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dc.creatorBarboza, Mário de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319466093535283por
dc.contributor.advisor1Rizzotto, Maria Lucia Frizon-
dc.contributor.referee1Nagel, Lizia Helena-
dc.contributor.referee2Ouriques, Nildo Domingos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917726645643142por
dc.contributor.referee3Mattera, Ramón Vicente Casanova-
dc.contributor.referee4Nogueira, Francis Mary Guimarães-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3989510360452801por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:17:13Z-
dc.date.available2009-09-01-
dc.date.issued2009-03-13-
dc.identifier.citationBARBOZA, Mário de Jesus. Política de educação nos planos do setor educacional do Mercosul: a educação como elemento de integração e desenvolvimento regional.. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/910-
dc.description.resumoO desenvolvimento latino-americano, atualmente, toma forma no projeto de integração regional com o objetivo de estabelecer uma coordenação das políticas macroeconômicas e setoriais a partir das instâncias do Mercosul. Visando dinamizar essa integração e melhorar os aspectos competitivos das economias dos Estados Partes que compõem o bloco, a educação tem sido entendida como um dos setores mais importante e dinâmico para este fim. A articulação das políticas educacionais empreendida pelos governos dos países do Mercosul visa integrar seus sistemas e suas práticas educativas a partir das proposições e orientações contidas nos planos educacionais elaborados pelo Setor Educacional do Mercosul. Amparados teoricamente na herança cepalina e na ideologia da Teoria do Capital Humano, os elaboradores do projeto de integração regional ao estabelecerem as funções da educação no desenvolvimento periférico que tem caracterizado as formações sociais que compõem o Mercosul, a compreende enquanto uma política social capaz de agir corretivamente nas contradições vivenciadas pelo capitalismo periférico, operando em favor da melhoria competitiva de suas economias e da promoção da equidade e da democracia. O objetivo desta pesquisa é o de verificar como a educação tem se caracterizado enquanto uma política social nesta estratégia comum de desenvolvimento no âmbito do Mercosul. Trata-se uma pesquisa documental cujas fontes são os planos educacionais do Setor Educacional do Mercosul e documentos oficiais do governo brasileiro e do próprio Mercosul.por
dc.description.abstractThe Latin American development, currently, occurs in the design of regional integration in order to establish a coordination of macroeconomic policies and sectoral bodies from the Mercosul. Aiming to boost the integration and improve the competitive aspects of the economies of States Parties that make up the block, the education has been regarded as one of the most important and dynamic for this purpose. The articulation of educational policies developed by governments of the Mercosul countries integrate their systems and their educational practices from propositions and guidelines contained in the education plans drawn up by Education Sector in Mercosul. Supported in the theory of cepal heritage and ideology of the Theory of Human Capital, the authors of the project of regional integration by establishing the functions of education in the peripheral development that has characterized the social formations and make up the Mercosul, understand it as a social policy capable of acting correctly in the contradictions experienced by peripheral capitalism, operating in favor of improving competitiveness of their economies and the promotion of equity and democracy. Then, the objective of this research is to check how education has been characterized as a social policy in this common strategy for development within the Mercosul. This is a documentary research whose sources are the educational plans of the education sector in Mercosul and official documents of the Brazilian government and the Mercosul.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:17:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mario Jesus Barboza.pdf: 937039 bytes, checksum: 75cedda3890ed83d87f3825408a6634e (MD5) Previous issue date: 2009-03-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMercosulpor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEquidadepor
dc.subjectPolítica socialpor
dc.subjectMercosuleng
dc.subjectDevelopmenteng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEquityeng
dc.subjectSocialeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolítica de educação nos planos do setor educacional do Mercosul: a educação como elemento de integração e desenvolvimento regional.por
dc.typeDissertaçãopor
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