Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHipólito, Eliane Souza dos Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0870889149828154por
dc.contributor.advisor1Cunha, Marcia Borin da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3220989633467080por
dc.contributor.referee1Meglhioratti, Fernanda Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719288552692207por
dc.contributor.referee2Aires, Joanez Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765027179294331por
dc.contributor.referee3Justina, Lourdes Aparecida Della-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7845912489380006por
dc.date.accessioned2018-02-21T12:07:32Z-
dc.date.issued2016-03-01-
dc.identifier.citationHIPÓLITO, Eliane Souza dos Reis. História da ciência aliada à dramaturgia no ensino de química: possibilidades e desafios. 2016. 213 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br/handle/tede/3362-
dc.description.resumoAs formas de abordagem da História da Ciência no ensino têm sido objeto de inúmeras investigações entre os historiadores e pesquisadores em ensino de ciências em geral e em Química especificamente, pois se considera que sua inclusão no ensino pode permitir a compreensão da natureza da ciência ao abranger o processo de construção da ciência e de organização do conhecimento científico. Nesta pesquisa, nosso objetivo é investigar como a história da ciência aliada à dramaturgia poderia contribuir para o ensino de Química e a percepção dos estudantes sobre a natureza da ciência. Propusemos a leitura de textos sobre a vida de cientistas e a dramaturgia em sala de aula a estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Toledo – PR. Nossa pesquisa está centrada em três momentos. No primeiro investigamos que percepções de ciências e de cientistas os estudantes têm a partir das leituras realizadas e socializadas em sala de aula (seminários). O segundo momento foi direcionado à produção textual (escrita dos roteiros) e apresentação teatral em grupos, buscando identificar se os estudantes se posicionaram como autores. Por fim investigamos as ideias dos estudantes sobre as possibilidades e os desafios de utilizar a história da ciência aliada à dramaturgia em sala de aula (depoimentos), buscando avaliar o projeto e sua pertinência para o ensino de Química. A análise dos resultados obtidos junto aos estudantes sugere que contribuiu para a humanização da ciência, para os estudantes perceberem que a ciência não é algo isolado, mas uma construção humana, que apresenta discórdias de várias formas, não sendo regida por fórmulas sem fim; que o cientista é um ser humano do seu tempo e pode disputar o poder com outros cientistas, ter apenas interesses pessoais ou sofrer as consequências de seus atos. Devido às dificuldades encontradas pelos estudantes para se posicionarem como autores dos roteiros, consideramos que os hábitos de leitura influenciam muito a forma de se relacionar com o texto e o interpretar. A dramaturgia pode ser utilizada como estratégia didática para abordar a história da ciência, mas são muitos os desafios a serem vencidos, tanto pelo professor, quanto pelos estudantespor
dc.description.abstractThe forms of the History of Science approach to teaching has been the subject of numerous investigations among historians and researchers in science education and Chemistry, because it is considered that its inclusion in teaching could allow understanding the nature of science, as it covers the construction process of science and organization of scientific knowledge. In this research, our objective is to investigate how the History of Science allied to drama can contribute to Chemistry teaching and the perception of the students about the nature of science. We proposed the reading of texts on the lives of scientists and drama in the classroom, to high school sophomores, from a public school in the city of Toledo – PR. Our research has three main focuses. At first phase, we investigated which perceptions of science and scientists have students made from the readings and socializing in the classroom (seminars). In the second phase, our concern was focused on the textual production (screenplay writing) and theatrical presentation in groups, seeking to identify whether students have positioned themselves as authors. At last, we investigated the ideas of students about the possibilities and challenges of using the History of Science allied with drama in the classroom (testimonials), seeking to evaluate the project and its relevance to the Chemistry Teaching. The results obtained from the students suggests that contributed to the humanization of science for students to realize that science is not something isolated, but a human construction, which has discord in many ways, not being governed by endless formulas; that the scientist is a man of his time and can dispute power with other scientists, and can have only personal interests or suffer the consequences of their actions. Due to the difficulties encountered by students to position themselves as authors of the scripts, we believe that the reading habits greatly influence the way to relate to the text and interpret. The drama can be used to address the history of science, but there are many challenges to be overcome, both by the teacher and by the studentseng
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2018-02-21T12:07:32Z No. of bitstreams: 2 Eliane_Hipólito2016.pdf: 2223371 bytes, checksum: 7df47d2946462ba200fdb61022877bfe (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-21T12:07:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Eliane_Hipólito2016.pdf: 2223371 bytes, checksum: 7df47d2946462ba200fdb61022877bfe (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-03-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação em químicapor
dc.subjectHistória da ciênciapor
dc.subjectAtividade lúdicapor
dc.subjectTeatro de temática científicapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectHistory of scienceeng
dc.subjectPlayful activityeng
dc.subjectScientific-themed theatereng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subject.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleHistória da ciência aliada à dramaturgia no ensino de química: possibilidades e desafiospor
dc.title.alternativeHistory of science combined with dramaturgy in chemistry teaching: possibilities and challengeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliane_Hipólito2016.pdfTexto completo2.17 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons