Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/884
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Ivanir Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2710365366905357por
dc.contributor.advisor1Brotto, Ivete Janice de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8469371746205611por
dc.contributor.referee1Vitaliano, Celia Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7209579954342576por
dc.contributor.referee2Figueiredo, Ireni Marilene Zago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727859600733159por
dc.contributor.referee3Souza, Maria Cecília Braz Ribeiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2710365366905357por
dc.date.accessioned2017-07-10T16:17:04Z-
dc.date.available2016-04-13-
dc.date.issued2014-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Ivanir Gomes da. The space and the school environment as mediation elements for the development of individuals with disabilities. 2014. 104 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/884-
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado de pesquisa realizada entre 2012 e 2014 alocada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Teve como objeto: o espaço e o ambiente escolar como elementos de mediação para o desenvolvimento dos sujeitos com deficiência. Partimos do pressuposto que o conhecimento do desenvolvimento da criança contribui para a formação e desenvolvimento do mesmo da aquisição das funções superiores. Dessa forma, o professor como mediador do processo de aprendizagem exerce um papel importante no desenvolvimento das habilidades das crianças. Neste sentido, a problemática abordada objetivou compreender o papel da mediação do professor/educador no espaço/ambiente escolar como suporte para o desenvolvimento das habilidades das pessoas com deficiência. Para alcançarmos tal objetivo, realizamos um estudo bibliográfico, tendo como base os pesquisadores da área de educação inclusiva, sob o referencial da Teoria Histórico-cultural para compreendermos o processo de desenvolvimento do sujeito. Estudamos o percurso histórico da pessoa com deficiência no sentido de conceituar historicamente o atendimento educacional ofertado à essas pessoas, uma vez que, a escola inclusiva proposta para os dias de hoje, ainda carrega resquícios de toda essa trajetória. A educação para esses sujeitos é marcada pela centralização no problema que se vê na deficiência. Dificilmente o professor/educador busca alternativas para potencializar as habilidades de seus educandos. Contudo, a organização do espaço pode contribuir significativamente para seu desenvolvimento humano. No entanto, esta organização por si só não garante tal desenvolvimento, o espaço é visto apenas como uma das possibilidades de potencializar as habilidades dos sujeitos, pois, ele por si só não preconiza essa atitude. Serve como um instrumento no processo necessita em si da mediação do outro para que o sujeito de desenvolva. Conclui-se que são as possibilidades postas neste espaço que desenvolve ou não o sujeito ali inserido, em outras palavras: são as relações mediadas propriamente dita.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research conducted between 2012 and 2014 allocated in the Graduate Program in Education at the State University of Western Paraná. Had as object: the space and the school environment as mediation elements for the development of individuals with disabilities. We assume that knowledge of child development contributes to the formation and development of the same - the acquisition of higher functions. Thus, the teacher as facilitator of the learning process plays an important role in the development of children's skills. In this sense, the problem addressed aimed at understanding the role of mediation of the teacher / educator in space / school environment as support for the development of the skills of people with disabilities. To achieve this goal, we conducted a bibliographical and documentary study, based on the researchers of inclusive education area, under the framework of theory Historical-cultural understanding for the subject development process. We study the historical background of the person with disabilities in order to historically conceptualize the educational services offered to these people, since the inclusive school proposal to this day, still bears traces of this whole trajectory. Education for these subjects is marked by centralization in trouble seeing yourself on disability. Hardly the teacher / educator seeks alternatives to enhance the skills of their students. However, the organization of space can contribute significantly to human development. However, this organization alone does not guarantee such development, space is seen as just one of the possibilities of enhancing the skills of the subject, because he alone does not call this attitude. Serves as a tool in the process itself requires the mediation of the other so that the subject of develop. We conclude that the possibilities are put in this space that develops or not the subject entered there, in other words, are mediated relations itself.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:17:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 1Ivanir Gomes da Silva.pdf: 954099 bytes, checksum: afe98be165985aba2f831ae307b426b8 (MD5) Previous issue date: 2014-08-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranapor
dc.publisher.departmentSociedade, Estado e Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpor
dc.subjectPeople with disabilitieseng
dc.subjectdevelopmenteng
dc.subjectmediationeng
dc.subjectHistoric-Cultural Theoryeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO espaço e o ambiente escolar como elementos de mediação para o desenvolvimento dos sujeitos com deficiênciapor
dc.title.alternativeThe space and the school environment as mediation elements for the development of individuals with disabilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
1Ivanir Gomes da Silva.pdf931.74 kBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.