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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/983
Tipo do documento: Dissertação
Title: A dialética da sexualidade e da educação sexual na formação de docentes
Other Titles: The dialectic of sexuality and sex education in teacher training
Autor: Gomes, Andréa Regina de Carvalho 
Primeiro orientador: Gagliotto, Giseli Monteiro
Primeiro membro da banca: Bonamigo, Carlos Antônio
Segundo membro da banca: Umbelino, Janaina Damasco
Terceiro membro da banca: Santos, Vera Márcia Marques
Resumo: O objetivo desse estudo foi nos inteirarmos sobre o processo de formação em sexualidade para as/os professoras/es do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Mário de Andrade, em Francisco Beltrão-PR-BR. Buscamos compreender quais diretrizes orientam (e se de fato orientam) o trabalho pedagógico das/dos professoras/es que formam professoras/es, no tocante à sexualidade. Por meio de pesquisa-empírico bibliográfica de cunho qualitativo, entendemos a sexualidade como produto histórico e dimensão da práxis. Fundamentamos nossa pesquisa pelo método do materialismo histórico-dialético. A pesquisa documental engendrou-se na leitura dos documentos produzidos pelos governos federal e estadual nos últimos vinte anos, no tocante às categorias de análise contradição, historicidade, mediações, totalidade, sexualidade, formação de professoras/es e educação sexual emancipatória, relativas à formação de professoras/es do curso de formação de docentes. Também analisamos obras, artigos, teses e dissertações acerca da sexualidade na formação de professoras/es e fizemos a pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com nove professoras/es do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Mário de Andrade de Francisco Beltrão. Diagnosticamos que os documentos e diretrizes relativos à sexualidade exigem conhecimentos das/dos professoras/es além do que a maioria delas/es teve na sua formação inicial e continuada. E as verdades que cada uma/um traz de sua cultura raiz afetam profundamente no seu jeito de ser e de viver a sexualidade, bem como na forma de ensinar suas/seus alunos/as. A vontade de aprofundar os conhecimentos em sexualidade existe para a maioria destas/es professoras/es, porém as condições estruturais pedagógicas cotidianas esbarram em uma série de impedimentos para que isso ocorra. Vislumbramos uma Educação Sexual Emancipatória, na qual a autonomia quanto aos valores e atitudes ligados à sexualidade torne as/os professoras/es capazes de denunciar situações repressoras da sexualidade. No entanto, defendemos que para se efetivar tal emancipação é preciso relacionar dialeticamente os polos individual e social.
Abstract: The objective of this study was for us to acquaint about the sex education in teachers training in the Colégio Estadual Mário de Andrade Teachers Training Course, in Francisco Beltrão-PR-BR. We seek to understand which guidelines lead (and if they really lead) the pedagogical work of the teachers who form teachers, regarding to sexuality. By means of empirical and bibliographic researches with qualitative nature, we understand the sexuality as a historical product and human praxis dimension. We based our research by the historical and dialectical materialism. The field research is directed to reading documents produced by the federal and state government in the last twenty years, regarding to the analysis categories: contradiction, historicity, mediations, totality, sexuality, teachers training and sexual emancipatory education, for the teachers training from the Teachers Training Course. We also analyzed works, articles, thesis and dissertations about the sexuality in teachers training and did semi-structured interviews with nine teachers from the Colégio Estadual Mário de Andrade Teachers Training Course, in Francisco Beltrão. We diagnosed that the documents and the guidelines on sexuality demands knowledge from the teachers beyond what most of them had on their initial and continuous formation. And the truths that each one brings from their root culture affects deeply in their way of seeing and living the sexuality, as in the way they teach their students. The will to deepen the knowledge about sexuality exists for the major part of these teachers, but the everyday pedagogical structural conditions bump into a number of impediments for that to happen. We glimpsed an emancipatory sexual education, where the autonomy regarding the value and attitudes linked to sexuality allows the teachers to report sexuality repressive situations. However, to accomplish this emancipation it is necessary to connect dialectically the individual and social poles.
Keywords: Sexualidade
Formação de Docentes
Educação Sexual Emancipatória
Dialética
Sexuality
Teachers Training
Sex Education
Emancipatory Sexual Education
Dialectic
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centros de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: GOMES, Andréa Regina de Carvalho. A dialética da sexualidade e da educação sexual na formação de docentes. 2016. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/983
Issue Date: 15-Apr-2016
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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