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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3323
Tipo do documento: Dissertação
Title: O sentido da formação continuada em modelagem matemática na educação matemática desde os professores participantes
Autor: Cararo, Elhane de Fatima Fritsch 
Primeiro orientador: Klüber, Tiago Emanuel
Primeiro membro da banca: Bastos, Carmen Celia Barradas Correia
Segundo membro da banca: Strieder, Dulce Maria
Terceiro membro da banca: Burak, Dionísio
Resumo: A Modelagem Matemática tem sido foco de investigação por parte de professores e pesquisadores que se dedicam à Educação Matemática; esse fato se reflete em inúmeras publicações tanto em periódicos como em anais de eventos. Entretanto, fazer Modelagem Matemática na Educação Matemática implica, na maioria das vezes, em uma mudança de postura por parte do professor que precisa conceber a Matemática como uma ciência viva, dinâmica, fruto das construções humanas, dos interesses e necessidades sociais. Evidencia-se, assim, a necessidade de serem pensados modelos de formações continuada que proporcionem, por exemplo, a reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas e as diferentes possibilidades de abordagem dos conteúdos Matemáticos. Nessa direção, há um projeto de formação de professores em Modelagem Matemática que se desenvolve em diversos núcleos do estado do Paraná, coordenado por um docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus de Cascavel. O projeto se propõe a inserir os professores em um ambiente em que possam rever, descrever, explorar, compartilhar e negociar seus constructos pessoais e suas teorias implícitas, superando os modelos de formação vigentes, mostrando-se como importante lócus da proposta desta pesquisa. Nesse contexto, estabelecemos nossa interrogação de pesquisa: que sentido atribuem os professores participantes à formação continuada em Modelagem Matemática na Educação Matemática? Que se afina com a visão fenomenológica e exige um debruçar-se sobre o objeto, por meio de coleta de dados, compreensões e interpretações dos fenômenos apresentados. Os dados produzidos para a pesquisa foram recolhidos, por meio de gravações de áudio dos encontros de formação realizados quinzenalmente, em um dos colégios do Município de Francisco Beltrão – Paraná, e da recolha de depoimentos dos professores participantes da formação. Para a otimização da análise dos dados nos utilizamos do software Atlas.ti. Participaram da formação no período de outubro de 2015 a julho de 2016, período descrito nessa dissertação, 11 professores do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio. A pesquisa traz contribuições para a área de formação de professores em Modelagem Matemática, evidenciando aspectos relevantes ao que concerne a estrutura e modelo de formação, as relações afetivas, profissionais e formativas na formação continuada, ao conhecimento matemático do professor e à Modelagem Matemática e pretende contribuir para que a Modelagem seja disseminada de forma efetiva nas salas de aula, proporcionando um ensino da Matemática mais dinâmico e significativo que busque a formação crítica e social do aluno por meio dos conhecimentos matemáticos e a sua relação com o contexto vivido.
Abstract: Mathematical Modeling has been the focus of research by teachers and researchers dedicated to Mathematics Education; this fact is reflected in numerous publications both in periodicals and in annals of events. However, doing Mathematical Modeling in Mathematical Education implies, in most cases, a change of position on the part of the teacher who needs to conceive Mathematics as a living and dynamic science, the produce of human constructions, interests and social needs. It is evident, therefore, the need to think of continuous training models that provide, for example, a reflection on the pedagogical practices developed and the different possibilities of approaching Mathematical contents. In this direction, there is a project of teacher training in Mathematical Modeling that is developed in several nuclei of the state of Paraná, coordinated by a teacher of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus of Cascavel. The project proposes to include teachers in an environment where they can review, describe, explore, share and negotiate their personal constructs and their implicit theories, surpassing the existing training models, proving to be an important locus of this research proposal. In this context, we establish our research question: what sense do the participating teachers attribute to the continued formation in Mathematical Modeling in Mathematical Education? It is been refined by the phenomenological vision and requires a study of the object, through the collection of data, understandings and interpretations of the phenomena presented. The data produced for the research were been collected through audio recordings of the training sessions realized every fifteen days at one of the schools in the Municipality of Francisco Beltrão - Paraná, and the collection of testimonies of the teachers participating in the training. For the optimization of the data analysis, we use Atlas.ti software. In the period from October 2015 to July 2016, during the period described in this dissertation, eleven teachers from Elementary School (final years) and High School participated in the training. The research brings contributions to the area of teacher training in Mathematical Modeling, evidencing aspects relevant to what concerns the structure and model of formation, the affective, professional and formative relationships in the continuous formation, the mathematical knowledge of the teacher and the Mathematical Modeling and intends to contribute to the Modeling being disseminated effectively in classrooms, providing a more dynamic and meaningful teaching of Mathematics that searches the critical and social formation of the student through the mathematical knowledge and its relationship with the context lived.
Keywords: Docente
Educação
Educação Matemática
Formação de Professores
Ensino de Ciências e Matemática.
Teacher Action
Education
Mathematical Education
Teacher training
Teaching Science and Mathematics
CNPq areas: CIENCIA POLITICA::ESTADO E GOVERNO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: CARARO, Elhane de Fatima Fritsch. O sentido da formação continuada em modelagem matemática na educação matemática desde os professores participantes. 2017. 186 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3323
Issue Date: 2-Feb-2017
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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