Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJohann, Jackson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2339424141823237por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:17:18Z-
dc.date.available2012-08-27-
dc.date.issued2011-06-28-
dc.identifier.citationJOHANN, Jackson. Programas de educação profissional na APAE de Toledo Paraná.. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/925-
dc.description.resumoAnalisamos, neste trabalho, os Programas de Educação Profissional que fazem parte do Processo de Educação Profissional e Colocação no Trabalho (PECT) da APAE de Toledo PR, na década de 1990. Buscamos apreender os programas de Educação Profissional a partir do discurso da valorização da qualificação para a formação de trabalhadores com autonomia, criatividade, cooperação, responsabilidade, etc. necessárias às novas formas de organização capitalista da produção. Nesse sentido, a exposição do trabalho contempla, no primeiro capítulo, uma breve retrospectiva da história da Educação Especial, visando demonstrar o início do atendimento educacional para as pessoas com deficiência, com destaque para o surgimento da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE e, consequentemente, da Federação Nacional das APAES (FENAPAES). No segundo capítulo, apresentamos algumas considerações sobre as demandas para o trabalhador na década de 1990, a partir do processo de reestruturação produtiva do capital, situando, neste debate a problemática da pessoa com deficiência, bem como as bases legais da Educação Profissional brasileira para a pessoa com deficiência. No terceiro capítulo abordamos, portanto, os programas do PECT da APAE de Toledo - PR, a partir da reconstituição do histórico da instituição. Constamos que desde 1998, 2.198 alunos com deficiência passaram pelos programas do PECT, sendo que até o final de 2010, 34 alunos foram inseridos no mercado de trabalho.por
dc.description.abstractIn the present work we study the Professional Education Programs which are part of the Process of Professional Education and Placement in the Workplace (PECT) of the APAE of Toledo, Paraná, in the decade of 1990. We intend to apprehend the Professional Education programs based on the discourse of valorization of qualification for the formation of workers with autonomy, creativity, cooperation, responsibility, etc., once these qualities are imperative to the new methods of capitalist organization of production. In that sense, the exposition of this work contemplates, in the first chapter, a brief retrospective of the history of Special Education, aiming to demonstrate the begining of educational services to people with disabilities, highlighting the emergence of the Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE) and, consequently, of the National Federation of APAEs (FENAPAES). In the second chapter, we present some considerations on the demands for the worker in the decade of 1990, as from the process of productive restructuring of the capital, situating, in this debate, the problematic of people with disabilities, as well as the legal bases of Brazilian Professional Education for the person with disability. As for the third chapter, we approach the PECT programs of the APAE of Toledo, Paraná, from the reconstitution of the institution‟s history. We found that since 1998, 2,198 students with disabilities have taken part in the PECT programs, and that until the end of 2010, 34 students were inserted in the labor market.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:17:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 jackson.pdf: 1148250 bytes, checksum: 1b508717c2907cfecab18de4882dd3ba (MD5) Previous issue date: 2011-06-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Toledo - Paranápor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectTrabalhadores Formaçãopor
dc.subjectProfessional Education Policyeng
dc.subjectPerson with disabilityeng
dc.subjectAPAE of Toledo PReng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProgramas de educação profissional na APAE de Toledo Paraná.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
jackson.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.