Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTomazi, Jeovania Fabro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9588566479413186por
dc.contributor.advisor1Martins, Suely Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450774413938872por
dc.contributor.referee1Castanha, André Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802056543966163por
dc.contributor.referee2Zanella, José Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2956130454620999por
dc.contributor.referee3Dalarosa, Adair ângelo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7701918201396222por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:27:59Z-
dc.date.available2014-10-24-
dc.date.issued2014-08-01-
dc.identifier.citationTOMAZI, Jeovania Fabro. Ensino médio organizado por blocos de disciplinas semestrais: avanços e limites no contexto escolar. 2014. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Francisco Beltrão, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/960-
dc.description.resumoInserida na linha de pesquisa Sociedade, Conhecimento e Educação do mestrado em Educação da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão PR, esta pesquisa inscreve-se no debate sobre educação, trabalho e políticas educacionais para o Ensino Médio. Teve como objeto de estudo o programa Ensino Médio organizado em blocos de disciplinas semestrais no estado do Paraná e como objetivo, analisar o processo de implantação, desenvolvimento e as contradições desta organização no espaço escolar.Parte-se da hipótese de que esta proposta representou uma ação emergencial de governo frente aos baixos resultados do Ensino Médio, sem alterarem-se as bases do sistema educacional. O embasamento teórico deste estudo segue a opção metodológica marxista por acreditar que esta fornece elementos que possibilitam compreender as contradições das políticas educacionais voltadas ao Ensino Médio, bem como, contribui na visualização de novas formas de entender a formação dos jovens nesta etapa de escolarização. O ponto de partida desta dissertação é o entendimento da relação educação e trabalho numa perspectiva marxista de formação humana omnilateral. No entanto, ao analisar as relações econômicas, políticas e culturais na sociedade capitalista, advindas de mudanças do processo produtivo,conclui-se que as reformas do estado e da educação caminham na direção de uma formação humana unilateral, baseada nos princípios neoliberais deflexibilização e empregabilidade. A pesquisa segue analisando o processo formativo dos jovense as principais estratégias desenvolvidas pelo Estado no incentivo à organização de propostas focais, a fim de, suprir as carências do Ensino Médio brasileiro. Discute a aproximação da organização do Ensino Médio em blocos de disciplinas semestrais, no estado do Paraná,com as definições das políticas de resultado e com o discurso da autonomia escolar. Esta dissertação finaliza com a análise dos dados referentes à pesquisa qualitativa, realizada no ano 2013, com alunos, professores e equipe pedagógica de duas escolas da rede estadual que vivenciaram as reformas no Ensino Médio do estado nos últimos anos especificamente relacionada ao programa Ensino Médio em bloco de disciplinas semestrais. Assim,foi possível apontar as contradições no que se refere à construção, implantação e no processo de ensino e aprendizagem nesta organização.por
dc.description.abstractInserted into the search Society, Knowledge and Education of Masters in Education of UNIOESTE campus of Francisco Beltrão, Paraná, this research fits into the debate on education, labor and educational policies for secondary education. It has as object of study high school program organized in blocks of semester subjects in the state of Paraná and as objective to analyze the process of implementation, development and contradictions of this organization at school. Part of the hypothesis is that this proposal represented an emergency action ahead of government to lower results of high school without changing up the foundations of the educational system. The theoretical basis of this study follows the Marxist methodological option for believing that this provides elements that allow understanding the contradictions of those intended for high school education policies, as well as contributes to the display of new ways to understand the formation of young people in this stage of schooling. The starting point of this thesis is the understanding of the relationship education and work in a Marxist perspective of human omnilateral training. However, when analyzing the economic, political and cultural relations in capitalist society, resulting from changes in the production process, it is concluded that the reforms of the state and education go toward a unilateral human, based on neoliberal principles of flexibility and employability. The research follows analyzing the educational process of young people and the strategies developed by the state in encouraging the organization of focal proposals, in order to meet the needs of high school Brazilian. It discusses the approach of the organization of secondary education in blocks of semester subjects in the state of Paraná, with definitions of the policy outcome and the discourse of school autonomy. This dissertation concludes with an analysis of data concerning the qualitative research conducted in 2013 with students, teachers and educational staff from two schools of the state system who experienced reforms in secondary education in the state in recent years specifically related to High School program block semester subjects. Thus, it was possible to point out the contradictions with regard to the construction, deployment, and in the process of teaching and learning in this organization.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:27:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jeovania Tomazi.pdf: 2207415 bytes, checksum: 3d48f3cda6b33a5176065644a0943453 (MD5) Previous issue date: 2014-08-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectEducation policieseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLaboreng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino médio organizado por blocos de disciplinas semestrais: avanços e limites no contexto escolarpor
dc.title.alternativeHigh school organized by blocks of semester subjects: advances and limits in school contexteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrão-
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jeovania Tomazi.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.