Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/939
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorges, Eliete Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2570298372787072por
dc.contributor.advisor1Castela, Greice da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8222797033532931por
dc.contributor.referee1Santos, Maria Elena Pires-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9605825897881271por
dc.contributor.referee2Guizzo, Antonio Rediver-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020480281363371por
dc.contributor.referee3Barreiros, Ruth Ceccon-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020480281363371por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:21:12Z-
dc.date.available2016-06-14-
dc.date.issued2015-12-17-
dc.identifier.citationBORGES, Eliete Aparecida. Responsive attitude in the elementary school: a practice developed in the educational. 2015. 184 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/939-
dc.description.resumoA pesquisa ora apresentada focalizou-se em reflexões envolvendo o tema atitude responsiva nas atividades de leitura e produção textual por meio de uma prática aplicada no 7º ano do ensino fundamental em duas escolas da rede pública estadual. Essa prática foi desenvolvida com o auxílio das tecnologias, envolvendo o áudio, o vídeo e o blog educacional. A partir de estudos e de nosso conhecimento empírico sobre a temática, despontaram-nos um questionamento que se destacou como norteador de nossa investigação: Como auxiliar alunos do Ensino Fundamental quanto à assunção de uma atitude responsiva ativa na leitura e na produção escrita? E que tipo de atitude responsiva revela-se nas produções dos alunos a partirde uma coleta de dados? Com o propósito de encontrar respostas a essa problematização, traçamos, como objetivo geral, o de capacitar o aluno quanto à assunção de uma atitude responsiva. Na perspectiva de alcançar o objetivo proposto, sustentamos a pesquisa nos pressupostos teóricos tendo em vista uma concepção interacionista da linguagem, da leitura e da escrita (BAKHTIN/VOLOCHINOV/2006), bem como autores que tratam da tecnologia como referência para o ensino, tais como Castela (2009), Moran (2000), Pimentel (2010), entre outros. Trata-se de uma pesquisa pautada na Linguística Aplicada apresentando-se como uma pesquisa-ação e qualitativa. A geração de dados foi possível por meio de observação participante com notas de campo e análise de produções dos alunos em sala de aula. Verificamos como resultados dessa pesquisa que os alunos dos dois colégios demonstraram por meio das atividades de leitura e produção de textos uma atitude responsiva ativapor
dc.description.abstractThis presented research focused on reflections involving the theme responsive attitude in the reading and text production through a practice applied with the 7th year of elementary school students in two public state schools. This practice was developed along with some technologies, such as audio, video and educational blog. For means of studies and our empiric knowledge about the theme, the following question stood in relief in our investigation: How could we help students from elementary school assume anactiveresponsive attitude in reading and text production? In addition, what kind of responsive attitude appear in the students productions through an applied didacticsequence? Aiming to find answers to this problem posing, we defined as general objective to qualify the student to have a responsive attitude. In order to achieve the proposed objective, we hold the research on the theoretical purposes, regarding an interactionist concept of language, of reading and writing (BAKHTIN/VOLOCHINOV/2006), as well as some writers that use the technology as a reference for teaching, such as Castela (2009), Moran (2000), Pimentel (2010), among others. It is a research on applied linguistics presented as an action and qualitativeresearch. It was possible to generate data through participant observation with field notes and analysis of the students productions in the classrooms. We considered as a result of this research, that the students from both schools demonstrated through reading and text productions an active responsive attitudeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:21:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 eliete_ parte 1.pdf: 2695055 bytes, checksum: f47b1df4cee8c5590f58b1f6c3e0a2e6 (MD5) Previous issue date: 2015-12-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentLinguagens e Letramentospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAtitude responsivapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectBlog educacionalpor
dc.subjectResponsive attitudeeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectEducational blogeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAtitude responsiva no ensino fundamental: uma prática desenvolvida no blog educacionalpor
dc.title.alternativeResponsive attitude in the elementary school: a practice developed in the educationaleng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
eliete_ parte 1.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.