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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3220
Tipo do documento: Dissertação
Title: A roda de conversa na educação infantil: análise de seus aspectos formativos com crianças de três a cinco anos
Other Titles: The conversation wheel in early childhood education: analysis of its formative aspects with children three to five years
Autor: Bertonceli , Marcia 
Primeiro orientador: Almeida, Benedita de
Primeiro membro da banca: Almeida, Benedita de
Segundo membro da banca: Alves, Solange Maria
Terceiro membro da banca: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Resumo: A linguagem ocupa lugar de destaque na humanização do sujeito, por propulsionar aspectos de desenvolvimento humano específicos e constitutivos da consciência, e pela organização dos processos psíquicos superiores, mediante as interações verbais. As Rodas de Conversa são atividades de linguagem realizadas de modo permanente na Educação Infantil, com o intuito de desenvolver a oralidade, a expressão e a interação da criança. Com base nessas premissas, esta pesquisa teve o objetivo de analisar os aspectos formativos das práticas educativas com a linguagem verbal, nas Rodas de Conversa realizadas com um grupo de crianças de três a cinco anos, em três instituições públicas de Educação Infantil, do município de Francisco Beltrão, em 2014. De caráter qualitativo e cunho etnográfico, foi desenvolvida mediante leitura de bibliografia da área, destacando trabalhos que forneceram dados atuais e relevantes sobre o tema; análise de documentos curriculares; audiogravações de vinte e quatro Rodas de Conversa e entrevistas semiestruturadas com três professoras das instituições contexto da pesquisa. Com base no diálogo entre estudos sobre a infância, a psicologia histórico-cultural, de Vigotski e a perspectiva dialógica da linguagem, de Bakthin, estabelecemos reflexões sobre as possibilidades de expressão da criança e sobre o modo como as vozes infantis se situam no processo educativo da Roda de Conversa, nosso objeto de pesquisa. Ressaltamos o conceito basilar de interação verbal, pelo qual se dão as apropriações culturais, e a constitutividade da linguagem como condições de humanização e elementos fundamentais na Educação Infantil, vinculados à importância de se ouvir a criança, para desenvolver sua expressão linguística. A partir do estudo do referencial teórico-metodológico, dos documentos curriculares norteadores do trabalho na EI e dos dados produzidos na pesquisa, identificamos as categorias de análise – (I) os conteúdos culturais no movimento da Roda, (II) as interações verbais movimentam a Roda: dialogismo e polifonia e (III) elementos formativos da RC –, com as quais analisamos as Rodas de Conversa e destacamos sua potencialidade formativa como espaço que promove o diálogo, valoriza a singularidade infantil, convoca o diálogo entre o saber cotidiano e o saber científico, permite a construção de valores, de saberes culturais e a democratização do saber. No limite das determinações e contradições dos contextos históricos, sua prática aponta ao desafio de romper com orientações caracterizadas pela possibilidade de rigidez das práticas pedagógicas; aponta à necessidade de recomposição dos diálogos, na perspectiva de trazer as vozes infantis para o movimento, permitir o encontro das vozes dissonantes na Roda e considerar a formação integral da criança.
Abstract: The language occupies a prominent place in the humanization of the subject, by propelling aspects of specific and constitutive human consciousness development, and the organization of higher psychic processes through verbal interactions. The Conversation Wheels are language activities permanently in early childhood education, in order to develop oral communication, expression and child interaction. Based on these assumptions, this study aimed to analyze the formative aspects of educational practices with verbal language, the conversation wheels made with a group of children from three to five years, in three public institutions of Early Childhood Education in the municipality of Francisco Beltrao in 2014. qualitative and ethnographic, was developed through literature reading area, highlighting works that provided current and relevant data on the subject; analysis of curriculum documents; audio recordings twenty-four Conversation wheels and semi-structured interviews with three teachers of the institutions of the research context. Based on dialogue between studies on childhood, historical-cultural psychology, Vygotsky and the dialogic perspective of language, Bakhtin, established reflections on the child's possibilities of expression and on the way children's voices are in the educational process Talk wheel, our research object. Ressaltamos The basic concept of verbal interaction, by which they give cultural appropriation, and constitutivity of language as humanization conditions and key elements in Early Childhood Education, linked to the importance of listening to the children to develop their linguistic expression. From the study of the theoretical and methodological framework, the guiding curricular work documents on EI and the data produced in the survey, identify the categories of analysis - (I) the cultural content in the movement of the wheel, (II) the verbal interactions drive the wheel: dialogism and polyphony and (III) formative elements of RC - with which we analyze the Talk Wheels and highlight its educational potential as a space that promotes dialogue, values the children's uniqueness, calls the dialogue between everyday knowledge and the know scientific, allows the construction of values, cultural knowledge and the democratization of knowledge. Within the limit of determinations and contradictions of historical contexts, their practice points to the challenge of breaking with guidelines characterized by possibility of rigidity of teaching practices; It points to the need for restoration of the dialogue with a view to bring children's voices to the movement, allowing the meeting of dissonant voices in the wheel and consider the integral formation of children.
Keywords: Educação Infantil
Linguagem
Interação verbal
Rodas de conversa
Formação de professores
Childhood education
Language
verbal interaction
conversation circles
Teacher training
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: Bertonceli , Marcia. A roda de conversa na educação infantil: análise de seus aspectos formativos com crianças de três a cinco anos. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3220
Issue Date: 16-May-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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