Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/984
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBertonceli, Mariane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8259653659955018por
dc.contributor.advisor1Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.contributor.referee1Umbelino, Janaina Damasco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550288548686353por
dc.contributor.referee2Martins Filho, Altino José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255764205897401por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:28:06Z-
dc.date.available2016-12-16-
dc.date.issued2016-03-04-
dc.identifier.citationBERTONCELI, Mariane. Trabalho docente na educação infantil: entre a precarização e valorização profissional. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/984-
dc.description.resumoA presente dissertação é resultado de estudo sobre a valorização ou precarização do trabalho do professor de educação infantil no município de Salto do Lontra/PR, no decorrer do ano de 2014 e 2015. Analisamos o trabalho do professor na conjuntura atual, considerando a categoria trabalho como elemento central, e, as subcategorias que estão relacionadas as condições do trabalho docente na Educação Infantil, objeto específico desta dissertação. As subcategorias selecionadas são: formação de professores, remuneração docente, condições materiais e humanas de trabalho e o aspecto pedagógico, elementos estes intrinsecamente determinantes para a valorização ou precarização da carreira do professor que atua com crianças pequenas. A conjuntura atual do município e os problemas analisados são tratados a partir do método materialista e, portanto, são analisados historicamente e dialeticamente, não como fatos isolados, mas no panorama de totalidade. A pesquisa qualitativa foi constituída de base teórica e empírica. Os instrumentos utilizados para obtenção dos dados foram entrevistas semi-estruturadas, aplicados questionários, pesquisa documental e observação. Realizamos o confronto de dados com outras realidades municipais que apresentam avanços, com relação a aspectos analisados na oferta da EI de Salto do Lontra. Neste sentido, este estudo se constitui como um convite a todas e todos os professores, em especial aos que se dedicam ao árduo trabalho com crianças pequenas, uma convocação a luta por seu reconhecimento como trabalhadores e também pela importância da educação infantil que historicamente foi delegada a um papel inferior no plano educativo.por
dc.description.abstracthis dissertation is the result of study on the increase or precarious professor of child education work in the municipality of Salto do Lontra / PR, in the course of 2014 and 2015. We analyze the teacher's work in the current situation, considering the work category as a central element, and the sub-categories that relate the conditions of teaching in kindergarten, specific object of this dissertation. Selected subcategories are: teacher training, teacher compensation, material and human conditions of work and the pedagogical aspect, matters intrinsically crucial to the appreciation or teacher's career precariousness that works with young children. The current situation of the municipality and analyzed problems are treated from the materialist method and therefore are analyzed historically and dialectically, not as isolated incidents, but in the whole panorama. The qualitative research consisted of theoretical and empirical basis. The instruments used to collect data were semi-structured interviews, questionnaires, documentary research and observation. We perform the data comparison with other local realities that present advances in relation to aspects analyzed in the supply of EI Salto do Lontra. Thus, this study constitutes an invitation to any and all teachers, especially those dedicated to the hard work with small children, a call to fight for their recognition as workers and also the importance of early childhood education that has historically delegated to a lesser role in the educational plan.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:28:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mariane Bertonceli.pdf: 3407813 bytes, checksum: f731ceab3ce48ebfc95a74c3a38c2cca (MD5) Previous issue date: 2016-03-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentros de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectCondições de trabalhopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectPrecarizaçãopor
dc.subjectValorizaçãopor
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectworking conditionseng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectInsecurityeng
dc.subjectValuationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTrabalho docente na educação infantil: entre a precarização e valorização profissionalpor
dc.title.alternativeWork lecturer in early childhood education: between insecurity and professional enhancementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mariane Bertonceli.pdf3.33 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.