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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/3105
Tipo do documento: Dissertação
Title: A informação contábil no setor público: uma abordagem sob a ótica das teorias da comunicação e da semiótica
Other Titles: Accounting information in the public sector: an approach from the point of view of communication theory and semiotics
Autor: Messias, Diego 
Primeiro orientador: Zanchet, Aladio
Primeiro membro da banca: Soutes, Dione Olesczuk
Segundo membro da banca: Moraes, Romildo de Oliveira
Resumo: A Contabilidade pode ser compreendida como um processo de comunicação entre o profissional contábil e o usuário final da informação. A efetividade desse processo de comunicação tem sido objeto de estudos na área contábil e diversas questões ainda permanecem abertas. Orientado pela Teoria da Comunicação de Bedford e Baladouni (1962) e da Semiótica de Morris (1976), este estudo acrescenta a essa discussão uma perspectiva empírica, que possibilita a identificação e análise pormenorizada de ruídos existentes na comunicação contábil, especificamente no âmbito organizacional do setor público. Buscou-se com o estudo compreender o processo de comunicação contábil na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), de forma a captar as qualidades da informação contábil ali produzida, e os ruídos que a afetam. Para tal, procedeu-se uma investigação de duas etapas, orientada pelo projeto explanatório sequencial de Creswell (2007). A primeira etapa se constituiu como um levantamento (survey) junto às 63 universidades federais brasileiras, em que objetivou-se captar a percepção de contadores e gestores acerca das qualidades presentes nas informações contábeis produzidas para fins gerenciais. Da etapa de abordagem quantitativa, identificou-se que, na percepção dos respondentes de ambos os grupos, as informações contábeis são permeadas de atributos positivos, como uso de linguagem simplificada, adequação às necessidades dos usuários, fidedignidade e relevância para o processo de tomada de decisão. Por outro lado, os gestores indicaram não ter os conhecimentos necessários ao usuário da informação contábil, fator que prejudica a compreensão contábil, e, também, não se utilizar com frequência dos relatórios gerenciais. Embasado nos resultados do levantamento nacional e nos preceitos das Teorias da Comunicação e da Semiótica, procedeu-se o estudo de caso qualitativo na Unila, em que foi mapeado o processo de comunicação contábil da instituição. Do mapeamento se destacam os principais resultados: a observação dos eventos econômicos se dá de maneira indireta pelos contadores; os dados recebidos pelo setor contábil são submetidos a processo de validação; os fluxos de procedimentos não são formalizados institucionalmente, mas adotados de forma convencionada; a produção dos relatórios gerenciais é orientada às necessidades e particularidades dos usuários internos demandantes; as informações contábeis contidas nos relatórios são percebidas pelos gestores como compreensíveis e confiáveis; a utilidade ou relevância das informações contábeis é parcialmente comprometida, tendo em vista problemas na gestão da instituição. A deficiência identificada na relevância dos relatórios se constitui como possível motivação da baixa demanda de informações ao setor contábil, uma vez que os gestores visualizam incertezas em sua utilização. A abordagem empírica das universidades federais brasileiras, e da Unila em específico, fortalecem a discussão acerca da comunicação entre contadores e usuários e das características qualitativas das informações contábeis, ao instigar a realização de investigações semelhantes, direcionadas à otimização da efetividade da Contabilidade.
Abstract: Accounting can be understood as a process of communication between the accounting professional and the end user of the information. The effectiveness of this communication process has been the subject of studies in the accounting area and several issues remain open. Guided by the Bedford and Baladouni Theory of Communication (1962) and Morris Semiotics (1976), this study adds to this discussion an empirical perspective, which enables the identification and detailed analysis of noises in accounting communication, specifically in the organizational context of Public sector. This study sought to understand the process of accounting communication at the Federal University of Latin American Integration (Unila), in order to capture the qualities of the accounting information produced there, and the noises that affect it. For this, a two-step investigation was conducted, guided by Creswell's sequential explanatory project (2007). The first stage consisted of a survey of with the 63 federal universities in Brazil, where it aimed to capture the perception of accountants and managers about the qualities present in the accounting information produced for management purposes. From the quantitative approach, it was identified that, in the perception of the respondents of both groups, the accounting information is permeated with positive attributes, such as the use of simplified language, adequacy to the users' needs, reliability and relevance to the making process of decision-making. On the other hand, the managers indicated that they did not have the necessary knowledge necessary to the user of the accounting information, a factor that impairs the accounting comprehension, and, also, does not frequently use frequently the management reports. Based on the results of the national survey and the precepts of the Theories of Communication and Semiotics, the qualitative case study was carried out at Unila, where the accounting communication process of the institution was mapped. From this mapping, the main results that stand out are: the observation of the economic events occurs indirectly by the accountants; The data received by the accounting sector are submitted to a validation process; The flows of procedures are not institutionally formalized institutionally, but adopted in a conventional way; The production of managerial reports is oriented to the needs and particularities of the demanding internal users who make the demands; The accounting information contained in the reports are perceived by the managers as understandable and reliable; The usefulness or relevance of the accounting information is partially compromised, in view of considering problems in the management of the institution. The deficiency identified in the relevance of the reports constitutes a possible motivation for the low demand for information to the accounting sector, since the managers see uncertainties in their use. The empirical approach of Brazilian federal universities, and of Unila in particular, strengthens the discussion about the communication between accountants and users and the qualitative characteristics of the accounting information, by instigating the accomplishment of similar investigations, aimed at optimizing the effectiveness of Accounting.
Keywords: Informação contábil
Usuários internos
Teoria da Comunicação
Semiótica
Accounting information
Internal users
Communication theory
Semiotics
CNPq areas: ADMINISTRACAO PUBLICA::CONTABILIDADE E FINANCAS PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Program: Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
Campun: Cascavel
Citation: MESSIAS, Diego. A informação contábil no setor público: uma abordagem sob a ótica das teorias da comunicação e da semiótica. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3105
Issue Date: 14-Jun-2017
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade (CVL)

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