Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/939
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Atitude responsiva no ensino fundamental: uma prática desenvolvida no blog educacional |
Other Titles: | Responsive attitude in the elementary school: a practice developed in the educational |
Autor: | Borges, Eliete Aparecida ![]() |
Primeiro orientador: | Castela, Greice da Silva |
Primeiro membro da banca: | Santos, Maria Elena Pires |
Segundo membro da banca: | Guizzo, Antonio Rediver |
Terceiro membro da banca: | Barreiros, Ruth Ceccon |
Resumo: | A pesquisa ora apresentada focalizou-se em reflexões envolvendo o tema atitude responsiva nas atividades de leitura e produção textual por meio de uma prática aplicada no 7º ano do ensino fundamental em duas escolas da rede pública estadual. Essa prática foi desenvolvida com o auxílio das tecnologias, envolvendo o áudio, o vídeo e o blog educacional. A partir de estudos e de nosso conhecimento empírico sobre a temática, despontaram-nos um questionamento que se destacou como norteador de nossa investigação: Como auxiliar alunos do Ensino Fundamental quanto à assunção de uma atitude responsiva ativa na leitura e na produção escrita? E que tipo de atitude responsiva revela-se nas produções dos alunos a partirde uma coleta de dados? Com o propósito de encontrar respostas a essa problematização, traçamos, como objetivo geral, o de capacitar o aluno quanto à assunção de uma atitude responsiva. Na perspectiva de alcançar o objetivo proposto, sustentamos a pesquisa nos pressupostos teóricos tendo em vista uma concepção interacionista da linguagem, da leitura e da escrita (BAKHTIN/VOLOCHINOV/2006), bem como autores que tratam da tecnologia como referência para o ensino, tais como Castela (2009), Moran (2000), Pimentel (2010), entre outros. Trata-se de uma pesquisa pautada na Linguística Aplicada apresentando-se como uma pesquisa-ação e qualitativa. A geração de dados foi possível por meio de observação participante com notas de campo e análise de produções dos alunos em sala de aula. Verificamos como resultados dessa pesquisa que os alunos dos dois colégios demonstraram por meio das atividades de leitura e produção de textos uma atitude responsiva ativa |
Abstract: | This presented research focused on reflections involving the theme responsive attitude in the reading and text production through a practice applied with the 7th year of elementary school students in two public state schools. This practice was developed along with some technologies, such as audio, video and educational blog. For means of studies and our empiric knowledge about the theme, the following question stood in relief in our investigation: How could we help students from elementary school assume anactiveresponsive attitude in reading and text production? In addition, what kind of responsive attitude appear in the students productions through an applied didacticsequence? Aiming to find answers to this problem posing, we defined as general objective to qualify the student to have a responsive attitude. In order to achieve the proposed objective, we hold the research on the theoretical purposes, regarding an interactionist concept of language, of reading and writing (BAKHTIN/VOLOCHINOV/2006), as well as some writers that use the technology as a reference for teaching, such as Castela (2009), Moran (2000), Pimentel (2010), among others. It is a research on applied linguistics presented as an action and qualitativeresearch. It was possible to generate data through participant observation with field notes and analysis of the students productions in the classrooms. We considered as a result of this research, that the students from both schools demonstrated through reading and text productions an active responsive attitude |
Keywords: | Atitude responsiva Ensino fundamental Blog educacional Responsive attitude Elementary school Educational blog |
CNPq areas: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Parana |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Linguagens e Letramentos |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional |
Citation: | BORGES, Eliete Aparecida. Responsive attitude in the elementary school: a practice developed in the educational. 2015. 184 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/939 |
Issue Date: | 17-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras (CVL) |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
eliete_ parte 1.pdf | 2.63 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.