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dc.creatorFernandes, Hélio Clemente-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4133453374870703por
dc.contributor.advisor1Orso, Paulino José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8247504761634290por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:17:17Z-
dc.date.available2010-11-10-
dc.date.issued2010-03-05-
dc.identifier.citationFERNANDES, Hélio Clemente. O trabalho docente : pauperização, precarização e proletarização?. 2010. 208 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/921-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca melhor compreender o trabalho docente. Para tanto, realizamos uma abordagem histórica desde as comunidades primitivas, passando pelo modo de organização escravocrata, feudal e capitalista; apresentamos alguns dados que demonstram como ele ocorre na atualidade e refletimos sobre as categorias de pauperização, precarização e proletarização. O objetivo central é entender o trabalho docente, que por sua vez, não pode ser suficientemente dimensionado sem levar em consideração a sua ligação como a totalidade social. A pesquisa apoia-se em autores que se ocuparam desta temática, porém, também contém alguns elementos de pesquisa de campo que evidencia as condições da saúde do trabalho docente no Paraná. A bibliografia trabalhada permite estabelecer relações entre o trabalho docente e a forma como a sociedade se organiza e prepara os indivíduos para viverem nela mesma. O estudo está dividido em três capítulos. O primeiro intitulado Panorama do trabalho docente: das comunidades primitivas a Idade Moderna. Este procura construir o pano de fundo para se compreender o trabalho docente tendo como referência sua origem na história. Reflete-se sobre o trabalho docente em conexão com as diferentes sociedades que vigoraram no passado e incidem nos dias de hoje. O segundo capítulo denominado O trabalho docente: do Brasil ao Estado do Paraná, destaca alguns traços do trabalho docente no Brasil, com o intuito de completar o contexto histórico para indicar alguns elementos que possibilitem o desvelar deste no Estado do Paraná a partir de 2002, buscando contribuir, de modo específico, na discussão acerca da saúde desses trabalhadores a partir da realidade presente na Região Oeste do Estado, tendo como ponto de observação a cidade de Cascavel, PR. Neste capítulo apontam-se alguns dados que demonstram como é realizado o trabalho docente no Paraná e as condições em que ele se processa. O terceiro capítulo recebeu como título O trabalho docente e a pauperização, precarização e proletarização, pretende verificar as implicações do desenvolvimento do capitalismo no Brasil sobre o trabalho docente, sobretudo a partir da década de 1990. Este estudo permite inferir algumas mudanças que ocorreram no âmbito da educação e do trabalho docente conforme ocorrem as transformações na sociedade.por
dc.description.abstractThis research seeks to better understand the teaching. We made a historical approach since the early communities and to the way the organization slave, feudal and capitalist present some data showing how it takes place today and reflect on the categories of pauperization, impoverishment and proletarianization. The main objective is to understand the teaching, which in turn can not be sufficiently scaled regardless of its connection to the whole of society. The research is supported by authors who have dealt with this theme, however, also contains some elements of field research that shows the health status of teaching in Parana. The bibliography worked to establish relationships between teachers' work and the way society organizes and prepares people to live in itself. The study is divided into three chapters. The first entitled Panorama of teaching: the primitive communities the modern age. This seeks to build the background to understand the teachers' work with reference to its origin in history. Reflected on the teaching work in connection with the various companies they operated in the past and focus today. The second chapter "The teachers' work: from Brazil to the State of Paraná, highlights some features of teaching in Brazil, in order to complete the historical context to provide elements that allow the unveiling of the Parana State from 2002, seeking help, specifically in the discussion of health workers from the present reality in Western State, with the vantage point of the city of Cascavel, PR. In this chapter point to some data that show how the work is done teaching in Parana and the conditions under which it takes place. The third chapter received the title The teaching and pauperization, impoverishment and proletarianization, intends to investigate the implications of the development of capitalism in Brazil about the teaching profession, especially since the 1990s. This study allows us to infer some changes that have occurred in education and teaching as the changes occur in society.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:17:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Helio_Clemente_ Fernandes.pdf: 2321742 bytes, checksum: 3aa62e96c856ad27ecab7472071402ff (MD5) Previous issue date: 2010-03-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Históriapor
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectProfessores Formaçãopor
dc.subjectProfessores Condições sociaispor
dc.subjectProfessores Saúdepor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectEstado - Políticaspor
dc.subjectCapitalismopor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectEducation and Training of Teacherseng
dc.subjectPauperizationeng
dc.subjectImpoverishment and Proletarianizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO trabalho docente : pauperização, precarização e proletarização?por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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