and conservation of democratic life at the society. |
Keywords: | John Dewey Experiência Educação Escolar Democracia John Dewey Experience School Education Democracy |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | BIASOTTO, Karine. Experiência e educação escolar em John Dewey (1859 - 1952). 2016. 125 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br/handle/tede/3391 |
Issue Date: | 8-Jul-2016 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Karine_Biasotto2016.pdf | Texto completo | 1.8 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License